Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular

 

Aos detentos do Presídio de São João del Rei – São João del Rei – MG

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 10 de novembro de 2016

 

Prezados detentos, é PRECISO ABANDONAR o caminho das TREVAS e SEGUIR com FIDELIDADE o da LUZ: “O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz” (Sl 18, 9).

 

O encarcerado deve buscar a VERDADEIRA PAZ, somente assim ele será feliz. Para ser feliz, o preso precisa estar em PAZ com Deus, consigo mesmo e com as outras pessoas. Se faltar uma dessas três coisas, o detento sente-se mal. Mesmo estando atrás das grades, o presidiário pode possuir a PAZ que tanto deseja, porque o seu coração não está preso... mas está livre para amar.

Para o encarcerado que não possui Deus no coração, que vive no pecado e que odeia o próximo... a PAZ não virá, mesmo que saia da prisão.

É impossível adquirir a VERDADEIRA PAZ odiando o próximo, na violência, na bebedeira, na prostituição, nas palavras imorais e na vingança. A PAZ reina num coração que se arrepende dos pecados cometidos... que realiza o bem para o próximo, sem interesse.

O detento está preso em uma cela, mas o seu coração está LIVRE para amar a Deus e desejar o bem para o próximo. Infeliz do presidiário que adia a sua CONVERSÃO... que não volta todo inteiro para Deus. Uma ferida, se não for curada imediatamente, pode aumentar e se tornar quase incurável.  Assim acontece na vida espiritual! Cada pecado agrava o estado da alma, aumenta as tristes consequências e enfraquece ainda mais a vontade do preso. É preciso abrir o coração para Deus enquanto é tempo... Deus espera a nossa mudança de vida, mas NÃO ESPERA SEMPRE.

O encarcerado deve suportar com PACIÊNCIA as dificuldades que surgem no Presídio. É melhor sofrer na prisão aqui da terra, do que sofrer no Inferno para sempre. O Inferno é assustador!

O presidiário deve RESPEITAR o delegado, policiais, funcionários e companheiros de cela. Infeliz do detento que promove MOTINS, REBELIÕES e REVOLTAS... que quebra os móveis ou coloca fogo nos colchões... essa rebeldia ofende a Deus.

Sou um padre. Rezo por vocês, delegado, policiais e funcionários que cuidam desse Presídio.

VIVAM EM PAZ!

Que o Deus Infinito abençoe a todos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)