Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 48 – 03-12-2018

 

Caríssimo (a) benfeitor (a), o Santo Natal está chegando… limpemos o nosso coração com a “vassoura” de uma Confissão sincera, verdadeira e cheia de arrependimento. Não basta se confessar, mas é preciso se arrepender de todos os pecados: veniais e mortais: Sem arrependimento não há perdão nem mesmo na confissão. Deus não perdoa nenhum pecado, mortal ou venial, se não estamos arrependidos: “A dor dos pecados consiste num desgosto e numa detestação sincera da ofensa feita a Deus” (São Pio X, Catecismo Maior, 705).

 

Milhões de pessoas olham para o Santo Natal com olhos mundanos… abraçam essa festa como se fosse uma festa materialista… “regada” com bebedeira, glutonaria… barulho, algazarra, viagens vazias e inúteis, presentes, reuniões familiares pagãs, perda de tempo em diálogos frívolos… “desfile” de modas estranhas para os familiares… ostentação, luxo, pompa e outros. Diante desse abismo de vaidades… o aniversariante do dia, o Menino Jesus, é totalmente esquecido, deixado de lado… fica no “quintal” dos corações: “Com demasiada frequência, infelizmente, a maneira como se vive e apreende o Natal hoje é prejudicada pela mentalidade materialista” (Papa Bento XVI).

Devemos olhar para o Santo Natal com os olhos cheios de amor, sinceridade, humildade, fé, alegria e com o coração desejoso de santidade. Não podemos jogar o Santo Natal fora com ações que não agradam a Deus.

Contemplemos o Menino Jesus na pobre gruta de Belém… Ele que iniciou o seu sofrimento não no Calvário; mas sim, no seio de Maria Santíssima… Ele sofreu desde o ventre materno. Qual é a nossa atitude diante das provações e dificuldades?

O nosso Salvador nasceu como homem… com lágrimas nos olhos, com dores no delicado corpo, com frio em todos os membros e com falta de tudo! Temos coragem de sofrer algo por seu amor, ou somos “pele” de ovo… “bonecas” mimadas?

O nosso querido Amigo nasceu como servo e não como rei, nasceu na humilhação, nasceu com toda a sua divina grandeza encoberta. Temos coragem de servir a Jesus Cristo, ou dedicamos a nossa vida para servir ao mundo, inimigo perigoso da nossa alma? É muito perigoso desprezar o Menino Jesus… Ele será o juiz após a nossa morte.

O nosso bondoso Senhor nasceu numa gruta úmida e fria, onde faltava o aconchego do lar doméstico, um berço, o asseio… faltava tudo! E nós, por que reclamamos de tudo e de todos? Queremos uma vida fácil e confortável… longe do sacrifício, renúncia e mortificação! É assim que seguimos a Cristo Jesus?

O Menino Jesus nasceu durante a noite, quando todos dormiam, quando ninguém o esperava, quando os homens, cansados uns dos trabalhos, outros dos divertimentos, se entregavam ao sono. Ele, nosso Deus, não quis se aparecer… se exibir… ser o “centro”… chamar a atenção das criaturas! Como nos comportamos? Gostamos de ser aplaudidos e elogiados?

O Menino Deus nasceu pobre para nos ensinar que não devemos prender o nosso coração às riquezas do mundo. Milhões de pessoas possuem muito dinheiro… muitos bens materiais… prendem o coração naquilo que passa. Jesus é rico e nasceu na pobreza! Ele nos ensina a não colocar o coração nas coisas que passam… morreremos e não levaremos nada para a outra vida… somente o bem praticado. É importante saber que Deus pedirá contas do nosso dinheiro na hora da morte: “A nós, também nos serão pedidas contas do que tivermos feito com os dons divinos. E o que é que Deus nos deu? Ora, absolutamente tudo: a vida natural e a vida sobrenatural pelo Batismo, e tudo aquilo que elas implicam. O tempo da nossa vida, as qualidades pessoais, as próprias coisas materiais e até o dinheiro de que necessitamos são dons de Deus” (Monge Edouard Clerc).

Abramos o nosso coração para o Menino Jesus… talvez esse venha a ser o nosso último Santo Natal! Não entremos na “onda” perigosa, ingrata, pagã, imunda e vaidosa do mundo… não joguemos terra, lama, pregos, espinhos e veneno na manjedoura do Menino Deus; mas sim, lancemos as pétalas de uma oração fervorosa… o perfume do arrependimento verdadeiro… a água cristalina da união sincera com o nosso Salvador. Ele, Deus Bendito, merece todo o nosso amor!

O Menino Jesus quer que sejamos santos… grandes santos… quer que evitemos o pecado… que esvaziemos o nosso coração das coisas vazias e caducas dessa terra. O nosso Deus Infante quer o nosso coração somente para Ele… o seu amor é exigente e não aceita um coração dividido.

Envio, de presente, o Catecismo sobre Nosso Senhor Jesus Cristo (500 perguntas com respostas). Faça um bom estudo!

Eu te abençoo e te guardo no Coração do Menino Jesus, Oceano de amor.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Circular nº 48 – 03-12-2018”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_48.htm

 

  Outras circulares