Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

047 / 2018

 

Anápolis, 28 de fevereiro de 2018

 

À senhora Nacir da Conceição Fernandes

Benfeitora do Instituto, Brasília – DF

 

Caríssima senhora, seja forte, ousada, “teimosa” e atrevida na prática do bem… seja “rebelde”… “santa” rebeldia em agradar a Deus… não desista de caminhar pela via da luz por causa dos zombadores, invejosos, caluniadores e críticos. A nossa única preocupação deve ser a de agradar a Deus em tudo, porque Ele é o nosso Criador e somente Ele, Amor Eterno, merece o nosso coração, a nossa vida e tudo o que possuímos de bom.

O mundo já se tornou uma quadrilha… gigantesca quadrinha de golpistas, mentirosos, aproveitadores, interesseiros e vagabundos. É preciso saber discernir pobre de vagabundo… existe uma grande diferença. Resumindo: vagabundo é aquele que volta as costas para as oportunidades para viver escorado nas pessoas… sedento da vida fácil e com nojo do trabalho, do esforço e da fadiga. Pobre é aquele que abraça todas as oportunidades para conseguir o seu sustento… que não joga as oportunidades fora… que se sacrifica para se manter honestamente… não “sobe” na vida porque ganha pouco, mas não foge do trabalho.

Senhora Nacir, seja valente em tudo o que for fazer… não desista de caminhar… sem esforço e garra permaneceremos estacionados no “nada”… esse é o “estacionamento” que mais ganha almas para o inferno.

Para colher frutos, é preciso primeiro sulcar a terra e plantar. Sem esforço não há sucesso… resultado feliz.

Cuidado com as pessoas falsas e fofoqueiras! É grande sabedoria e atitude correta se afastar da pessoa falsa… além de horrorosa, medonha e “espantosa”… causa repugnância. Judas Iscariotes é modelo “perfeito” de falsidade! O abraço da “senhora” falsidade assemelha-se ao “abraço” do tamanduá… deixa marcas profundas.

Não deixe de caminhar por causa dos obstáculos. O obstáculo é um “quebra mola” que nos “acorda” durante a viagem dessa vida. Uma “viagem” sem obstáculos torna-se monótona… enfadonha… sensabor. Agradeçamos a Deus pelo “tempero” das provações… com elas a “viagem” torna-se mais “saborosa”.

 

Estimada senhora, leia essa passagem da Paixão de Jesus Cristo durante o Tempo da Quaresma (Jo 19, 12-22).

 

“Daí em diante, Pilatos procurava libertá-lo. Mas os judeus gritavam: ‘Se o soltas, não és amigo de César! Todo aquele que se faz rei opõe-se a César!’ Ouvindo tais palavras, Pilatos trouxe Jesus para fora, fê-lo sentar-se no tribunal, no lugar chamado Pavimento, em hebraico Gábata. Era o dia da preparação da Páscoa, perto da sexta hora. Disse Pilatos aos judeus: ‘Eis o vosso rei!’ EIes gritavam: ‘À morte! À morte! Crucifica-o!’ Disse-lhes Pilatos: ‘Crucificarei o vosso rei?!’ Os chefes dos sacerdotes responderam: ‘Não temos outro rei a não ser César!’ Então Pilatos o entregou para ser crucificado. Então eles tomaram a Jesus. E ele saiu, carregando a sua cruz, e chegou ao chamado ‘Lugar da Caveira’ — em hebraico chamado Gólgota — onde o crucificaram; e, com ele, dois outros: um de cada lado e Jesus no meio. Pilatos redigiu também um letreiro e o fez colocar sobre a cruz; nele estava escrito: ‘Jesus Nazareu, o rei dos judeus’. Esse letreiro, muitos judeus o leram, porque o lugar onde Jesus fora crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, latim e grego. Disseram então a Pilatos os chefes dos sacerdotes dos judeus: ‘Não escrevas: ‘O rei dos judeus’, mas: ‘Este homem disse: Eu sou o rei dos judeus’. Pilatos respondeu: ‘O que escrevi, escrevi’”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: A alma ociosa não entrará no céu.

Como é triste ver um cadáver frio, inerte, e estendido numa cama! Aqueles olhos outrora brilhantes, agora não se movem mais, estão apagados para sempre.

Os lábios, antes abertos ao sorriso e às mais doces expressões do coração, agora estão cerrados e imóveis para sempre. Mais alguns dias e aquele corpo frio será reduzido a um punhado de pó que o vento poderá espalhar.

Ora, o Apóstolo São Tiago diz que se a nossa fé não estiver acompanhada de boas obras, também ela estará morta (Tg 2, 26).

É um corpo que tem todos os meios para agir, para trabalhar, para mover-se… mas não faz nada. Mas, então, que aproveitam os olhos, se não veem? Para que servem os lábios, se não falam? Para que as mãos, se não apalpam?

Façamos o bem enquanto temos tempo, pois como o corpo acaba numa cova, como a planta infrutuosa é cortada e lançada no fogo, do mesmo modo a alma ociosa cairá no inferno. No reino do céu entra somente quem faz a vontade do Pai celeste.

A vida passa e não volta mais! Infeliz da pessoa que vive de braços cruzados.

 

Prezada senhora, obrigado pela ajuda financeira. Alimentamos aproximadamente 200 crianças todos os dias; exceto aos domingos.

Rezamos pela senhora e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Nossa Senhora: “Os homens são atirados ao chão, se ao lado lhes cai algum raio. Assim também são abatidos os demônios, logo que ouvem o nome de Maria” (Tomás de Kempis).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS