Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

050

 

Anápolis, 26 de abril de 2016

 

Ao senhor Léo Barros Almada

Digníssimo Presidente do América Football Club (RJ)

 

Caríssimo, que o Deus Eterno lhe dê muita FORÇA, ÂNIMO e CORAGEM para VENCER todos os OBSTÁCULOS e DIFICULDADES que surgirem pelo caminho: “Junto convosco eu enfrento os inimigos, com vossa ajuda eu transponho altas muralhas” (Sl 17, 30), e: “Eu vos amo, ó Senhor! Sois minha força, minha rocha, meu refúgio e Salvador!” (Sl 17, 2-3), e também: “Animai-vos cada dia, enquanto perdura o ‘hoje’” (Hb 3, 13).

 

Obrigado pelo precioso presente! Fiquei muito feliz ao receber a belíssima camisa do América Football Club (RJ) AUTOGRAFADA por pessoas apaixonadas por esse time tão SIMPÁTICO e ESFORÇADO. Guardarei essa camisa com muito cuidado... sou torcedor do Santos Futebol Clube (SP), mas simpatizo muito com o América do Rio de Janeiro. Admirei a sua educação e atenção.

Depois de muita luta, o América foi rebaixado para a Série B do Campeonato Carioca; não fique DESANIMADO nem TRISTE pelo descenso, depois das TROVOADAS e GRANIZOS o sol BRILHA mais FORTE. A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim, em levantarmo-nos sempre depois de cada queda... Todos caem, mas apenas os fracos continuam no chão... Fracassar não é cair; é recusar-se a levantar... Até os fortes caem um dia, mas se levantam ainda mais fortes no outro. Com certeza o América se levantará em breve para dar muita alegria aos seus torcedores. Ânimo! Coragem! Otimismo! Olhos fixos em Jesus Cristo que ajuda um coração confiante.

Jamais perca a confiança no Deus que tudo pode... não volte as costas para Deus nas horas difíceis, como aconteceu com o Vice-presidente do XV de Piracicaba (SP), Renato Bonfíglio, depois do descenso do seu clube para a Série A2 do Campeonato Paulista. Ele disse: Talvez o problema do XV tenha sido esse: não trazer uns dois ou três “p... loucas”. Tinha muita amizade no elenco e grupinho de igreja. Jogador tem que ir pra putaria. Pobre Vice-presidente! O pecado, a arruaça, a desordem, a noitada, a bagunça... jamais ajudarão um clube. Prefiro a paciência, tranquilidade, calma e humildade do Presidente do Poconé Esporte Clube (MT) que me ligou e disse: O meu time está lutando para não cair... mas alguém terá que cair, pois o futebol é assim.  E o time dele acabou caindo... mas o mundo não acabou... a vida continua. É preciso LEVANTAR a cabeça e RECOMEÇAR. O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência... Se as coisas não saíram como planejamos, podemos ficar felizes por termos hoje para recomeçarmos. A maior de todas as derrotas é permanecermos prostrados por terra sem recomeçarmos... o choramingar é a arma dos covardes e frouxos.

Viva na presença de Deus... seja amigo do bem... lute sem desanimar... cuide de sua alma, pois a vida é breve... passa como um relâmpago.

Trabalhe com CORAGEM, DEDICAÇÃO e CALMA para levantar o América Football Club (RJ): “A calma evita grandes pecados” (Ecl 10, 4).

Muitos acham que a vida é cor de rosa, mas não é bem assim... ela é muita negra... negríssima, isto é, cheia de dificuldades. Somente os batalhadores cantarão vitória... tudo se realiza com grandes sacrifícios: “Setenta anos é o total de nossa vida, os mais fortes chegam aos oitenta. A maior parte deles, sofrimento e vaidade, porque o tempo passa depressa e desaparecemos” (Sl 90, 10).

Seja prudente na contratação de jogadores; existem muitos atletas aproveitadores, preguiçosos, moles e acomodados no “mundo” do futebol.

É importante passar para os jogadores os jogos do Brasil da Copa do Mundo de 1970, da Holanda da Copa do Mundo de 1974, a raça argentina da Copa do Mundo de 1978 e o Pelé Eterno. Ótima “cartilha!”

Não basta o exercício físico e o treino com a bola, mas é preciso dialogar com os jogadores exigindo-lhes esforço, dedicação, atenção e seriedade na hora do jogo... mostrar-lhes o caminho certo a seguir. Foi assim que o treinador do “Carrossel” holandês, Marinus Jacobus Hendricus, “Rinus” Michels, conseguiu tão grande sucesso em 1974. Hoje falta diálogo com os atletas fora do campo; por isso existem grupos de desorientados correndo parecendo baratas tontas... futebol feio e desesperado.

Que o Deus Eterno e Poderoso abençoe o senhor e toda a nação americana.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

Outras cartas e Circulares para equipes de Futebol

 

 

Outras cartas