Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

061 / 2018

 

Anápolis, 11 de março de 2018

 

À senhora Creusa de Barros Paes

Benfeitora do Instituto, Brasília – DF

 

Prezada senhora, seja amiga de Jesus Cristo! Quem possui a amizade de Jesus não necessita das amizades vazias e interesseiras desse mundo... o amor do Senhor satisfaz uma alma imortal e a consolo. Quem possui Jesus é rico de todos os bens.

Infeliz da pessoa que mendiga as amizades desse mundo! Há almas piedosas que se queixam com frequência da sua solidão na terra. Rezam, recebem os sacramentos, fazem tudo o que podem para cumprir os preceitos cristãos; e, mesmo assim, sentem-se sós. Seria difícil achar prova mais evidente de que isso significa não compreender pelo menos um dos grandes motivos da Encarnação. Essas almas adoram Cristo como Deus, alimentam-se d’Ele na comunhão eucarística, purificam-se no seu precioso Sangue e aguardam ansiosas o momento em que o verão como Juiz; mas não chegam a fazer a experiência do conhecimento íntimo e da convivência com Ele, que é o cerne da amizade divina. Dizem que suspiram por alguém que permaneça ao seu lado e se ponha ao nível delas; que não apenas lhes alivie o sofrimento, mas o compartilhe com elas; a quem possam manifestar em silêncio os pensamentos que nenhuma linguagem é capaz de formular. E parecem não compreender que é precisamente esse o posto que Cristo deseja ocupar: que o seu supremo anelo é ser admitido, não apenas no trono do coração ou no tribunal da consciência, mas naquela íntima câmara secreta da alma onde a pessoa é mais ela própria e onde, por isso mesmo, se encontra absolutamente só (Pe. Robert Hugh Benson).

Feliz da pessoa que vive na presença de Deus e que trabalha diariamente para salvar a sua alma! É muito perigoso adiar a salvação! Não estamos aqui nesse mundo para brincar com a nossa alma espiritual e imortal... “operai a vossa salvação com temor e tremor” (Fl 2, 12). Ninguém tem certeza absoluta da própria salvação... somente uma certeza moral. Está claro que só poderemos “descansar” no céu! Nem sequer o Papa, sucessor de São Pedro, tem certeza absoluta de estar em estado de graça santificante. Os mercenários dizem que já estão salvos... é por isso que cometem tantos crimes em nome de Deus... e “vendem” tantos terrenos no céu.

 

Caríssima senhora, leia essa passagem da Sagrada Escritura durante o Tempo da Quaresma (Is 58, 1-9).

 

“Grita a plenos pulmões, não te contenhas, levanta a tua voz como uma trombeta e faze ver ao meu povo a sua transgressão, à casa de Jacó o seu pecado. E, no entanto, eles me buscam todos os dias, mostram interesse em conhecer os meus caminhos como se fossem uma nação que pratica a justiça, que não abandona o direito estabelecido pelo seu Deus. Pedem-me leis justas, mostram interesse em estar junto de Deus! E perguntam: ‘Por que temos jejuado e tu não o vês? Temos mortificado as nossas almas e tu não tomas conhecimento disso?’ A razão está em que, no dia mesmo do vosso jejum, correis atrás dos vossos negócios e explorais os vossos trabalhadores; a razão está em que jejuais para entregar-vos a contendas e rixas, para ferirdes com punho perverso. Não continueis a jejuar como agora, se quereis que a vossa voz seja ouvida nas alturas! Por acaso é este o jejum que escolhi, um dia em que o homem mortifique a sua alma? Por acaso a esse inclinar de cabeça como um junco, a esse fazer a cama sobre pano de saco e cinza, acaso é a isso que chamas jejum e dia agradável a Deus? Por acaso não consiste nisto o jejum que escolhi: em romper os grilhões da iniquidade, em soltar as ataduras do jugo e pôr em liberdade os oprimidos e despedaçar todo o jugo? Não consiste em repartires o teu pão com o faminto, em recolheres em tua casa os pobres desabrigados, em vestires aquele que vês nu e em não te esconderes daquele que é tua carne? Se fizeres isto, a tua luz romperá como a aurora, a cura das tuas feridas se operará rapidamente, a tua justiça irá à tua frente e a glória de Deus irá à tua retaguarda. Então clamarás e Deus responderá, clamarás por socorro e ele dirá: ‘Eis-me aqui!’ Isto, se afastares do meio de ti o jugo, o gesto ameaçador e a linguagem iníqua”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: O exame de Santa Teresinha.

Santa Teresinha do Menino Jesus, quase criança ainda, todos os dias fazia a sua oração da noite com muita devoção. Fazia, então, o seu exame de consciência, perguntando à mamãe:

– Mamãe, fui boa hoje? Está Deus contente comigo? Voarão os anjinhos ao redor de mim?

Só dormia tranquila, quando a resposta era afirmativa; do contrário, teria passado a noite chorando.

E as crianças de hoje? Dentre um milhão encontra uma assim. Que tristeza!

 

Estimada senhora, obrigado pela ajuda financeira. Alimentamos aproximadamente 200 crianças todos os dias; exceto aos domingos.

Dia 15 desse mês, quinta-feira, vamos abrir a Missão Santa Teresa dos Andes, no Chile.

Rezamos pela senhora e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo: “Jesus, minha esperança, minha felicidade, amor único de minha alma, não mereço vossas consolações. Reservai-as para as almas inocentes que sempre vos amaram. Eu, como pecador, sou indigno delas, não vo-las peço. Eis o que desejo: fazei que eu vos ame e cumpra vossa vontade em toda a minha vida” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Rezemos todos os dias pelo Papa Francisco, sucessor de São Pedro e “doce Cristo na terra” (Santa Catarina de Sena).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS