Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

077 / 2018

 

Anápolis, 19 de abril de 2018

 

Ao senhor Salim Caied Júnior

Benfeitor do Instituto, Anápolis – GO

 

Prezado senhor, viva na presença de Deus e fuja das pessoas interesseiras, falsas e fofoqueiras! Somente o caminho de Deus é seguro... aquele que segue a verdade não tropeçará, porque o nosso Deus é o Deus da verdade: “Ensina-me teus caminhos, Deus, e caminharei segundo tua verdade” (Sl 86, 11). Milhões de pessoas estão percorrendo o caminho da mentira, dos golpes... da pilantragem... por isso o mundo está se tornando obscuro e violento. Deus não está na mentira... o Senhor Deus é verdadeiro, e somente a verdade pode nos encher de paz e convicção.

Deus ilumina os nossos passos... aquele que inclina a cabeça diante d’Ele vive na claridade e não suporta as injustiças praticadas pelos homens. Aquele que vive na luz não suporta a maldade do mundo: “Feliz o povo que sabe aclamar: ele caminha à luz de tua face, Senhor” (Sl 89, 16).

Nosso Criador quer que sejamos transparentes, justos, honestos e amigos da luz... da verdade. Aquele que sobe na vida com injustiças e maldades perderá tudo, porque Deus não abençoa o caminho do desonesto: “Ainda que os ímpios brotem como erva, e todos os malfeitores floresçam, eles serão para sempre destruídos” (Sl 92, 8).

Nenhum obstáculo, por maior que seja, resiste à força de vontade que não retrocede... que não recua.

 

Estimado senhor, leia com atenção essa passagem da Sagrada Escritura durante o Tempo Pascal (Jo 21, 18-25).

 

“Em verdade, em verdade, te digo: quando eras jovem, tu te cingias e andavas por onde querias; quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te conduzirá aonde não queres. Disse isso para indicar com que espécie de morte Pedro daria glória a Deus. Tendo falado assim, disse-lhe: ‘Segue-me’. Pedro, voltando-se, viu que o seguia o discípulo que Jesus amava, aquele que, na ceia, se reclinara sobre seu peito e perguntara: ‘Senhor, quem é que te vai entregar?’ Pedro, vendo-o, disse a Jesus: ‘Senhor, e este?’ Jesus lhe disse: ‘Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa? Quanto a ti, segue-me’. Divulgou-se, então, entre os irmãos, a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus, porém, não disse que ele não morreria, mas: ‘Se quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?’ Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e foi quem as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. Há, porém, muitas outras coisas que Jesus fez e que, se fossem escritas uma por uma, creio que o mundo não poderia conter os livros que se escreveriam”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: Amor desordenado.

Hoje em dia, muitos pensam ser um erro, uma crueldade, empregar a vara ou chicote, quando os filhos rebeldes merecem castigo. Estão enganados. Vejamos um exemplo histórico.

Henrique IV, da França, não tinha escrúpulo de castigar seu filho, o futuro Luís XIII. Um dia, quando lhe aplicava uma correção, a rainha pôs-se a chorar. O rei disse-lhe:

- A senhora está a chorar porque eu castigo seu filho com um pouco de rigor... Saiba, porém, que um dia a senhora há de derramar lágrimas por causa do rigor com que ele a tratará.

Foi exatamente o que aconteceu após a morte do rei. Luís XIII, chegado a maior idade, primeiramente fez da mãe uma prisioneira, não consentindo que se afastasse de seus aposentos; depois, com verdadeira crueldade, expulsou-a do palácio. Depois de andar errando por vários países, viu-se afinal obrigada a estabelecer-se em Colônia, onde morreu de desgosto.

Os pais que não corrigem os filhos, temendo magoá-los, são semelhantes aos que os deixassem perecer afogados, só para não os agarrarem e arrastarem pelos cabelos.

Quem “planta” mimo... “colhe” coice.

 

Quando tiver tempo, caso queira, assista ao filme: Minha vida por meus filhos (1983). A mulher é exemplar; mas o homem é irresponsável.

Caríssimo senhor, obrigado pela ajuda financeira. Alimentamos aproximadamente 200 crianças todos os dias; exceto aos domingos.

Rezamos pelo senhor e família todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Nossa Senhora: “Ó Mãe misericordiosa, sois tão clemente e tendes imenso desejo de proteger os miseráveis e atender-lhes os pedidos!” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS