Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

043

 

Anápolis, 25 de dezembro de 2011

 

À minha querida tia Lourdes (Leiko Tamura Ramos)

Goiânia – GO

 

Caríssima, que a paz do Coração Santíssimo de Jesus Cristo esteja em sua alma imortal: “O cristão é verdadeiro filho de Deus, na medida em que prolonga no mundo a missão pacificadora do Unigênito do pai, o Bom Jesus, constituído, ele mesmo, nossa paz” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

 

Prezada, hoje é Natal... nasceu o nosso Salvador. Hoje é dia de alegria... grande alegria; não pode haver tristeza num coração onde reina o Deus da alegria infinita: “Alegremo-nos. Não pode haver tristeza no dia em que nasce a vida; uma vida que, dissipando o temor da morte, enche-nos de alegria com a promessa da eternidade” (São Leão Magno).

Hoje é dia de grande alegria: “Não temais, pois vos anuncio uma grande alegria... nasceu-vos hoje na cidade de Davi um Salvador que é o Messias Senhor!” (Lc 2, 10-11).

A verdadeira alegria está em Deus... Ele é a fonte da mais pura felicidade, tudo o que o mundo oferece é triste e ilusório.

Milhões de pessoas buscam essa grande alegria na bebedeira, na prostituição, na imoralidade, em noitadas, na glutonaria, no barulho, em viagens desnecessárias, em conversas vazias... e permanecem frustradas e angustiadas, porque o mundo e as criaturas não podem dar a verdadeira alegria; somente Deus é capaz de dá-la... somente o Infinito pode saciar uma alma imortal: “Fomos feitos para a felicidade, para sermos felizes: o nosso coração tem uma capacidade de infinito, e só Deus o pode saciar perfeitamente... A alegria que a fé nos proporciona é necessária neste mundo. Foi o próprio Deus quem formou o nosso coração, e fê-lo tal que tem necessidade de alegria... O próprio Jesus Cristo promete-nos, já neste mundo, o cêntuplo. Ora, a alegria faz parte deste cêntuplo; e esta alegria, é sobretudo a fé que a alimenta... Quando somos generosos logo de princípio e nos mantemos sempre atentos às luzes da fé, aumenta em nós o amor, porque Deus vai-se dando cada vez mais; e, com a presença de Deus, vai crescendo a alegria de estar ao seu serviço... Quando buscamos deveras a Deus, sem repartirmos o nosso amor pelas criaturas, sem nos buscarmos a nós mesmos pelo amor próprio, o coração sente-se pouco a pouco dilatado, Deus sacia-o e inunda-o de alegria... Fora de Deus só há alegria efêmera e paz ilusória” (Bem-aventurado Columba Marmion).

Caríssima tia, é de causar pena ver milhões de mundanos correndo atrás da alegria, paz e felicidade oferecidas pelo mundo; esses se cansam e jamais as encontrarão... não encontrarão porque o mundo não pode dar aquilo que não possui.

Jesus Cristo disse: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não no-la dou como o mundo dá” (Jo 14, 27).

A alegria que o mundo oferece é uma fumaça... fumaça venenosa... comparando com a alegria vinda de Deus: “Vi que a felicidade do mundo não existe, sempre seu trato me deixa um vazio que Nosso Senhor enche por completo quando estou com Ele na igreja... Vejo que tudo o que é do mundo é vaidade, que a felicidade que podemos encontrar na terra está em servir a Deus” (Santa Teresa dos Andes).

Lembre-se continuamente da grandeza de Deus e não deixe de pensar n’Ele; aquele que deixa de pensar em Deus para pensar nas coisas caducas da terra está roubando d’Ele: “O mundo inteiro não é digno de um só pensamento do homem, porque só a Deus ele é devido; assim qualquer pensamento posto fora de Deus é um roubo que se lhe faz” (São João da Cruz).

Procure “sondar” a Deus... “estudá-Lo”... “investigá-Lo”... Belíssima ocupação! Feliz daquele que emprega boa parte de sua vida nessa preciosa ocupação!

Quando só existia Deus, e não havia ainda nada que existisse com Ele, decidiu criar o mundo. Criou-o por seu pensamento, sua vontade e sua palavra, e o mundo começou a existir como Ele quis e realizou. Basta-nos apenas saber que nada coexistia com Deus. Não havia nada além dele, só Ele existia e era perfeito em tudo. N’Ele estava a inteligência, a sabedoria, o poder e o conselho. Tudo estava n’Ele e Ele era tudo.  E quando quis e como quis, no tempo que havia estabelecido, manifestou o seu Verbo, por quem fez todas as coisas (cfr Santo Hipólito, Do Tratado contra a heresia de Noeto).

Não é bela essa doutrina? Somente a Igreja Católica Apostólica Romana, ÚNICA VERDADEIRA, a possui.

Caso queira conhecer melhor a Nosso Senhor, compre e leia os escritos dos Santos Padres.

Prezada, para possuir a verdadeira alegria é preciso se aproximar, com frequência, do sacramento da confissão.

Além da confissão é preciso: rezar muito, fazer boa leitura espiritual, comungar com frequência, meditar, buscar o silêncio e fazer sempre o bem.

Parabéns pelo seu aniversário! Envio-lhe alguns bombons.

Rezo pela senhora, pelo tio João Miranda Ramos, pelas primas Lija Mítico Ramos e Leda Sayuri, e também pelas crianças Victor Ramos e Aica Alexia Ramos.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Outras cartas