Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

067 / 2018

 

Anápolis, 10 de abril de 2018

 

Ao senhor Alex Alexandre Ribeiro

Benfeitor do Instituto, Anápolis – GO

 

Caríssimo senhor, não deixe de caminhar pela via do bem por causa dos obstáculos, dificuldades, perseguições e provações... é difícil realizar o bem: “Deus ama os corações fortes e generosos” (Santa Elisabete da Trindade). Os covardes vivem de braços cruzados e escondidos nos cantos escuros... são “morcegos” acomodados. Deus não nos criou para a derrota; mas sim, para a vitória! O nosso Criador é o Deus vencedor... Deus vitorioso! Não podemos abrir o coração para o desânimo, moleza e pessimismo... devemos lutar e esperar com confiança... Deus não engana os seus amigos... a colheita é abundante e na hora certa: “Não desanimemos de fazer o bem, pois no tempo devido havemos de colher, sem desânimo” (Gl 6, 9).

É grande loucura e falta de fé desprezar a ajuda de Deus que é poderoso para mendigar o auxílio das criaturas fracas, covardes e interesseiras... Quem se apoia em Deus suportará as “tempestades” de cada dia e não será levado pelo “vendo” da provação.

Aquele que confia no homem jamais terá segurança... será como um barco sacudido pelas ondas do mar durante grande e furiosa tempestade. Somente em Deus encontramos a verdadeira segurança: “Espera em Deus, sê firme! Fortalece teu coração e espera em Deus” (Sl 26, 14).

 

Estimado senhor, leia com atenção essa passagem da Sagrada Escritura durante o Tempo Pascal (Mc 16, 9-20).

 

“Ora, tendo ressuscitado na madrugada do primeiro dia da semana, ele apareceu primeiro a Maria Madalena, de quem havia expulsado sete demônios. Ela foi anunciá-lo àqueles que tinham estado em companhia dele e que estavam aflitos e choravam. Eles, ouvindo que ele estava vivo e que fora visto por ela, não creram. Depois disso, ele se manifestou de outras formas a dois deles, enquanto caminhavam para o campo. Eles foram anunciar aos restantes, mas nem nestes creram. Finalmente, ele se manifestou aos Onze, quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração, porque não haviam dado credito aos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: ‘Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo; o que não crer será condenado. Estes sãos os sinais que acompanharão aos que tiverem crido: em meu nome expulsarão demônios, falarão em novas línguas, pegarão em serpentes, e se beberem algum veneno mortífero, nada sofrerão; imporão as mãos sobre os enfermos, e estes ficarão curados’. Ora, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus. E eles saíram a pregar por toda parte, agindo com eles o Senhor, e confirmando a Palavra por meio dos sinais que a acompanhavam”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: Guardando silêncio.

Alguém perguntou a Pitágoras como poderia chegar a ser seu discípulo. O filósofo respondeu: “Guardando silêncio até que seja necessário falar; não dizendo senão o que sabeis bem; fazendo o maior bem possível e falando pouco, porque o silêncio é sinal de prudência e a tagarelice é sinal de tolice. Não vos apresseis a responder, e deixai que aquele que pergunta acabe de falar. Não faleis mal de ninguém”. Costumava condenar seus discípulos a cinco anos de silêncio.

 

Quando tiver tempo, caso queira, assista ao filme: Minha vida por meus filhos (1983). A mulher é exemplar; mas o homem é irresponsável.

Prezado senhor, obrigado pela ajuda financeira. Alimentamos aproximadamente 200 crianças todos os dias; exceto aos domingos.

Rezamos pelo senhor e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo: “Ó Senhor, como é bom amar a paz! Amar a paz é o mesmo que possuí-la” (Santo Agostinho).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS