Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

042

 

Anápolis, 22 de outubro de 2011

 

Ao meu caríssimo sobrinho Júnior

Santana da Ponte Pensa – SP

 

Prezado, tenha Nosso Senhor Jesus Cristo por amigo e fuja das pessoas que dão mau exemplo: “Não caminhes pela estrada com um aventureiro para não agravares teus males” (Eclo 8, 15).

 

Vivemos num mundo violento! Cada dia que passa ele se torna obscuro e cheio de armadilhas. Diante de tantos perigos é preciso se aproximar de Deus e se afastar daquelas pessoas que trazem no rosto a máscara de amigas: “Vivendo com santos, santo serás; no meio dos maus perverter-te-ás” (Sl 17, 27), e: “As más companhias são satélites do demônio” (São Gabriel de Nossa Senhora das Dores).

Caríssimo sobrinho, é muito difícil encontrar um amigo verdadeiro; existem amigos que o são somente por interesse: “Todo amigo diz: ‘Eu também sou teu amigo’, mas há amigo que o é só de nome” (Eclo 37, 1).

Não apresse em fazer amizades; porque encontrar um amigo fiel e sincero é coisa rara: “Um amigo fiel é um poderoso refúgio, quem o descobriu, descobriu um tesouro. Um amigo fiel não tem preço, é imponderável o seu valor. Um amigo fiel é um bálsamo vital, e os que temem o Senhor o encontrarão. Aquele que teme ao Senhor faz amigos verdadeiros, pois tal como ele é, assim é seu amigo” (Eclo 6, 14-17).

Será que um amigo que convida o outro para bebedeiras, prostíbulos,  drogas, noitadas, vandalismos... é um amigo sincero? Será que esse amigo merece  nossa confiança? Será que podemos abrir as portas de nossa casa para tal pessoa? Cuidado! Quem se envolve com esse tipo de gente acaba se sujando: “Quem lida com piche suja sua mão” (Eclo 13, 1), e: “Mais fácil é contrair uma doença do que dela se curar. Assim acontece que menos nos custa imitar o mau exemplo que outros nos dão, do que deixar nos arrastar pelo seu bom exemplo” (São Gregório Nazianzeno). É próprio da nossa natureza corrompida se deixar mais impressionar pelo mal do que pelo bem.

Uma pessoa que nos convida para ofender a Deus pode a qualquer momento tirar a nossa vida... o cordeiro disfarçado não tardará em mostrar suas garras de lobo.

Fuja das amizades perigosas e interesseiras... daqueles amigos que querem te precipitar no abismo eterno: “Não se deve fugir só dos maus, dos escandalosos e dos libertinos, cuja companhia repugna a um coração bem formado, como também daqueles que conhecemos por escravos do vício. O Espírito Santo nenhuma distinção faz entre pecador e pecador, quando compara o homem  justo na companhia dos maus com o cordeiro entre os lobos (Eclo 13, 21). Dos libertinos se aprende o vício da desonestidade; o soberbo comunica sua soberba; o avarento transmite sua avareza... Todos os vícios, como o da impureza, conduzem ao inferno...” (Pe. João Batista Lehmann).

Lembre-se, caríssimo sobrinho, que a amizade verdadeira em geral é, pois, um trato íntimo entre duas almas para se fazerem bem mutuamente. Pode ficar simplesmente honesta, se os bens que comunicam os amigos são de ordem natural. Mas a amizade sobrenatural é de ordem muito superior. É um comércio íntimo entre duas almas que se amam em Deus e por Deus com o fim de se ajudarem mutuamente a aperfeiçoar a vida divina que possuem. A glória de Deus é o seu fim último, o progresso espiritual é o seu fim imediato, e Jesus Cristo é o traço de união entre os dois amigos (cfr. Compêndio de Teologia Ascética e Mística, Adolfo Tanquerey).

Do meio do lixo também brotam lírios! No meio desse mundo tão impuro também existem boas amizades... então, aproxime dessas boas pessoas e tenha-as por amigas: “Mas dirige-te sempre a um homem piedoso, que tu conheces por observar os mandamentos, que tem a alma conforme à tua e que, se tropeçares, sofrerá contigo” (Eclo 37, 15).

O verdadeiro amigo deseja ardentemente a salvação da alma do próximo e trabalha para que esse progrida na vida espiritual; enquanto que o falso amigo faz totalmente o contrário: luta por desviá-lo do caminho do céu e o aconselha a realizar aquilo que desagrada a Deus.

O amigo fiel está pronto para ajudar o amigo nas alegrias e  tristezas... na saúde e doença... na fartura e miséria; enquanto que o amigo infiel foge e desaparece nas horas difíceis: “O companheiro se alegra com o amigo na prosperidade, no momento de aflição se volta contra ele” (Eclo 37, 4).

O amigo sincero não coloca divisão entre o companheiro e seus pais, mas o aconselha a obedecer-lhes e respeitá-los; enquanto que o amigo interesseiro se esforça para causar divisão nas famílias, colocando os filhos contra os pais.

Caríssimo sobrinho, seja prudente em escolher suas amizades; cuidado para não ser destruído por aqueles que frequentam sua casa.

Existem famílias que abrem as portas de suas casas para pedófilos, estupradores, ladrões, adúlteros, assassinos... pensando que são amigos; mas, essas pessoas perigosas e falsas acabam por destruir essas famílias, não deixando “pedra” sobre “pedra”.

Prezado, seja amigo de seus pais e obedeça-lhes em tudo.

Cuide de sua alma! Lembre-se de que a vida é breve e que a morte não manda recado... esteja sempre preparado para o encontro com Cristo Jesus.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (filho da paixão)

 

 

Outras cartas