Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

037 / 2018

 

Anápolis, 23 de fevereiro de 2018

 

À senhora Maria Ione Nogueira Dias

Benfeitora do Instituto, Anápolis – GO

 

Estimada senhora, seja amiga dos Santos Anjos!

Os Anjos podem influir no homem, porque são de natureza puramente espiritual, e, portanto, superior à humana.

Os Anjos podem iluminar a inteligência do homem, dando-lhe vigor e pondo ao alcance dele a Verdade puríssima que eles contemplam.

Os Anjos não podem intervir diretamente na vontade do homem, porque a volição é um movimento interior que só depende de Deus, sua causa. Somente Deus pode atuar diretamente e mudar, como lhe apraz, os movimentos da vontade humana.

Os Anjos podem excitar a imaginação e as demais faculdades sensitivas, porque estando intimamente ligadas ao organismo dependem do mundo corpóreo submetido à ação dos Anjos.

Os Anjos podem impressionar os sentidos externos, pela mesma razão, exceto quando a excitação provém do demônio, e neste caso pode ser contrabalançada por outra de um Anjo bom.

Os Anjos podem dificultar e impedir a obra dos demônios, porque a justiça divina submeteu os demônios, como castigo do seu pecado, ao domínio dos Anjos.

Prezada senhora Maria, seja amiga dos Anjos e enfrente com coragem as dificuldades que surgem pelo caminho. Feliz da pessoa que luta para vencer… vencer sempre… vencer bem… que não estende a mão para a derrota.

Para entrar no céu é preciso perseverar até o fim… percorrendo o caminho dos Mandamentos da Lei do Senhor. A perseverança é a “chave” do céu; sem essa “chave” é impossível entrar na Jerusalém Celeste.

Sem luta não há vitória… e essa luta deve ser contínua, firme e apoiada no Deus que tudo pode. Lutar sem a força do alto é construir sobre a areia movediça. Para chegar ao lugar desejado, é preciso quebrar a “pedra” do obstáculo com a “marreta” do desejo de vencer.

Viva na presença de Deus e fuja das pessoas fofoqueiras. A língua solta e maldosa é uma “espingarda” de três canos: mata aquele que fala… mata aquele que ouve com ar de aprovação… e muitas vezes mata até aquele de quem se fala, seja pela perda da sua reputação e honra.

 

Senhora Maria, leia essa passagem da Paixão de Jesus Cristo durante o Tempo da Quaresma (Lc 23, 1-12).

 

“Toda a multidão se levantou; e conduziram-no a Pilatos. Começaram então a acusá-lo, dizendo: ‘Encontramos este homem subvertendo nossa nação, impedindo que se paguem os impostos a César e pretendendo ser Cristo Rei’. Pilatos o interrogou: ‘És tu o rei dos judeus?’ Respondendo, ele declarou: ‘Tu o dizes’. Pilatos disse, então, aos chefes dos sacerdotes e às multidões: ‘Não encontro nesse homem motivo algum de condenação’. Eles, porém, insistiam: ‘Ele subleva o povo, ensinando por toda a Judéia, desde a Galiléia, onde começou, até aqui’. A essas palavras, Pilatos perguntou se ele era galileu. E certificando-se de que pertencia à jurisdição de Herodes, transferiu-o a Herodes que, naqueles dias, também se encontrava em Jerusalém. Vendo a Jesus, Herodes ficou muito contente; havia muito tempo que queria vê-lo, pelo que ouvia dizer dele; e esperava ver algum milagre feito por ele. Interrogou-o com muitas perguntas; ele, porém, nada lhe respondeu. ‘Entretanto, os chefes dos sacerdotes e os escribas lá se achavam, e acusavam-no com veemência. Herodes, juntamente com a sua escolta, tratou-o com desprezo e escárnio; e, vestindo-o com uma veste brilhante, remeteu-o a Pilatos. E nesse mesmo dia Herodes e Pilatos ficaram amigos entre si, pois antes eram inimigos”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: As infâmias da Igreja.

Em 1852, apresentou-se a Dom Bosco um notável protestante e entregou-lhe um livro, dizendo:

– Neste livro encontrará o senhor todas as infâmias da Igreja Católica.

Era o livro de Trivières, cujas mentiras e calúnias eram mais numerosas do que as palavras que continha.

– Indique-me o senhor as infâmias – disse Dom Bosco.

O protestante respondeu:

– Não é uma infâmia o Papa fazer-se adorar como se fosse Deus? Não é coisa de pagãos adorarem os santos e suas imagens? Não é indigno proibir a leitura do Evangelho?

Dom Bosco, com toda a calma, disse-lhe que lhe mostrasse um só decreto emanado da Igreja Católica em que se encontrasse alguma das três acusações. O luterano revolveu o seu livro, mas, não encontrando nada, disse que voltaria mais tarde com as provas. São João Bosco tomou então a palavra:

– O senhor tome o tempo necessário – disse – para ler e procurar as provas; mas, se não conseguir provas do que afirmou, tenho razão de afirmar que os protestantes sempre foram e continuam sendo os caluniadores da Religião da Igreja Católica.

O ministro protestante não voltou: com certeza ainda está procurando as tais provas!

 

Caríssima senhora, obrigado pela ajuda financeira.

Rezamos pela senhora e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo: “Ó Jesus, vós que fostes obediente até a morte, não haveis de querer, certamente,  que uma alma que vos ama vá por estrada diferente da vossa” (Santa Teresa de Jesus).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS