Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta - 23

Anápolis, 18 de fevereiro de 2005

 

Ao jovem Ricardinho,

Jogador do Santos Futebol Clube

 

Caríssimo atleta, que a Alegria do Coração de Jesus esteja na vossa alma.

Jogue o futebol com alegria e entusiasmo, mas não se esqueça de que tudo passa aqui na terra, e que para se salvar é preciso de muita oração: “Quem reza, certamente se salva e quem não reza, certamente será condenado (Santo Afonso Maria de Ligório, A Oração, cap. I, 28).

Muitos ficam cegos, pensando somente no dinheiro e na fama, e assim vivem como se Deus não existisse e como se nunca fossem morrer, e assim, morrem despreparados e se condenam: “Serão abrasados por uma sede tanto mais violenta, quanto a lembrança dessa fonte das águas da vida eterna lhes avivará os ardores: hão de morrer eternamente, como cães, com fome devoradora, estimulada pela recordação do festim a que não podem ter a dita de assistir(São Francisco de Sales, Tratado do Amor de Deus, Livro X, cap. I).

Prezado Ricardinho, seja sábio e prudente, procure conciliar o futebol e a oração, não deixe jamais o mundo desviar os seus olhos de Deus, porque somente n’Ele você encontrará a verdadeira felicidade: “Quem pode fazer-me mais feliz do que Deus? N’Ele encontro tudo(Santa Teresa dos Andes, Carta 81).

Estou rezando pela vossa recuperação. Peça a proteção dos santos anjos todos os dias, e eles te livrarão dos “coices” dos adversários. Reze com fervor essa oração antes dos jogos: “À vossa tutela me recomendo, ó santo Anjo, pois à vossa guarda me confiou a divina bondade. Sou cego, guiai-me; sou ignorante, instruí-me; sou fraco, confortai-me; sou pequenino, protegei-me; sou um caminhante extraviado, reconduzi-me à estrada real; sou preguiçoso, estimulai-me; sou tardo, estimulai-me a progredir no bem. Sobretudo, fazei que aquela extrema e perigosa luta que eu terei que sustentar com os demônios em minha morte, tenha termo feliz, para que, passando a ser companheiro vosso no céu, possa cantar alegremente o hino da vitória: - “Rompeu-se o laço e livres dali saímos(São Pedro Canísio, De excell, cael. Spiritum, in primis de Angeli Custódio ministério, cap. últ. orat. 5).

Parabéns por ter ajudado o glorioso Santos Futebol Clube conquistar o Campeonato Brasileiro de 2004.

Envio-lhe uma breve biografia de São Ricardo; faça uma atenciosa leitura e imite-o na fortaleza.

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria, Mar de Felicidade.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.