Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

046

 

Anápolis, 04 de novembro de 2015

 

À senhora Concepción Aguilar Tomicha

Puerto Quijarro - Arroyo Concepción – Bolívia

 

Caríssima senhora, suporte as dores do câncer por amor a Jesus Cristo; viva mergulhada na Sagrada Paixão de Nosso Senhor: “O monte Calvário é o monte dos amantes. Todo o amor que não tiver por origem a Paixão do Salvador é frívolo e perigoso” (São Francisco de Sales, Tratado do amor de Deus, Livro XII, cap. XIII).

É muito difícil suportarmos a dores longe da Paixão do nosso Salvador; mas olhando o Senhor na cruz, então nos conformamos.

Assim como o peixe mergulha nas águas do oceano, a senhora deve também mergulhar na Sagrada Paixão de Nosso Salvador. Na Paixão de Cristo nos sentimos seguros e fortalecidos: “Ó Cruz faz um pouco de espaço para mim junto a Jesus... Ó quando será que ardentemente apertarei entre os braços a minha Cruz? Ó Cruz santa deixa que eu te abrace! Longe de ti jamais encontro paz. Sim, é justamente na Cruz que coloquei toda a minha força. Ó Cruz, junto de ti me sinto forte. É sobre a Cruz que aprendi a amar-Te Jesus. Procuro-Te e Te encontro sempre sobre a Cruz. Ó Cruz santa, recebe-me junto a Jesus. Tu morreste sobre a Cruz, nela, faze-me morrer também... Amo a Cruz, a Cruz somente. Amo-a, porque primeiramente Tu a amaste Jesus... Sim, eu a quero, sim, eu a quero Jesus... Glorio-me, Jesus, nas tribulações e te agradeço mil vezes por me tornar sempre mais semelhante a Ti, partícipe dos teus sofrimentos. Sou um fruto da tua Paixão, um rebento de tuas chagas” (Santa Gema Galgani).

Jamais abandone a Sagrada Paixão do Amado Senhor; pelo contrário, viva sempre mergulhada nela: “Vale mais uma lágrima derramada ao lembrar-se da Paixão, do que o jejum a pão e água em cada semana” (Santo Agostinho).

Prezada, o melhor remédio para suportar a dor de um câncer é lembrar que Jesus Cristo sofreu desde o ventre materno... sofreu durante a vida oculta... durante a vida pública... sofreu terrivelmente na Sagrada Paixão... a vida de Jesus foi uma oceano de dores: “Nem ainda Jesus Cristo Nosso Senhor esteve, enquanto viveu, uma hora sem padecer” (Tomás de Kempis, Imitação de Cristo, Livro II, Capítulo XII).

Não é fácil, mas devemos olhar para Jesus Crucificado e carregarmos com paciência, amor e alegria as cruzes de cada dia.

Jesus Cristo é o nosso modelo perfeito no sofrimento.

Subamos ao Calvário!

Contemplamos o Servo Sofredor carregando a pesadíssima cruz às costas. Ele não para nem desanima, o Seu Generoso Coração pulsa de amor pelos pecadores.

Subamos ao Calvário!

Não nos detenhamos na planície da vida fácil e da “poltronice”, porque essa é a atitude de quem não ama o Divino Amigo.

Subamos ao Calvário!

Ouçamos a voz do Inocentíssimo Cordeiro nos convidando: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24).

Ele disse: “...siga-me!”

Está claro que Ele vai à frente com a cruz às costas, e nós, por amor e não obrigados, vamos logo atrás.

Subamos ao Calvário!

O Senhor caminha à frente com a cruz às costas, façamos-Lhe companhia, carregando com amor e alegria a nossa cruz de cada dia.

Subamos ao Calvário!

Não é correto ficarmos encostados no sopé do Calvário, essa atitude é de covardes e indiferentes que não amam o Doce Senhor.

Subamos ao Calvário!

No cume desse monte encontraremos o Esposo Fiel de nossa alma: “O monte Calvário é o monte dos amantes. Todo o amor que não tiver por origem a Paixão do Salvador é frívolo e perigoso” (São Francisco de Sales).

Subamos ao Calvário!

Nada de desânimo ou semblante fechado, mas caminhemos decididamente. Se pelo caminho encontrarmos pedras e espinhos, não desçamos nem paremos, mas com o coração ardendo de amor pelo Inocente Cordeiro, firmemos os nossos passos.

Subamos ao Calvário!

O Senhor nos chama. Não deixemos que a carne e o mundo sufoquem a voz do Amado Senhor. Sejamos dóceis e obedientes Àquele que caminha à nossa frente. Ele quer nos levar para o cume do monte onde cantaremos vitória; enquanto que a carne e o mundo querem nos arrastar para a planície dos vícios, para macularem a nossa alma imortal.

Estimada senhora, lembre-se de que DEUS ESTÁ POR TRÁS DE TUDO, NÃO SE ESQUEÇA DISSO. TUDO O QUE ACONTECE NA NOSSA VIDA OU É PERMISSÃO D’ELE OU A SUA SANTA VONTADE.

Se é Deus quem tudo opera, de onde virão a dor, a infelicidade, a miséria, o pecado e a maldade? A afirmação de que não se pode de modo algum relacionar Deus com o sofrimento incompreensível dos inocentes é destituída de validade. A dor dos inocentes está relacionada com Deus porque o acaso não existe. Em última instância, tudo depende do Senhor, que é sempre a origem. Portanto, seja como for, por trás de tudo está o Senhor. Só não podemos dizer que o pecado e a maldade foram determinados e originados diretamente por Deus, porque semelhante afirmação seria pura e simplesmente incompatível com a essência divina. Digamos apenas que deus permite a maldade. Deus criou os homens como seres livres; deixa-lhes, portanto, a liberdade no querer e no agir, e, por isso, para não destruir a liberdade humana, permite o que não quer. MAS TUDO AQUILO QUE NOS ATINGE É VONTADE DE DEUS (Pe. Richard Gräf).

Caríssima senhora, viva unida a Jesus Cristo crucificado... ofereça as dores pela conversão dos pequenos e grandes pecadores. Se não conseguir rezar por causa das dores, ofereça o sofrimento como oração: “Nas doenças procuremos resignar-nos inteiramente à vontade do Senhor; com isso agradar-lhe-emos mais do que com qualquer outra prática de piedade. Se então não pudermos meditar, olhemos para o crucifixo e ofereçamos a Jesus nossos sofrimentos em união com os que ele sofreu por nós na cruz” (Santo Afonso Maria de Ligório, A prática do amor a Jesus Cristo).

Rezo pela senhora, pelo seu esposo, senhor Aldo, pelos seus filhos e filha. Que todos tenham muita paciência e fé nesse momento difícil.

Que a Paixão do Querido Jesus enteja em nossos corações.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

Outras cartas