Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos da Cadeia Pública de Alta Floresta – Alta Floresta– MT

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 23 de agosto de 2016

 

Estimados detentos, BUSQUEM a PROTEÇÃO em Deus... Ele é Pai Amoroso e não ABANDONA os seus filhos: “O Senhor é o refúgio do oprimido, seu abrigo nos momentos de aflição. Quem conhece o vosso nome, em vós espera, porque nunca abandonais quem vos procura” (Sl 9, 10-11).

 

O preso é filho de Deus e não pode DESANIMAR por causa da situação; pelo contrário, deve fixar os olhos no Criador e pedir com insistência e humildade a sua preciosa ajuda. É vontade de Deus que o encarcerado MUDE de VIDA; por isso, é preciso APOIAR na FORÇA do Criador: “Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação” (Is 12, 2), e: “Quando o medo me invadir, ó Deus Altíssimo, porei em vós a minha inteira confiança” (Sl 55, 4), e também: “Confio em Deus e louvarei sua promessa; é no Senhor que eu confio e nada temo: que poderia contra mim um ser mortal?” (Sl 55, 11-12).

O detento não pode se desesperar por causa do passado, mas deve levantar a cabeça e buscar a LUZ, isto é, Deus. Somente Deus pode ajudar um pecador voltar para o caminho do bem. É preciso descruzar os braços e realizar o que agrada o Senhor.

PARA SER FELIZ não basta não ser ruim; é preciso ser bom.

PARA SER FELIZ não basta não ter ódio; é preciso ter muito amor.

PARA SER FELIZ não basta não roubar; é preciso fazer caridade.

PARA SER FELIZ não basta ter fé; é preciso testemunhá-la com boas obras.

O preso está num presídio, e não num cemitério... está numa cela, e não num túmulo... não está morto. Ele não pode viver DESANIMADO e com a CABEÇA BAIXA; mas deve lutar pelo bem, ser útil onde está, ser luz com o seu exemplo... respeitar os companheiros de cela, o delegado, os policiais e os funcionários da cadeia.

O encarcerado deve ser humilde e aceitar a punição dada pela justiça. Não deve organizar MOTINS, REBELIÕES, REVOLTAS... NÃO DEVE MATAR O PRÓXIMO NEM QUEBRAR OU QUEIMAR OS MÓVEIS DA CADEIA. É melhor sofrer na cadeia aqui da terra do que queimar na “prisão” do inferno após a morte.

O detento não pode deixar de buscar a Deus por causa dos problemas e dificuldades que surgem pelo caminho. Às vezes os problemas vêm todos de uma vez e a vida começa a balançar... nessas horas de “tempestades” é preciso agarrar nas mãos de Deus e pedir a sua proteção. Quem desanima jamais chegará ao lugar desejado! O desânimo não resolve nada. É preciso buscar força no Deus que tudo pode.

O preso não deve xingar nem se revoltar com as provações e dificuldades de cada dia; mas é preciso MERGULHAR na VIDA de Jesus Cristo e IMITAR o seu exemplo nos sofrimentos.

Jesus Cristo, que nunca pecou, sofreu muito... desde o ventre materno até o Calvário... a sua vida foi um oceano de dores e humilhações. Dos lábios do Salvador saiam somente palavras de paz e de perdão. Quem contempla Jesus na cruz encontra consolo nas aflições e força nas fraquezas. Quem despreza o exemplo de Jesus Cristo para se apoiar nas criaturas vive na ilusão, porque o coração do homem é falso e sem compaixão.

Deus quer que o preso seja santo. São Dimas, o bom ladrão, abriu o coração para Jesus e se santificou... foi para o céu. O mau ladrão, chamado Gestas, fechou o coração para Jesus Cristo e se condenou.

É correto um detento MATAR o seu próximo? Não! MATAR é pecado: “Não matarás” (Ex 20, 13). O homicídio é a morte dada voluntária e injustamente ao próximo. O homicídio é crime horrível, um atentado contra o soberano domínio de Deus, uma injustiça para com a vítima, para com a família dela e para com a sociedade.

É correto um preso cometer SUICÍDIO? Não! O SUICÍDIO é o crime daquele que se dá a morte a si próprio. Este pecado é gravíssimo. NENHUMA RAZÃO PODE DESCULPAR O SUICÍDIO VOLUNTÁRIO.

É correto um encarcerado ESTUPRAR outro que foi preso por ser ESTUPRADOR? Não! Quem faz isso comete um PECADO GRAVÍSSIMO e se iguala ao estuprador. É preciso deixar a justiça PUNIR o estuprador. É também pecado gravíssimo um homem cometer sexo com outro homem, mesmo com a intenção de puni-lo: “Não te deitarás com um homem como se deita com uma mulher. É uma abominação” (Lv 18, 21).

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado, policiais e funcionários que cuidam da Cadeia Pública de Alta Floresta.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Bondoso abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)