Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 003

Anápolis, 19 de março de 2003

 

À monja Valéria Isabel da Trindade O.C.D.

 

Caríssima monja Valéria, recebi com muita alegria a sua carta, espero que você escreva mais vezes, porque podemos fazer um belíssimo e piedoso apostolado através das cartas.

A vida contemplativa levada a sério deve ser muito bonita, porque a monja vive mergulhada no Deus Infinito, e faz tudo para agradá-lO: “No Carmelo experimentamos a calma, a paz de Deus. Pertencemos-lhe e estamos sob sua proteção (Bem-aventurada  Elisabete da Santíssima Trindade). Imagino a felicidade que você possui na alma em viver somente para Nosso Senhor, respirar o mesmo ar que Ele respira, estar sempre em íntima união com Ele, vivendo sempre na sua cela em total silêncio, ocupando somente das coisas do Senhor Deus e longe das criaturas: “No silêncio, na solidão, numa oração que nunca cessa porque se prolonga em tudo, a carmelita já vive, como no céu, somente de Deus (Bem-aventurada Elisabete da Santíssima Trindade), e a mesma diz : “A carmelita deve ser uma pessoa amante do silêncio, mas se a sua caneta se cala, sua alma e seu coração esquecem o espaço para dirigir-se para junto daqueles a quem ela permanece profundamente unida”.

Caríssima monja Valéria, recebi uma revista de Santa Teresinha do Menino Jesus, e li com tristeza que algumas carmelitas e padres carmelitas estão se reunindo de quatro em quatro anos para tratar de assuntos "espirituais"; vi nessa atitude o dedo e o rabo de Satanás. Se uma monja já possui dentro do mosteiro o Seu Divino Esposo, que é a Alegria do seu coração, para que viajar de avião, ônibus, carro, etc., para tratar de coisas secundárias? Para mim, isso é o começo do fim, é o modernismo entrando no Carmelo.

Você disse na sua carta que continua a mesma, que não mudou nada; asseguro-lhe que isso é perigoso para a sua alma. Santa Teresa dos Andes viveu onze meses no Carmelo e se santificou, e você já está há três anos e diz que continua a mesma coisa. Cuidado! Aquele que não faz progresso acaba regredindo, e com certeza Deus lhe pedirá contas de todas as graças: “Jesus me pede a renúncia completa de minha vontade. Se quero ser crucificada à sua semelhança, é necessário viver a cada instante cumprindo perfeitamente sua divina vontade, embora ela me traga sacrifício e imolação(Santa Teresa dos Andes).

Você perguntou como nós estamos. Graças ao Bom Deus e sua Mãe Maria Santíssima estamos bem; rezamos como verdadeiros monges e trabalhamos como autênticos missionários. Não corremos da cruz nem nos escondemos por causa das perseguições, em nossas veias corre sangue de mártires, de pessoas apaixonadas por Jesus Cristo e verdadeiros amigos da cruz: “A cruz é o trono dos que amam a Jesus Cristo de verdade. As cruzes, os desprezos, as dores, as aflições são os verdadeiros tesouros dos que amam a Jesus Crucificado. A cruz é o tesouro precioso que só pode ser conservado quando sepultado em humilde silêncio(Santa Margarida Maria Alacoque).

Eu te abençôo e te guardo no Sacratíssimo Coração de Jesus, nossa Clausura de amor.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.