Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

045

 

Anápolis, 19 de março de 2012

 

Ao meu querido sobrinho

Bruno Tavares de Souza

 

Caríssimo, ame a Deus de todo o coração e feche-o para as coisas caducas do mundo: “Ninguém pode ter na vida dois amores ao mesmo tempo. Se uma pessoa ama o mundo, não consegue amar a Deus, porque um amor se opõe muito ao outro” (Santa Catarina de Sena).

 

Veja como a vida passa: cada segundo, minuto, hora, dia, semana, mês e ano que passa não volta mais... a vida passa para não mais voltar... virá o depois, mas o que passou não volta mais; por isso, aproveitemos bem o tempo para realizarmos o bem... somente o bem... somente o que agrada a Deus e o que vai nos deixar tranquilos na hora da morte: “O tempo da juventude é a melhor quadra para fazer a sementeira do que hás de colher mais tarde” (Pe. Alexandrino Monteiro).

Prezado, seja um jovem de Deus, a exemplo de São Luiz Gonzaga, São João Berchmans (padroeiro dos estudantes), Santo Estanislau Kostka e São Gabriel da Virgem Dolorosa; não siga o péssimo exemplo de milhões de jovens que estão jogando a vida fora como se jogasse num lixo de hospital um tumor maligno... não  se pode empurrar ou assassinar a vida; mas sim, é preciso vivê-la com dignidade e intensidade: “Assim andareis de maneira do Senhor, fazendo tudo o que é do seu agrado, dando frutos em boas obras e crescendo no conhecimento de Deus” (Cl 1, 10).

Infeliz do jovem que jogar a vida fora com bebedeira, droga, prostituição, imoralidade, noitada, pornografia... esse será colhido pela morte com as mãos vazias e chorará amargamente diante de Deus na hora do Julgamento: “Ai do jovem que tiver passado a primavera da vida cantando como a cigarra da fábula, porque no outono da morte se pode encontrar sem nada do que se requer para uma viagem feliz para a eternidade” (Pe. Alexandrino Monteiro).

Hoje, infelizmente, milhões de jovens percorrem o caminho da destruição, trevas e do erro... querem ser felizes, alegres e livres, mas tornam-se escravos do demônio, porque buscam a felicidade, alegria e liberdade num copo de bebida alcoólica, no barulho, no sexo fora do matrimônio... o mundo não pode satisfazer uma alma imortal, somente o Deus Eterno pode satisfazê-la; por isso, sejamos escravos de Deus e não do mundo: “Agora libertados do pecado e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final” (Rm 6, 22).

Caríssimo, ande na presença de Deus e não deixe de buscar a santidade por causa da língua dos fofoqueiros, caluniadores e invejosos. Seja amigo íntimo de Jesus Cristo, melhor Amigo... Ele é a verdade, verdade que liberta e que transforma a vida de quem abre o coração a Ele. Milhões de jovens não suportam a verdade e se arrastam atrás da mentira e da falsidade.

Cuidado com as amizades! Esse mundo está se tornando uma jaula com “feras” furiosas... seja prudente na escolha de amigos: “Eu me encontro em meio a leões que famintos devoram os homens; os seus dentes são lanças e flechas, suas línguas, espadas cortantes” (Sl 56, 5).

Reserve um horário para a oração, porque sem oração é impossível alguém se salvar: “Quem reza, certamente se salva e quem não reza, certamente será condenado. Todos os bem-aventurados, exceto as crianças, salvaram-se pela oração. Todos os condenados se perderam porque não rezaram. Se tivessem rezado, não se teriam perdido. E este é e será o maior desespero no inferno: o poder ter alcançado a salvação com facilidade, pedindo a Deus as graças necessárias. E, agora, esses miseráveis não têm mais tempo de rezar” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Prezado, rezar é conversar com Deus. Será que existe ocupação mais amável do que esta?

Leia um trecho da Sagrada Escritura (Bíblia) todos os dias: “Grande precipício e profundo abismo é desconhecer as Escrituras” (Santo Epifânio).

Ame a Santa Igreja Católica Apostólica Romana: Única Igreja fundada por Jesus Cristo: “... tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei  minha Igreja” (Mt 16, 18). Jesus disse MINHA IGREJA... não minhas igrejas.

Participe da Santa Missa, aos domingos, em Santa Fé do Sul, Jales ou Três Fronteiras.

Obedeça a seus pais, seja-lhes dócil, amigo e respeitoso.

Venha participar do Santo Retiro em abril. A vida é curta, não perca essa oportunidade de conhecer melhor a Deus.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Outras cartas