Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

CIRCULAR 002

 

ASSOCIAÇÃO VOCACIONAL SÃO JOÃO MARIA VIANNEY

 

Circular n° 02 – 23-01-2008

 

Caríssimo Associado, reze fervorosamente, pedindo que Deus envie santas vocações: “Rogai ao Senhor da colheita que envie operários para a sua colheita” (Mt 9, 38).

 

Ninguém pode se esquivar desse dever, isto é, de rezar pelas vocações, de pedir santas vocações: “A responsabilidade da difusão do Evangelho que salva é de todos, de todos os que o receberam. O dever missionário recai sobre todo o Corpo da Igreja. De maneira e em medidas diferentes, é certo; mas todos, todos devemos ser solidários no cumprimento deste dever. Assim, pois, que a consciência de cada crente se pergunte: Tenho cumprido o meu dever missionário? A oração pelas Missões é o primeiro modo de pôr em prática este dever” (Paulo VI, Alocução na recitação do Ângelus, 23-10-1977).

São milhões os adolescentes e jovens que vivem apegados às coisas da terra, que servem o mundo e que seguem as suas máximas; peçam a Deus, para que Ele os ajude a esvaziarem o coração das coisas da terra, principalmente do apego aos familiares: “Portanto, para se chegar a uma perfeita intimidade com Deus, é necessário um desapego total das criaturas. Falando mais detalhadamente, é preciso que nos desprendamos das afeições desordenadas aos nossos parentes.

Disse Jesus Cristo: ‘Se alguém quer vir após mim, e não odeia seu pai, sua mãe, mulher e filhos, irmãs, irmãos e até mesmo sua vida, não poderá ser meu discípulo’ (Lc 14, 26). Por que este ‘ódio’ aos parentes?

Muitas vezes, quando se trata de bens espirituais, nossos maiores inimigos podem ser nossos parentes: ‘Os inimigos dos homens serão as pessoas de sua própria casa’ (Mt 10, 36). São Carlos  Borromeu dizia que indo à casa de seus parentes, voltava sempre espiritualmente mais frio. Perguntaram, certa vez, ao Pe. Antônio Mendozza porque não queria pousar na casa de seus parentes. Ele respondeu: ‘Porque eu sei por experiência que em lugar nenhum os religiosos perdem tanto a piedade como em casa de seus parentes” (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do amor a Jesus Cristo, cap. XI).

São muitos os jovens que arranjam uma desculpa para não seguir a Cristo Jesus; esses correm grande risco de se condenar eternamente: “Corre grande perigo de condenar-se quem não segue o chamado de Deus só para satisfazer os pais” (Idem).

É preciso rezar pelas vocações e dizer aos jovens que não existe felicidade longe de Deus: “Quem pode fazer-me mais feliz do que Deus? N’Ele encontro tudo” (Santa Teresa do Andes, Carta 81).

São 350 Associados espalhados por Goiás, Ceará, Minas Gerais, Pará e Distrito Federal. Rezemos para que Deus nos envie mais pessoas fervorosas para rezar pelas vocações.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Nosso Senhor.

 

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.