Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

Cartas aos Jogadores de Futebol do Itumbiara Esporte Clube

 

Carta 08

Anápolis, 25 de janeiro de 2005

 

Ao jovem Alessandro,

Jogador do Itumbiara Esporte Clube-GO

 

Caríssimo atleta, que a Paz do Coração de Jesus esteja na vossa alma.

Lembre-se continuamente que não existe vitória sem luta, e muito menos sucesso sem a perseverança. Vivemos num mundo mergulhado na inveja, existem milhares de imitadores de Saul e de Caim, e no esporte, com certeza, existem também muitos invejosos, pessoas que trabalham para destruir o próximo, isto é, que desejam subir na vida pisando nas pessoas. Diante desses doentes, você não deve desanimar, pelo contrário, continue trabalhando com fé e confiança em Deus, e evitando o máximo que puder esse tipo de gente, porque o invejoso é capaz de cometer loucuras.

Citarei agora os efeitos da inveja:

Excita sentimentos de ódio: corre-se o risco de odiar aqueles de que se tem inveja ou ciúme, e, por conseqüência de falar mal deles, de os desacreditar, caluniar, ou de lhes desejar mal.

Tende a semear divisões, não somente entre estranhos, mas no seio das famílias.

Impele à conquista imoderada das riquezas e das honras.

Perturba a alma do invejoso: não há paz nem sossego, enquanto se não consegue eclipsar, dominar os próprios rivais; e, como é muito raro que se chegue a alcançá-los, vive-se em perpétuas angústias(AD. TANQUEREY, 849).

Caríssimo Alessandro, seja devoto dos santos anjos, rezando todos os dias a seguinte oração: “Ó santo Anjo da minha guarda, a cuja custódia e proteção com admirável providência me encomendou o Altíssimo desde o primeiro instante da minha vida; dou-vos graças pelos cuidados que tivestes de mim, pela boa companhia que me fizestes , e pelos perigos de alma e corpo que me haveis livrado. A vós me recomendo de novo, ó meu glorioso protetor; defendei-me dos meus inimigos visíveis e invisíveis; e ajudai-me com as vossas santas inspirações, para que, sendo a elas fiel, consiga gozar da vossa companhia na pátria celestial. Amém (Manual do Devoto de Nossa Senhora Aparecida, 1928).

Rezarei por você todos os dias, para que sejas sempre vitorioso.

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.