Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Cadeia Pública de Várzea Grande – Várzea Grande – MT

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 04 de agosto de 2016

 

Caríssimos detentos, SUPORTEM com PACIÊNCIA as PROVAÇÕES que surgem na cadeia. As DIFICULDADES existem para serem SUPERADAS, e não para nos ESMAGAREM. Quem possui PACIÊNCIA pode obter os melhores resultados, e até furar a pedra mais dura: “Os que perseveraram na paciência tiveram por herança glória e honra” (São Clemente Romano).

 

O preso não pode DESISTIR de LUTAR... LUTAR pelo BEM... LUTAR para MUDAR de VIDA. Infeliz do encarcerado que se ENTREGA ao DESÂNIMO.

O detento é GENTE... é filho de Deus. Nem tudo está perdido em sua vida; mas é preciso LEVANTAR a CABEÇA e VIVER buscando SOMENTE o que AGRADA a Deus.

O preso deve ser um grande “pedreiro”, isto é, deve RECONSTRUIR a “casa” da sua vida com os “tijolos” da força de vontade, otimismo, fé, perseverança, oração e respeito. É errado se colocar como vítima... mas é preciso reconhecer os erros cometidos no passado, pedir com humildade e arrependimento o perdão de Deus... e RECONSTRUIR a vida com desejo de salvar a alma.

O encarcerado nasceu para ser VENCEDOR... não foi criado por Deus para ser criminoso. Ser VENCEDOR não significa passar pela vida sem ter provações, dificuldades e obstáculos; mas sim, superar essa “muralha” de provações.

Os santos também pecaram, mas tiveram a coragem de RECOMEÇAR. Feliz do preso que RECOMEÇA com inteligência e força de vontade... o sol brilha mais forte depois de uma violenta tempestade. Para RECOMEÇAR BEM é preciso reconhecer os erros cometidos e pedir o perdão de Deus... sem isso, é construir sobre a areia. Sem a força de Deus ninguém pode RECOMEÇAR BEM, porque falta o ALICERCE.

Depois de pedir o perdão de Deus e fazer uma confissão sincera, caso seja católico, o detento deve colocar uma “pedra” sobre o seu passado... o que passou, passou. Por que ficar recordado os CRIMES do passo? Quem fica remoendo o passado se esquece de progredir no bem... perde um tempo precioso e “agrada” a Satanás. Quem se agarra ao passado sofre duas vezes o mesmo sofrimento. O preso nasceu para ser de Deus... para o céu... por isso, é preciso caminhar com valentia em busca da santidade. Só chega quem caminha... para chegar ao céu é preciso caminhar.

O encarcerado não pode viver mergulhado num OCEANO de TRISTEZA e PESSIMISMO; mas deve LEVANTAR a cabeça. Aquele que caminha com a cabeça baixa cairá no primeiro buraco ou então tropeçará na primeira pedra. O detento triste é o terror do presídio... o preso nasceu para as coisas do alto e não para viver no rodapé; quem gosta de rodapé são as baratas.

O detento deve ser HOMEM de VERDADE! Não pode imitar menininhas mimadas e birrentas; mas deve SUPORTAR TUDO sem PESSIMISMO. Deve viver o momento presente somente para agradar a Deus... suportando as alegrias e tristezas sem REVOLTA e sem RECLAMAR. Cada dia já tem as suas provações... então, não é correto se preocupar com o amanhã, como ensina Jesus Cristo: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã! O dia de amanhã se preocupará consigo mesmo. A cada dia basta o seu fardo” (Mt 6, 34).

O detento PESSIMISTA estraga a própria vida e sofre tudo em dobro... sofre os males imaginários... inventa doenças... vive reclamando dos possíveis sofrimentos do dia seguinte. Isso não é bom!

Feliz do preso que RESPEITA o delegado, policiais e funcionários da cadeia; esse agrada a Deus. Infeliz do detento que participa de MOTINS, REBELIÕES, ASSASSINATOS, BRIGAS... QUE DESTRÓI OS MÓVEIS DA CADEIA... QUE PLANEJA FUGA. Isso só faz piorar a situação entre o preso e a justiça. É preciso esperar a hora certa para deixar a cadeia, a hora determinada pela justiça. Ninguém está na cadeia porque caiu do céu por descuido ou estava rezando na igreja. A pior prisão não é esta aqui da terra; mas sim, a prisão do inferno.

O encarcerado precisa saber que a verdadeira liberdade não consiste em andar pelas ruas de uma cidade ou correr pelos campos de uma fazenda; mas sim, consiste em POSSUIR Deus no coração. Quem possui Deus é LIVRE, mesmo estando atrás das grades. Aqui fora existem milhões de “encarcerados”, porque vivem nas garras do Demônio.

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado, policiais e funcionários que cuidam da Cadeia Pública de Várzea Grande.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus da paz abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)