Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

036 / 2018

 

Anápolis, 23 de fevereiro de 2018

 

Ao senhor Osmar Ferreira Maia

Benfeitor do Instituto, Anápolis – GO

 

Prezado senhor, seja devoto dos Santos Anjos!

Serve-se Deus dos Anjos bons no governo do mundo matéria, porque este mundo é inferior ao dos Anjos, e, em todo governo bem ordenado, os inferiores são regidos pelos superiores.

O ministério dos Anjos é velar pelo exato cumprimento do plano providencial e dos decretos divinos concernentes às coisas materiais.

Os Anjos administradores das coisas materiais pertencem à ordem das Virtudes.

Os Anjos que servem na administração do mundo corporal velam pela perfeita execução do plano da Providência e pelas manifestações da vontade divina, em tudo o que se passa nos diversos seres que constituem o mundo material.

Deus executa por meio dos Anjos que pertencem à ordem das Virtudes quantas alterações e mudanças se efetuam no mundo corporal, inclusive os milagres.

Os Anjos não têm virtude ou poder suficiente para fazer milagres.  Somente Deus pode fazê-los e o Anjo concorre ou com intercessão ou como causa instrumental.

Estimado senhor Osmar, seja devoto dos Anjos e trabalhe com fervor para salvar a sua alma espiritual e imortal.

Esse mundo é um campo de batalha… para se salvar é preciso viver na presença de Deus. O soldado de Jesus Cristo não “descansa” aqui na terra; mas sim, no céu.

O homem não é uma máquina… ele tem que trabalhar, mas é preciso também descansar… mas é preciso saber descansar sem prejudicar a alma.  O descanso é necessário ao homem, porque até a máquina precisa ser abastecida… sabemos que o arco retesado arrebenta. Mas descansar não é relaxamento, não é “esticar” o corpo numa cama e “dependurar” a alma no cabide. O descanso não significa soltar o “jumento” para pastar em qualquer “moita”… não consiste em esquecer todos os controles, os bons hábitos, o espírito de oração e se abandonar ao que der e vier. Sabemos que a alma não pode ter férias, porque o demônio não dorme nem descansa. A natureza no descanso se refaz… mas o relaxamento de tantos homens no descanso se desfaz.

 

Senhor Osmar, leia essa passagem da Paixão de Jesus Cristo durante o Tempo da Quaresma (Lc 22, 63-71).

 

“Os guardas caçoavam de Jesus, espancavam-no, cobriam-lhe o rosto e o interrogavam: ‘Faz uma profecia: quem é que te bateu?’ E proferiam contra ele muitos outros insultos. Quando se fez dia, reuniu-se o conselho dos anciãos do povo, chefes dos sacerdotes e escribas, e levaram-no para o Sinédrio, dizendo: ‘Se tu és o Cristo, dize-nos!’ Ele respondeu: ‘Se eu vos disser, não acreditareis, e se eu vos interrogar, não respondereis. Mas, desde agora, o Filho do Homem estará sentado à direita do Poder de Deus!’ Todos então disseram: ‘És, portanto, o Filho de Deus?’ Ele lhes declarou: ‘Vós dizeis que eu sou!’ Replicaram: ‘Que necessidade temos ainda de testemunho? Ouvimo-lo de sua própria boca!”

 

Leia com atenção essa “historinha”: Coração apegado à terra.

Santo Ambrósio fora convidado a visitar a casa de um rico banqueiro de Milão (Itália). Recebido com grande honra, o dono ostentava todo o luxo de seu palácio, mostrando ao bispo as colunas vindas de Constantinopla, os vasos de ouro, os ricos aposentos e a criadagem. Santo Ambrósio calava-se; o banqueiro começou, então, a contar-lhe os êxitos extraordinários de suas especulações comerciais; os contratos de compra e venda; o elenco de seus bens na cidade. Dizia-se feliz em tudo e tudo atribuía à sua habilidade e boa sorte. O semblante do bispo denotava tristeza; sem aceitar coisa alguma, levantou-se e retirou-se daquela casa.

No dia seguinte chegou-lhe a notícia de que o palácio do banqueiro ruíra, sepultando debaixo de seus escombros as colunas vindas de Constantinopla, os vasos de ouro e com eles o seu proprietário.

O que sucedeu com aquele proprietário, mais ou menos se dá com todas as pessoas que se deixam seduzir pelas riquezas, prazeres, e se esquecem de que tais bens, embora vindos da bondade de Deus, duram pouco. E que aproveita tudo o mais, se a alma vier a perder-se?

 

Caríssimo senhor, obrigado pela ajuda financeira.

Rezamos pelo senhor e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Nossa Senhora: “O que Lúcifer perdeu por orgulho, Maria ganhou por humildade. O que Eva condenou e perdeu pela desobediência, salvou-o Maria pela obediência” (São Luís Maria Grignion de Montfort).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS