Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 08

Anápolis, 27 de novembro de 1999

 

Revmo. Pe. Jorge Humberto Pacheco, rpss.

Digníssimo Reitor do Seminário Maior Arquidiocesano de Brasília,

Nossa Senhora de Fátima

 

Venho por meio desta responder a vossa carta, para esclarecer a respeito do meu Instituto e da minha idoneidade.

O meu Instituto é novo e foi fundado com a autorização verbal do senhor Bispo Dom Manuel Pestana Filho, Bispo de Anápolis-GO, sendo que a aprovação para o noviciado e votos, conforme documento anexo, foi por escrito. Envio também cópia do Jornal “A Folha de Anápolis”, que fez uma pesquisa na Cúria Diocesana de Anápolis sobre as congregações existentes na Diocese, onde a nossa é citada.

Quanto a idoneidade, esclareço através de uma carta escrita pelo próprio Dom Manuel ao bispo Dom José de Aquino da diocese de Rio Preto-SP, quando estive trabalhando nesta por determinado tempo.

Para o ingresso dos irmãos no vosso Seminário, pedi ao Dom Manuel que falasse com o Cardeal Dom Falcão, ele mandou que nós mesmos falássemos. O Ir. Ênio foi pessoalmente conversar com o Cardeal e recebeu a permissão verbal.

Peço encarecidamente uma resposta, por escrito, sobre a permanência ou não dos irmãos no vosso Seminário, se possível, até o dia 03 próximo, porque caso não sejam mais aceitos, preciso de tempo para encontrar outro Seminário tão sério e tão fiel à Igreja Católica quanto ao vosso.

Conto com vossas orações para iniciarmos um novo milênio com mais amor e fidelidade à Igreja Católica.

 

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.