Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

044 / 2018

 

Anápolis, 26 de fevereiro de 2018

 

À senhorita Militina Dias Martins

Benfeitora do Instituto, Brasília – DF

 

Estimada senhorita, busque apoio e proteção somente no Deus que tudo pode… longe do Senhor não há verdadeira segurança. Quem se apoia em Deus vence todos os obstáculos, mesmo os mais difíceis.

Aquele que desiste de caminhar… jamais chegará ao lugar desejado. A vitória não consiste em desistir; mas sim, em caminhar com passos firmes e “atrevidos”… sem olhar para os lados e para trás. Não podemos nos desesperar diante de uma queda; pelo contrário, “usemos” dela para “reaparecermos” luminosos: “Onde abundou o pecado, a graça superabundou” (Rm 5, 20).

É preciso se levantar com valentia depois de uma queda… quem é amigo de Deus não pode deixar de brilhar com o exemplo de vida… o sol se põe e nasce no outro dia com grande resplendor! Não podemos nos esmorecer diante do desprezo e falta de apoio das pessoas… é assim que aprendemos a confiar somente em Deus e obtermos as mais difíceis vitórias.

Jesus Cristo é o verdadeiro caminho… longe do Senhor só existem “estradas” tortuosas e esburacadas. Ele, nosso Salvador, na gruta de Belém, abriu o caminho da pobreza, do desprezo do mundo, da humildade e do sofrimento… este é o verdadeiro caminho da salvação… caminho desprezado e zombado por milhões de cristãos.

Jesus Cristo, Deus verdadeiro, não engana, não mente… não esconde a verdade dos seus amigos. Assim que o Senhor nasceu, sobre as duras palhas da manjedoura e na pobreza de uma gruta… na privação não só do cômodo, mas até do necessário, Ele “grita” com o exemplo para todos os ricos e grandes do mundo: Eu sou o caminho para chegar à verdadeira felicidade!

Senhorita Militina, não deixe de progredir por causa dos fofoqueiros! O fofoqueiro está sempre inconformado… não suporta ver o próximo feliz.

 

Senhorita, leia essa passagem da Paixão de Jesus Cristo durante o Tempo da Quaresma (Jo 18, 12-27).

 

“Então a coorte, o tribuno e os guardas dos judeus prenderam a Jesus e o ataram. Conduziram-no primeiro a Anás, que era sogro de Caifás, o Sumo Sacerdote daquele ano. Caifás fora o que aconselhara aos judeus: ‘É melhor que um só homem morra pelo povo’. Ora, Simão Pedro, junto com outro discípulo, seguia Jesus. Esse discípulo era conhecido do Sumo Sacerdote e entrou com Jesus no pátio do Sumo Sacerdote. Pedro, entretanto, ficou junto à porta, de fora. Então, o outro discípulo, conhecido do Sumo Sacerdote, saiu, falou com a porteira e introduziu Pedro. A criada que guardava a porta diz então a Pedro: ‘Não és, tu também, um dos discípulos deste homem?’ Respondeu ele: ‘Não sou’. Os servos e os guardas tinham feito uma fogueira, porque estava frio; em torno dela se aqueciam. Pedro também ficou com eles, aquecendo-se. O Sumo Sacerdote interrogou Jesus sobre os seus discípulos e sobre a sua doutrina. Jesus lhe respondeu: ‘Falei abertamente ao mundo. Sempre ensinei na sinagoga e no Templo, onde se reúnem todos os judeus; nada falei às escondidas. Por que me interrogas? Pergunta aos que ouviram o que lhes falei; eles sabem o que eu disse’. A essas palavras, um dos guardas, que ali se achavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: ‘Assim respondes ao Sumo Sacerdote?’ Respondeu Jesus: ‘Se falei mal, testemunha sobre o mal; mas, se falei bem, por que me bates?’ Anás, então, o enviou manietado a Caifás, o Sumo Sacerdote. Simão Pedro continuava lá, de pé, aquecendo-se. Disseram-lhe então: ‘Não és tu também um dos seus discípulos?’ Ele negou e respondeu: ‘Não sou’. Um dos servos do Sumo Sacerdote, parente daquele a quem Pedro decepara a orelha, disse: ‘Não te vi no jardim com ele?’ Pedro negou novamente. E logo o galo cantou”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: A vaidade feminina.

Santa Rosália, em seus verdes anos, passava diariamente muito tempo, horas a fio, diante do espelho a enfeitar-se. Um dia, vendo refletir-se no espelho um Crucifixo que estava suspenso à parede oposta, pôs-se a pensar no contraste entre as suas vaidades e as humilhações do Salvador, entre o seu corpo amimado e o de Jesus dilacerado pelos açoites e espinhos… Movida pela graça, deixou Rosália as vaidades e vãos adornos e daí em diante levou uma vida de abnegação e sacrifício, chegando a grande santidade.

 

Caríssima, obrigado pela ajuda financeira.

Rezamos pela senhorita todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo: “Como é segura a vida escondida para aqueles que querem amar de todo o coração a Jesus Cristo! Jesus mesmo nos deu o exemplo disso, vivendo desconhecido e desprezado durante trinta anos numa oficina. Por isso os santos, fugindo à estima dos homens, foram viver nos desertos e nas grutas” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS