Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

Treze Futebol Clube

(Campina Grande - Paraíba)

 

 

Circular 01

Aos jogadores de futebol do Treze Futebol Clube – Campina Grande – PB

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 16 de agosto de 2011

 

Caríssimos, não se desanimem quando surgirem dificuldades pelo caminho, mas perseverem confiando em Deus: “As dificuldades fazem-nos crescer” (Pe. Francisco Faus).

 

Muitos jogadores de futebol não suportam as dificuldades que surgem pelo caminho, abandonam o bem e enveredam pela trilha das trevas. São pessoas que receberam tudo nas mãos, não amadureceram nem enfrentaram uma vida de sacrifício na infância... agora, depois de moços, é que estão se conhecendo: “Ninguém se conhece a si mesmo se não for tentado” (Santo Agostinho), e: “Cada dificuldade que surge no caminho dos nossos bons propósitos nos põe à prova. É um teste de sinceridade. Porque a dificuldade, incitando-nos a desistir ou a recuar, obriga-nos a tomar uma posição, a determinar se queremos ou não” (Pe. Francisco Faus).

Prezados, o jogador de futebol também é chamado por Deus para entrar pela porta estreita e a percorrer o caminho apertado... não existe outro caminho para o Céu a não ser o da cruz: “Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram” (Mt 7, 14).

Não se pode envolver com o esporte e se esquecer do principal dever que é salvar a própria alma; e é impossível salvá-la longe do sacrifício, da renúncia e da penitência: “Lutai para entrar pela porta estreita. Pois, da mesma forma que as árvores, se não sofrem tempestades e chuvas, não podem dar fruto, assim também para nós o século presente significa o inverno, e, a não ser por muitas tribulações e tentações, não nos podemos tornar herdeiros do reino dos céus” (Madre Teodora).

O atleta não pode se desviar do caminho do Céu para buscar uma vida fácil e sossegada no mundo inimigo de Deus e das almas imortais; mas sim, deve abraçar a cruz de cada dia por amor a Deus e perseverar até o fim... até o último suspiro. Ele deve suportar as provações de cada dia com a cabeça erguida e com o coração feliz: “Bem-aventurado o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida que o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1, 12).

Leiam todos os dias um trecho da Sagrada Escritura.

Rezo por vocês e familiares. Que Deus proteja a todos!

Eu vos abençôo e vos guardo no Coração de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.