Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí – Naviraí – MS

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 17 de junho de 2016

 

Prezados detentos, BUSQUEM a VERDADEIRA LIBERDADE fazendo uma “SANTA” e “FURIOSA” “REBELIÃO” em seus corações... EXPULSANDO deles tudo o que DESAGRADA a Deus: ÓDIO, VINGANÇA, MALDADE, INVEJA, FOFOCA, planejar MOTINS e ASSASSINATOS... REBELIÕES e DESTRUIÇÃO dos MÓVEIS do presídio... jogar camas, colchões, mesas, cadeiras e panelas pelas janelas só PIORA a situação do preso diante da justiça... “cria” um ABISMO entre o encarcerado e a justiça. Deus não criou o detento para ser MONSTRO; mas sim, para ser SANTO... para morar com Ele no céu: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais, nos céus, em Cristo. Nele ele nos escolheu antes da fundação do mundo, para sermos SANTOS e IRREPREENSÍVEIS  diante dele no amor” (Ef 1, 3-4).

 

O preso precisa CONHECER essa VERDADE CONSOLADORA: O detento ainda não amava a Deus, e Ele já o amava... Deus amou o preso desde toda a eternidade, pois desde sempre o encarcerado estava presente aos olhos do Criador. Deus via o detento, amava-o e preparou-lhe os seus Dons e as suas Graças. O Deus Bondoso escolheu um lugar e ergueu um trono para o preso no céu. O encarcerado existe, portanto, eternamente no Amor do Criador. Deus ama o preso pessoalmente, como se só a ele tivesse de amar no mundo. Ama o detento com amor de ternura, como a criatura não saberia amar, com amor generoso de que a criatura é incapaz: “Eu te amei com um amor eterno” (Jr 31, 3).

Diante do AMOR de Deus, o preso DEVE MUDAR de VIDA... não pode PAGAR AMOR com ÓDIO, REVOLTA e INGRATIDÃO. São Dimas, o bom ladrão, foi para o céu porque MUDOU de VIDA; enquanto que o mau ladrão, chamado Gestas, foi para o inferno porque se REBELOU. Ser AMADO por Deus e não AMÁ-LO é muito perigoso: “É altamente consolador ser amado por Deus, mas também é assustador ser amado por Deus e não amá-lo” (Pe. Luiz Fernando Cintra).

O preso REBELDE e MALDOSO diz NÃO para Deus e SIM ao Demônio... ele “compra” o inferno com o seu PÉSSIMO comportamento.

Para com Deus não existe MEIO-TERMO... ficar sobre o muro: é mister AMÁ-LO ou ODIÁ-LO.

Por que será que muitos presos não MUDAM de VIDA? TEIMAM em CAVAR a própria sepultura com a “pá” da MALDADE? GOSTAM de percorrer o caminho das TREVAS? APRECIAM piorar a situação diante da justiça? Quem age assim ESCARRA no AMOR de Deus e VOLTA as costas para o céu... é amigo do Demônio e vai para o inferno.

É correto um detento planejar a fuga? Não! Quem foge da cadeia jamais ficará tranquilo e sossegado... o seu coração estará sempre angustiado, inquieto e inseguro. O correto é esperar com paciência a hora certa para deixar a prisão... isso quem decide é a justiça.

É correto um preso se REBELAR? Não! Está na cadeia porque usou mal a liberdade... nenhum encarcerado foi para a cela porque era “anjo” ou porque “caiu” do céu por descuido. É preciso ser humilde e reconhecer os ERROS e CORRIGI-LOS: Homem é aquele que reconhece seus erros; mas o verdadeiro homem é aquele que os reconhece e os corrige.

É correto um encarcerado FALTAR ao RESPEITO com o delegado, policiais e funcionários da cadeia? Não! O correto é suportar com paciência a punição dada pela justiça sem culpar ou querer desforrar nos superiores. Eles não chamaram ninguém para a cadeia... estão apenas cumprindo a obrigação.

É correto um detento MATAR o seu próximo? Não! MATAR é pecado: “Não matarás” (Ex 20, 13). O homicídio é a morte dada voluntária e injustamente ao próximo. O homicídio é crime horrível, um atentado contra o soberano domínio de Deus, uma injustiça para com a vítima, para com a família dela e para com a sociedade.

É correto um preso cometer SUICÍDIO? Não! O SUICÍDIO é o crime daquele que se dá a morte a si próprio. Este pecado é gravíssimo. NENHUMA RAZÃO PODE DESCULPAR O SUICÍDIO VOLUNTÁRIO.

É correto um encarcerado ESTUPRAR outro que foi preso por ser ESTUPRADOR? Não! Quem faz isso comete um PECADO GRAVÍSSIMO e se iguala ao estuprador. É preciso deixar a justiça PUNIR o estuprador. É também pecado gravíssimo um homem cometer sexo com outro homem, mesmo com a intenção de puni-lo: “Não te deitarás com um homem como se deita com uma mulher. É uma abominação” (Lv 18, 21).

É correto os detentos se ODIAREM? Não! O ÓDIO é pecado grave. Odiar não é o mesmo que sentir desgosto por uma pessoa... ódio é um espírito de rancor, de vingança. Odiar é desejar mal a outrem, é sentir prazer com a desgraça alheia. Os presos que se ODEIAM transformam a cela num “pequeno inferno”.  No inferno só existe ÓDIO... os demônios e os condenados odeiam a Deus... os condenados se odeiam. Deus ama os condenados ao inferno, mas eles o odeiam: “Todo aquele que odeia o seu irmão é homicida” (1 Jo 3, 15).

Sejam homens do bem... A vida é muito curta para vivê-la pela metade... Não devemos empurrar a vida; mas sim, vivê-la com responsabilidade... É preciso ter a coragem de ser o que é diante de qualquer pessoa... Faz-se o bem não pelo que se diz, mas pelo que se é... Um homem vale o que ele é aos olhos de Deus e nada mais... Somos viajantes em busca da pátria; é preciso fixar os olhos no alto para reconhecer o caminho... Não é aos saltos que se sobe uma montanha, mas a passos lentos.

O detento não é lixo nem uma coisa qualquer... é FILHO de Deus, criado para o céu... mas Deus respeita a LIBERDADE dele. Deus não agride a vontade do preso, mas espera que ele abra a porta do coração... não espera sempre, aqui está o perigo!

Quem é católico peça a presença de um sacerdote para se confessar. A confissão é o sacramento da PAZ e da ALEGRIA.

Feliz do preso que VIVE na PRESENÇA de Deus... que DECIDIU MUDAR de vida.

O detento pode ser LIVRE vivendo atrás das grades, basta ter Deus no coração. Milhões de pessoas vivem perambulando pelas ruas e não são LIVRES; são escravas das drogas, imoralidades, bebedeiras, assassinatos, roubos e outros: “Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre” (Santo Agostinho).

Feliz do encarcerado que transformou o coração numa “cela” limpíssima, sem pecado grave, para Jesus ficar prisioneiro.  Quem possui Jesus Cristo na “cela” do coração é LIVRE, mesmo estando atrás das grades: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5, 1).

O preso deve pensar muito no céu e desejá-lo ardentemente todos os dias.

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado, policiais e funcionários que cuidam da Penitenciária de Segurança Máxima de Naviraí.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Justo e Bondoso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)