Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

002 / 2020

 

Anápolis, 12 de abril de 2020

 

Ao senhor Jadir Expedito

Goiânia-GO

 

Caríssimo, celebramos hoje a Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo... nosso Salvador morreu verdadeiramente; mas ressuscitou verdadeiramente: “Que rápida passou a tragédia do Calvário! Acabaram-se as dores para o nosso divino Salvador. A tristeza, o luto e o pranto dos que o acompanharam converteu-se em alegria, em festa e em regozijo. De nada valeu aos judeus mandar guardas para o pé do sepulcro do Senhor. Toda a força das armas foi impotente para o reter fechado nessa prisão de pedra” (Pe. Alexandrino Monteiro).

 

Hoje é domingo de Páscoa! Amemos a Jesus de todo coração! Em Jesus encontramos a alegria verdadeira, aquela que o mundo não pode dar. O Senhor Jesus não nos enganou, não mentiu... não decepcionou os seus amigos. Ele ressuscitou!

Na festa de Páscoa celebra-se o mistério da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, isto é, a nova união da sua santíssima alma ao corpo, do qual fora separada pela morte, e a sua nova vida gloriosa e imortal.

A Igreja celebra a festa da Páscoa com tanta solenidade, e a continua por toda a oitava, por causa da excelência do mistério, que foi o complemento da nossa redenção, e é o fundamento da nossa Religião.

Jesus Cristo, por sua morte, libertou-nos do pecado e reconciliou-nos com Deus; e por sua Ressurreição abriu-nos a entrada para a vida eterna.

Diz-se que a Ressurreição de Jesus Cristo é o fundamento da nossa Religião, porque nos foi apresentada pelo próprio Jesus Cristo, como prova principal da sua divindade e da verdade da nossa Fé.

O nome de Páscoa dado à festa da Ressurreição de Jesus Cristo proveio de uma das festas mais solenes da Antiga Lei, instituída como lembrança da passagem do Anjo exterminador dos primogênitos dos egípcios e da milagrosa libertação do povo de Deus da escravidão do Faraó, rei do Egito, figura da nossa libertação da escravidão do demônio. Os judeus celebravam esta festa com muitas cerimônias, mas, sobretudo, sacrificando e comendo um cordeiro; e agora nós a celebramos, sobretudo, recebendo o verdadeiro Cordeiro imolado pelos nossos pecados.

Páscoa quer dizer passagem; e significava na Antiga Lei a passagem do Anjo que, para obrigar o Faraó a deixar sair em liberdade o povo de Deus, matou os primogênitos dos egípcios, e poupou as casas dos judeus, assinaladas com o sangue do cordeiro sacrificado no dia anterior, deixando-as isentas de semelhante flagelo; na Nova Lei diz-nos que Jesus Cristo passou da morte à vida, e que, pelo seu triunfo sobre o demônio, nos transferiu da morte do pecado para a vida da graça.

Para celebrar dignamente a festa da Páscoa devemos fazer duas coisas: 1.ª Adorar com santa alegria e vivo reconhecimento a Jesus Cristo ressuscitado; 2.ª Ressuscitar espiritualmente com Ele .

Ressuscitar espiritualmente com Jesus Cristo quer dizer que, assim como Jesus Cristo, por meio da sua Ressurreição, começou uma vida nova, imortal e celeste, assim também nós devemos começar uma vida nova, toda espiritual, renunciando inteiramente e para sempre ao pecado, e a tudo o que nos leva ao pecado; amando só a Deus e tudo o que conduz a Deus.

A palavra Aleluia quer dizer: louvai a Deus, e era o grito festivo do povo hebreu; por isso a Igreja o repete muitas vezes em tempo de tanta alegria (São Pio X).

Não deixe a crise do coronavirus eclipsar  a sua alegria! Confie em Deus e Ele te protegerá. O nosso Criador está acima de todas as pestes. É preciso se cuidar sem perder a alegria do coração e a confiança em Deus.

Obrigado senhor Jadir Expedito por nos ajudar a alimentar dezenas de crianças famintas e verdadeiramente pobres. Deus o recompense!

Rezamos pelo senhor e família todos os dias.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS