Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

073 / 2018

 

Anápolis, 14 de abril de 2018

 

Ao senhor Luiz Antônio Alves Pereira

Benfeitor do Instituto, Anápolis – GO

 

Estimado senhor, viva na presença de Deus e reme com firmeza contra as “ondas” ameaçadoras… aquele que cruza os braços não suportará as dificuldades… mas em Deus tudo é possível, porque Ele protege os seus amigos: “De vossas asas, à sombra, me achego, até que passe a tormenta, Senhor!” (Sl 56, 2). Deus nos protege sempre, principalmente nas horas difíceis… Ele nos guia nos “túneis” escuros e cheios de pedras… quem está com Deus não recua… não retrocede… mas avança com perseverança em busca do ideal… floresce em pedras… em cascalhos… dá frutos no “deserto” árido… com a força do alto realizamos o impossível.

Não podemos fechar a boca diante do poder de Deus, mas devemos implorar a sua ajuda… Ele pode tudo… é poderoso e cheio de amor… amor verdadeiro… sem interesse. O cego Bartimeu gritou e foi atendido… imitemos o seu exemplo… exemplo de confiança no poder de Deus… gritemos também: “Lanço um grito ao Senhor Deus Altíssimo, a este Deus que me dá todo o bem” (Sl 56, 3).

Em Deus encontramos o “remédio” que suaviza as nossas dores e nos fortalece no combate contra os inimigos da nossa alma. Quem se apoia em Deus sofre… mas sofre com alegria, com confiança… com esperança… sabe que a vitória virá: “Aliviai meu coração de tanta angústia, e libertai-me das minhas aflições!” (Sl 24, 17). O Senhor Deus não prometeu vida fácil e cômoda para os seus amigos aqui nesse mundo; mas sim, prometeu o céu para aquele que perseverar até o fim.

Cuidado com as amizades… conhecemos o verdadeiro amigo nas horas difíceis… de provações e dificuldades… quando estamos na “sarjeta”: “Na prosperidade não se pode reconhecer o verdadeiro amigo” (Eclo 12, 8).

 

Caríssimo senhor, leia com atenção essa passagem da Sagrada Escritura durante o Tempo Pascal (Jo 20, 1-10).

 

“No primeiro dia da semana, Maria Madalena vai ao sepulcro, de madrugada, quando ainda estava escuro, e vê que a pedra fora retirada do sepulcro. Corre então e vai a Simão Pedro e ao outro discípulo, que Jesus amava, e lhes diz: ‘Retiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o colocaram’. Pedro saiu, então, com o outro discípulo e se dirigiram ao sepulcro. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. Inclinando-se, viu os panos de linho por terra, mas não entrou. Então, chega também Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro; vê os panos de linho por terra e o sudário que cobrira a cabeça de Jesus. O sudário não estava com os panos de linho no chão, mas enrolado em um lugar, à parte. Então, entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: e viu e creu. Pois ainda não tinham compreendido que, conforme a Escritura, ele devia ressuscitar dos mortos. Os discípulos, então, voltaram para casa”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: Jogado do alto da escada.

Na vida de São José Calazans lemos uma passagem interessante e instrutiva. Ele é chamado a salvar a juventude abandonada; o demônio, porém, afirma um autor, propõe-lhe a mais alta união com Deus e as delícias da vida contemplativa; apresenta-lhe, depois, as Índias, a Ásia, repletas de idólatras, a Europa infestada de hereges, tantos pecadores a converter; mostra-lhe, por fim, quanto era árduo ocupar-se dos meninos incapazes de compreender as verdades da fé! Os seus companheiros, vítimas da mesma tentação, dão crédito ao demônio, retiram-se e abandonam o Santo. O nosso Santo, porém, não se deixou enganar; com isso o demônio ficou tão irritado que, um dia, o jogou furiosamente do alto duma escada e tomou o aspecto de sombras horríveis, para amedrontá-lo.

É preciso tomar muito cuidado com as armadilhas do demônio!

 

Quando tiver tempo, caso queira, assista ao filme: Minha vida por meus filhos (1983). A mulher é exemplar; mas o homem é irresponsável.

Prezado senhor, obrigado pela ajuda financeira. Alimentamos aproximadamente 200 crianças todos os dias; exceto aos domingos.

Rezamos pelo senhor e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Nossa Senhora: “Ó Virgem excelsa, sei que sois Rainha do universo e minha Rainha também. Quero, porém, de um modo mais especial consagrar-me ao vosso serviço, para que disponhais de mim segundo o vosso beneplácito” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS