Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

053

 

Anápolis, 22 de fevereiro de 2018

 

À senhora Erotides Jayme Falluh

 

Caríssima senhora, suporte os sofrimentos e dores por amor a Jesus Cristo... Jesus crucificado. Nosso Senhor está por trás de tudo... também de uma doença: “Se é Deus quem tudo opera, de onde virão a dor, a infelicidade, a miséria, o pecado e a maldade? A afirmação de que não se pode de modo algum relacionar Deus com o sofrimento incompreensível dos inocentes é destituída de validade. A dor dos inocentes está relacionada com Deus porque o acaso não existe. Em última instância, tudo depende do Senhor, que é sempre a origem. Portanto, seja como for, por trás de tudo está Ele. Só não podemos dizer que o pecado e a maldade foram determinados e originados diretamente por Ele, porque semelhante afirmação seria pura e simplesmente incompatível com a essência divina. Digamos apenas que Deus permite a maldade” (Pe. Richard Gräf).

 

Feliz da pessoa que suporta com paciência os sofrimentos com os olhos fixos em Jesus Cristo, na cruz.

Sofrer com paciência as doenças não é menos útil para o corpo do que para a alma; é útil para o corpo, porque, estando tranquilo o doente, está mais bem disposto para que os remédios produzam seu efeito, e assim consiga logo a saúde; a alma ganha um grande mérito e edifica todas as pessoas que visitam o enfermo. Pelo contrário, o doente agitado e irritado, que “briga” com as dores, prejudica seu corpo, causa perdas à alma e incomoda e cansa a todos: familiares, médicos, amigos e outros.

Para ter paciência nas doenças é bom pensar com frequência nos sofrimentos de Jesus Cristo, que é chamado de Servo Sofredor. O enfermo deve contemplar Jesus Cristo atado a uma coluna e recebendo muitas chicotadas... e perguntar: Quem sofre mais... Jesus ou eu que estou nessa cama? É preciso também olhar para Jesus coroado de espinhos... no Calvário sendo crucificado e dizer com sinceridade: Quanta diferença entre essa cama que estou com a cruz do meu Senhor! Eu estou numa cama macia... e Jesus num áspero madeiro... eu com a cabeça apoiada num travesseiro macio, e Jesus com a cabeça coroada de espinhos... eu na sombra, ar condicionado... e o meu Senhor sob um sol escaldante... eu sendo cuidado por médicos, enfermeiras e parentes... e o meu Salvador sendo insultado, xingado e zombado pelos inimigos... se peço água, ela chega imediatamente... enquanto que ofereceram vinagre para Jesus Cristo... eu fico impaciente diante das dores... enquanto que o meu Adorável Deus sofreu tudo com paciência, amor... em silêncio, sem reclamar.

O enfermo deve lembrar com frequência que estamos aqui na terra exilados... num vale de lágrimas e misérias; esta terra, amaldiçoada pelo pecado dos nossos primeiros pais (Adão e Eva) e pelos pecados pessoais que nós acrescentamos, não produz mais que espinhos, trabalho e morte.

É difícil... más é preciso sofrer com paciência... muita paciência... “gigantesca” paciência... ter paciência até “chorar” de vontade de reclamar... “lacrar” a língua dentro da boca e implorar a Deus mais paciência.

Como é difícil ter paciência na dor! Com a ajuda de Deus é possível!

As hóstias são feitas de trigo, mas é preciso moer o grão! É nas estradas de pó que ficam os sinais de teus passos, e não no asfalto! Em geral mal somamos as alegrias e sempre multiplicamos as tristezas! O peso de nossas cruzes aumenta na proporção de nossas reclamações! Sem espinhos, a rosa também é bela, mas não é como Deus a fez! (Pe. Orlando Gambi).

É muito agradável cuidar de uma pessoa que está realmente doente... complicado é cuidar de alguém que “fabrica” doenças. O doente que reclama de tudo... “adoece” a todos... “pânico” geral!

Eu te abençoo e te guardo no Coração Doloroso de Nossa Senhora.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

Outras cartas