Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Cartas a Dom Manoel Pestana Filho,

Bispo de Anápolis - Go

 

 

Carta 27

 

 

Anápolis, 15 de agosto de 2010

 

Ao Exmo. senhor Dom Manoel Pestana Filho

Bispo Emérito de Anápolis – GO

 

Doce Paternidade, lembre-se continuamente de que o bispo terá que prestar terríveis contas a Deus, principalmente quando fingiu ser sério o tempo todo: “Coisa fácil é levar a mitra e o báculo, mas terrível e pavorosa lembrança é aquela, de, como bispo, dever prestar conta ao juiz dos vivos e dos mortos” (Santo Adalberto).

 

Recebi “misteriosamente” um e-mail com algumas palavras escritas pelo senhor no dia 11 desse mês... não sei de onde veio esse e-mail, mesmo assim decidi responder ao senhor que é o autor desse artigo.

O senhor escreve:

 

Anápolis, 11 de agosto de 2010

 

Caros irmãos no Episcopado,

 

Suportem-me, que o menor dos irmãos lhes possa dirigir uma palavrinha amiga, mas angustiada de quem se prepara, temeroso, para partir.

 

Pelo amor de Deus! Estamos diante de uma situação humanamente irreversível. A América Latina, outrora “Continente da Esperança”, como a saudava João Paulo II, hoje mergulha na ante-câmara do terrorismo vermelho, aliás, como prenunciava aos pastorinhos de Fátima a Senhora do Rosário.

 

Podem parecer, a essa altura, resquícios de uma idade de trevas, mas tudo acontece como se ouviu em dezembro de 1917 (“a Rússia comunista espalhará seus erros pelo mundo, com perseguições à Igreja, etc.”). Assusta-me a corrupção dentro da Igreja, o desmantelamento dos seminários, a maçonização de Cúrias e Movimentos.

 

Horroriza-me a frieza com que olhamos tal estado de coisas. Somos pastores ou cães voltados contra as ovelhas? Somos ou não, alem disso, cúmplices de uma política atéia empenhada em apagar os últimos traços da nossa vida cristã?

 

Perdoem-me, mas não poderia deixar de falar, sem me sentir infiel à minha consciência e à minha Igreja.

 

Parabéns a Dom Luiz Gonzaga Bergonzini e a Dom Henrique Soares da Costa.

 

In Xto et Matre,

 

Dom Manoel Pestana Filho

Bispo Emérito de Anápolis

 

 

Querido Pastor, serei breve porque não tenho muito que escrever. No SITE do meu Instituto já está tudo bem comentado e com DOCUMENTÁRIO extenso e fiel; principalmente Documentos vindos de suas próprias mãos e também de padres instigados pelo senhor.

O senhor só consegue enganar aqueles que não te conhecem ou aqueles que se fazem de cegos porque são iguais ao senhor. No mundo em que vivemos, a MENTIRA e a HIPOCRISIA possuem muitos discípulos... o baile de máscaras acontece diariamente; haja fantasias, máscaras e palhaços. Haja MENTIRAS: “Mente-se por palavras, mente-se por atos, mente-se por atitudes, mente-se por escrito, mente-se pelo silêncio, mente-se pelas curvaturas da espinha dorsal, mente-se pelo olhar, mente-se nas ruas, nas vitrines, nos negócios, nas escolas, nas assembléias, nas reuniões, mente-se despudoradamente” (Gladstone Chaves de Melo).

É assim que o senhor “se prepara, temeroso, para partir?” Fingindo ser sério? Escrevendo bilhetinhos que não condizem com o seu comportamento? Não adianta agir com duplicidade porque a máscara de Vossa Amável Paternidade já caiu faz tempo. Basta ler “Arrancando Máscaras”... está tudo muito bem documentado.

O senhor escreve: Assusta-me a corrupção dentro da Igreja, o desmantelamento dos seminários, a maçonização de Cúrias e Movimentos.

Horroriza-me a frieza com que olhamos tal estado de coisas. Somos pastores ou cães voltados contra as ovelhas? Somos ou não, além disso, cúmplices de uma política atéia empenhada em apagar os últimos traços da nossa vida cristã?”

 

“Corrupção dentro da Igreja?” Quem é o senhor para dizer isso? Veja a Missa-LICA (Libertação e Carismática) que o senhor celebrou em 08-12-1995 em Anápolis. Foi uma vergonha! Um escândalo!

Naquele dia, o senhor “distraidamente” revelou o seu modernismo que estava muito bem guardado... o dia em que a máscara caiu. A queda foi tão grande que superou até o permitido pelo Concílio Vaticano II.

Será que um bispo obediente à Santa Igreja teria coragem de celebrar tal Missa?

O senhor autorizou o padre mais liberteiro da Diocese a organizar essa Missa.

“Corrupção dentro da Igreja?” E o Frei pedófilo que está preso no interior de São Paulo? Aquele que o senhor recebeu, apoiou e protegeu, mesmo sabendo que já tinha sido expulso de outra Diocese por cometer pedofilia.

O Papa Bento XVI puniu vários bispos por acobertarem padres pedófilos; o senhor também deveria ser punido, mesmo sendo Emérito.

“Corrupção dentro da Igreja?” E as tradições caducas que o senhor sempre apoiou em sua Diocese, mesmo sabendo dos assassinatos, bebedeiras e prostituição existentes nelas? Com certeza os seus olhos estavam voltados para o dinheiro sujo conseguido nessas profanações.

Essas tradições caducas só trazem prejuízo espiritual para os fiéis; por isso devem ser expelidas como câncer maligno de dentro da Igreja.

Lembra daquele dia, no Palácio Episcopal, diante da TV Tocantins, de vários políticos sujos de Jaraguá e de pessoas piedosas da mesma cidade, que o senhor pediu para que eu me vendesse para os baderneiros das tradições caducas de Jaraguá, dizendo que eu era jovem e que um dia mudaria a cabeça? Não aceitei o seu conselho, porque o senhor deu-me uma formação no Seminário e depois queria que eu vivesse de forma contrária. Que vergonha! Que desastre!Que contradição! Preferi abandonar o trabalho de paróquia a viver hipocritamente, engordando almas para o inferno: “Antes queremos morrer inocentes, do que viver culpados” (São Maurício, Mártir).

Essas três passagens aprendi do senhor: “Não queremos esmagar nossos irmãos, mas apenas defender a Igreja contra o opróbrio. Sim, porque os pagãos e judeus riem de nós quando não nos importamos com os pecados, e ao contrário nos elogiam e admiram a Igreja, ao verem e respeitarem nossa disciplina” (São João Crisóstomo, Sermão contra os espetáculos), e: Que maneira é esta? Com a superabundância do beber e do comer quereis honrar quem viveu na solidão e na modéstia evangélica? Vós amais a festa do santo, mas não o santo(São Jerônimo, Ad. Eust.), e também: É falsa piedade honrar os santos e descurar segui-los na santidade (Santo Eusébio, In homilia). E então, como é que se explica tamanha contradição?

“Desmantelamento dos seminários?” Quem é o senhor para dizer isso? Já se esqueceu dos Superiores corruptos que o senhor colocou para formar os seus seminaristas? Rapazes namorando dentro do seminário, superior pedófilo, superior alcoólatra, superior saindo durante a noite para noitadas... Como o senhor tem coragem de cobrar algo dos outros bispos? Querido Pastor, a máscara caiu... é preciso aceitar... a máscara caiu.

A maçonização de Cúrias e Movimentos?” Quem é o senhor para dizer isso? O ex-Vigário-Geral Luis Ilc tinha forte ligação com a Maçonaria. Ele reformou a catedral, segundo alguns padres, com o dinheiro doado pela Maçonaria.

O senhor escreveu na década de 80 versos para a Maçonaria. Eu lhe peço continuamente uma cópia desses versos, mas o senhor não tem coragem de entregar.

Quem é o senhor para falar em Cúria? Já se esqueceu de ter acoitado gente efeminada e um padre chanceler que engravidou a filha de um pastor da Igreja Batista Central do Bairro Maracanã? Hoje ele é protestante... e foi seu chanceler. Veja o que o Código de Direito Canônico diz sobre o chanceler: “O chanceler e os notários devem ser de fama inatacável e acima de qualquer suspeita” (Cân 483 – 2). Quanta desobediência!

Somos pastores ou cães voltados contra as ovelhas?” Quem é o senhor para dizer isso? Que tipo de pastor foi o senhor? Pastor que profana a liturgia? Que aceita efeminados à frente do seminário? Que recebe e protege pedófilo? Que apóia padre ligado à Maçonaria? Que escolhe um bagunceiro para chanceler? Que apóia festas profanas com bebedeiras, prostituição e assassinatos? É assim que age um pastor?

Doce Paternidade, o CIRCO acabou... é preciso aceitar o desmoronamento da máscara.

Antes de se preocupar com POLÍTICA ATÉIA, preocupe-se primeiro com a conversão de bispos, padres, freiras e leigos... se todos vivessem santamente, nenhuma política marxista entraria num país, porque não existiria ATEU: “Cristo deixou-nos na terra a fim de que nos tornássemos faróis que iluminam, doutores que ensinam; a fim de que cumpríssemos o nosso dever de fermento; a fim de que nos comportássemos como anjos, como anunciadores entre os homens; a fim de que fôssemos adultos entre os menores, homens espirituais entre os carnais a fim de os ganharmos; a fim de que fôssemos semente e déssemos frutos numerosos. Nem sequer seria necessário expor a doutrina, se a nossa vida fosse irradiante a esse ponto; não seria necessário recorrer às palavras, se as nossas obras dessem um tal testemunho. Não haveria mais nenhum pagão, se nos comportássemos como verdadeiros cristãos” (São João Crisóstomo, Hom. X in ITm.; Migne, PG LXII, 551).

Se cada católico: bispos, padres e leigos, colocassem em prática a Sagrada Escritura e o que ensina a Santa Igreja, o mundo seria um grande luzeiro e não haveria lugar para as trevas... mas fazem o contrário, vivem  na mediocridade   e escandalizam a todos: “Quando os pagãos escutam da nossa boca os pensamentos de Deus, admiram a sua beleza e grandeza; mas, depois, quando percebem que as nossas obras não correspondem às nossas palavras, então mudam de idéia e começam a blasfemar dizendo que o cristianismo é somente um mito e um engano” (São Clemente Romano, 2ª carta aos coríntios, 13), e: “Jesus diz que devemos antes fazer e depois ensinar a fazer; ele coloca a prática do bem antes do ensino, mostrando que poderemos ensinar com proveito somente se antes pusermos em prática tudo o que ensinamos, e jamais fazer o contrário. Em outra ocasião Jesus dirá: ‘Médico, cura-te a ti mesmo’. Aquele que é incapaz de orientar bem a sua vida e procura educar os outros, corre o perigo de ser ridicularizado por muitos; aliás, nem sequer poderá ensinar porque as suas ações testemunharão o contrário das suas palavras” (São João Crisóstomo, Comentário sobre o Evangelho de São Mateus), e também: “As suas palavras permanecem em nós quando fazemos tudo o que nos ordenou e desejamos o que nos prometeu; no entanto, quando as suas palavras permanecem em nossa memória, mas em nossa vida e nos nossos hábitos não se encontra nenhum sinal delas, então o ramo já não faz parte da videira porque não absorve mais a vida da sua raiz” (Santo Agostinho, Comentário sobre o Evangelho de São João).

Se todos vivessem santamente, a política atéia não acharia espaço.

A política atéia encontrou espaço para legalizar o casamento gay em Portugal, Espanha e Argentina, considerados países católicos, porque os católicos nesses países, como no Brasil, vivem de fachada, brincando de religião.

A melhor maneira de acabar com a política atéia é converter os católicos. Se todos os católicos, começando dos bispos, vivessem o que a Santa Igreja ensina, com certeza não seriam covardes, medrosos nem omissos: “Recuar diante do inimigo ou calar-se, quando de toda parte se ergue tanto alarido contra a verdade, é próprio de homem covarde ou de quem vacila no fundamento de sua crença. Qualquer destas coisas é vergonhosa em si; é injuriosa a Deus; é incompatível com a salvação tanto dos indivíduos, como da sociedade e só é vantajosa aos inimigos da fé, porque nada tanto afoita a audácia dos maus, como a pusilanimidade dos bons” (Leão XIII, “Sapientiae christianae”, 18).

Antes de querer organizar a casa do vizinho é preciso primeiro arrumar a nossa... começando pelos bispos: “O Bispo diocesano, lembrando que está obrigado a dar exemplo de santidade na caridade, na humildade e na simplicidade de vida, empenhe-se em promover, com todos os meios, a santidade dos fiéis, de acordo com a vocação própria de cada um e, sendo o principal dispensador dos ministérios de Deus, se esforce continuamente para que os fiéis confiados a seus cuidados cresçam na graça mediante a celebração dos sacramentos, e conheçam e vivam o mistério pascal” (Código de Direito Canônico, Cân. 387).

Doce Paternidade, lembre-se de que bispo não é impecável, nem infalível e não ficará para semente. Bispo também comparecerá diante de Deus para ser julgado... naquela hora... nada de mitra, báculo nem autonomia: “Nós, porém, além de cristãos, tendo de prestar contas a Deus de nossa vida, somos também bispos e teremos de responder a Deus por nossa administração” (Santo Agostinho, Sermão sobre os pastores).

Pare de escrever esses bilhetinhos querendo se passar por um pastor zeloso. Todos sabem quem é o senhor... o senhor sempre fingiu ser tradicional, mas na prática é uma mistura de liberteiro e carismático. O senhor sabe muito bem disso... por favor, não finja mais.

Quem lê esse seu bilhetinho tem a tentação até de pensar que está diante de um Santo Inácio de Antioquia despedindo dos Romanos. Sem comentários...eu te conheço há trinta anos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Outras cartas