Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima
Clube Atlético Assisense

(Assis – São Paulo)

 

Circular 01

 

Aos jogadores de futebol do Clube Atlético Assisense – Assis – SP

(Paulista – Segunda Divisão – 2013)

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 15 de junho de 2013

 

Caríssimos atletas, joguem futebol com dedicação, alegria e responsabilidade, mas não se esqueçam de que a amizade com Deus deve ocupar o primeiro lugar em suas vidas. Infeliz do jogador que volta as costas para o Criador: “Se tens a Deus, tens tudo; mas se não tens a Deus, não tens, nem terás nunca absolutamente nada” (Gardonyi).

 

O jogador de futebol também possui uma alma imortal e espiritual; por isso, ele deve se esforçar e trabalhar continuamente para salvá-la... e para salvá-la é preciso buscar força e proteção no Deus Eterno.

É grande loucura abandonar a Deus para buscar refúgio e apoio no dinheiro, nos aplausos, na fama e nos troféus... somente em Deus é possível encontrar refúgio seguro: “É assim que o Senhor continua a proteger-nos: como a galinha reúne os seus pintinhos indefesos. Do Sacrário, Jesus vela pelo nosso caminhar e está atento aos perigos que nos rodeiam, cura as nossas feridas e nos dá constantemente a sua Vida... N’Ele está a nossa salvação e o nosso refúgio. Os pintinhos que buscam refúgio debaixo das asas da mãe são uma imagem do justo que procura proteção no Senhor” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

Prezados jogadores, praticar esporte não é pecado... pecado é se apegar ao esporte e voltar as costas para Deus... pecado é abandonar o Criador para se “alimentar” dos aplausos vazios das criaturas... pecado é construir um pedestal para ser adorado e colocar o Salvador em último lugar. O atleta precisa saber conciliar o esporte e a vida espiritual... muitos ex-jogadores estão infelizes e mergulhados na depressão porque se apegaram ao esporte e desprezaram a verdadeira felicidade que é Deus.

É pura ilusão e rebeldia querer ser feliz longe do Criador... um pedaço de couro não pode alegrar uma alma imortal, somente Deus pode nos alegrar: “O próprio Jesus Cristo promete-nos, já neste mundo, o cêntuplo. Ora, a alegria faz parte deste cêntuplo; e esta alegria, é, sobretudo, a fé que a alimenta” (Bem-aventurado Columba Marmion).

Leiam todos os dias um trecho da Sagrada Escritura.

Rezo por vocês, seus familiares, torcedores e diretoria dessa esforçada equipe.

Eu vos abençôo e vos guardo no Coração Piíssimo de Jesus Cristo.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.