Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

006 / 2020

 

Anápolis, 23 de abril de 2020

 

Ao senhor Maurício Loschi de Melo

Rio de Janeiro – RJ

 

Caríssimo, que o Deus Infinito esteja no seu coração! Quanta felicidade possuímos em saber que o nosso coração tão limitado e cheio de defeitos é habitado pelo Deus Infinito: “Ó Deus, que fazeis brilhar o sol sobre bons e maus, resplandecei sobre nós a vossa face... iluminai em nós vossa imagem e semelhança... Vossa imagem não deve, porém, ficar nas trevas; enviai um raio de vossa sabedoria que dissipe nossas trevas, de modo que refulja, em nós, vossa imagem” (Santo Agostinho).

 

A nossa alma imortal e espiritual não pode ser saciada pelas coisas passageiras e caducas desse mundo limitado, pequeno e vazio... somente o Deus Infinito pode saciá-la com o seu amor eterno. Busquemos sempre o Deus Infinito, e tudo nesse mundo será vazio para o nosso coração.

É grande sabedoria buscar o Deus Infinito! Deus é um espírito infinito, isto é, um espírito que possui todas as qualidades boas, todas as virtudes, todas as perfeições num grau infinito. Se nós na nossa vida ou no universo, achamos coisas, que julgamos ser bem feitas, as mesmas perfeições existem também em Deus e sem nenhuma limitação. Tudo que é belo, tudo que é lindo, tudo que é bom, honesto, verdadeiro, está em Deus também. Naturalmente todas estas perfeições estão em Deus de maneira divina: infinitas, espiritualizadas e divinizadas.

Deus é infinito no tempo, isto é, Deus existiu sempre e existirá sempre. Quando ainda não havia nada deste universo, Deus já vivia. E quando a terra que vivemos tiver desaparecido, Deus ainda viverá eternamente. A eternidade de Deus não consiste no passado, no presente e no futuro, como o nosso tempo: ela é sempre presente. Por isso disse Deus a Moisés na sarça: Eu sou aquele que é; que é sempre. E por isso diz São Pedro que um dia diante do Senhor é como mil anos e mil anos como um dia.

Deus é infinito no espaço, quer dizer: Deus está em todos os lugares. O espírito de Deus enche tudo e penetra tudo; e como o sol ilumina tudo com seus raios, assim Deus está presente em todo o universo (Leituras da Doutrina Cristã, I Dogma).

Não deixemos o nosso coração rebelde e cobiçoso das coisas da terra desviar os “olhos” do Deus Infinito. Quem volta as costas para o Deus Infinito se abraça com o vazio do mundo... vive amargurado e triste. Vivemos num mundo onde milhões de pessoas se arrastam atrás do finito, isto é, do que passa.

Deus é Infinito... não conseguimos alcançar a sua “profundeza”, mas podemos “mergulhar” n’Ele. Sendo Deus um ser infinito, nenhum intelecto pode alcançar as suas profundidades. Não deixemos de buscar o Deus Infinito por causa da nossa limitação... Ele quer que o busquemos sempre... não desistamos jamais dessa busca: o finito que busca continuamente o Infinito!

Deus é o Ser eternamente subsistente, não teve começo nem terá fim... é o Deus Infinito! Subsiste em si mesmo; encontra em si mesmo a causa do seu Ser: “Deus possui o ser como espécie de oceano de substância, infinito e sem margem” (São João Damasceno, De fide orth. 1, 9).  Todos os seres criados nada são... nós, os finitos, dependemos totalmente do Deus Infinito: “Senhor... minha existência é como nada diante de vós... Eu me vou murchando como a erva. Vós, porém, subsistis para sempre” (Sl 39, 6; 102, 12-13).

Tem a criatura, em Deus, a causa de ser, enquanto Deus a tem em si mesmo. A criatura só existe enquanto Deus a mantém; Deus, ao contrário, subsiste por virtude própria, já que por natureza possui o ser: de ninguém o recebeu.

A criatura é sempre um ser limitado sob todos os pontos de vista: vitalidade, força, capacidade; Deus, ao contrário, é o Ser Infinito, sem limite algum; tem todo o poder e toda a virtude (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

Milhares de pessoas imaginam Deus um velho barbudo, limitado, cansado e aborrecido com os problemas da humanidade. Tudo errado! Deus é um espírito. Numa primeira aproximação, para fazermos uma ideia de como Ele é, imaginemo-nos sem corpo e vejamos a nossa alma existindo e atuando sem ele: sem partes, não ocupando espaço, imortal, conhecendo, amando, decidindo e executando as suas decisões. Tudo isso se pode dizer de Deus. Porém a nossa alma não é igual a Deus; é apenas a sua imagem. Deus é infinito, nós não.

Busquemos continuamente a Deus!

Que o Deus Infinito abençoe o senhor, a sua esposa, senhora Kátia, e os filhos, Davi e Mariana.

Obrigado pela ajuda financeira! Rezamos por vocês todos os dias.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

OUTRAS CARTAS