Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

CIRCULAR 002

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO - ANÁPOLIS-GO

 

Circular n° 02 – 05-11-2007

 

Caríssimo membro da Associação dos Consoladores de Jesus Agonizante no Getsêmani, que o seu coração esteja unido a Cristo, nosso melhor Amigo: “Quem escolheu a Jesus por amigo, pôs-se à sombra de boa árvore; pois, em Jesus, terá um escudo que a toda hora do dia e da noite o estará protegendo contra os assaltos de seus inimigos” (Pe. Alexandrino Monteiro).

Escrevo-lhe essa Circular para convidá-lo (a) a buscar a santidade de vida. Lembre-se de que a vida passa como um sopro e que a morte não avisa. Não deixe para buscar a santidade amanhã, pois poderá ser tarde, busque-a hoje, porque o (a) senhor (a) não sabe o dia em que seu coração vai parar de pulsar.

Eis os principais meios para se chegar à santidade, segundo Santo Afonso Maria de Ligório:

 “1°. Evitar todo o pecado deliberado, mesmo leve. Se tivermos a desgraça de cair em alguma falta, cuidado para não ficarmos perturbados e impacientes conosco mesmos. Devemos fazer com calma um ato de contrição e de amor a Jesus Cristo, prometendo-lhe não mais ofendê-lO, e pedir-lhe a graça de lhe sermos fiéis.

2°. Desejar chegar à perfeição dos santos e sofrer tudo para agradar a Jesus Cristo; se não tivermos esse desejo, pedir ao Senhor que no-lo conceda por sua bondade. Sem um verdadeiro desejo de nos santificarmos, não daremos jamais um passo sequer rumo à santidade.

3°. Estar bem resolvido a atingir a perfeição. Sem essa firme resolução, age-se com fraqueza e não se tem a coragem de superar os obstáculos; ao contrário, com o auxílio divino que nunca falta, uma alma resoluta vence tudo.

4°. Fazer cada dia duas horas ou, ao menos, uma hora de oração mental, e nunca omiti-la sem verdadeira necessidade por qualquer aborrecimento, aridez ou agitação, em que nos encontremos.

5°. Comungar mais vezes na semana, de acordo com o diretor espiritual. O mesmo se diga das mortificações externas, como jejuns, etc. Fazendo alguém tais penitências sem a permissão do diretor espiritual, expor-se-ia a estragar a saúde ou a cair na vanglória. É, pois, necessário que cada um tenha seu diretor espiritual, a fim de submeter-se e obedecer a ele.

6°. Rezar continuamente. Recomendar-nos a Jesus Cristo em todas as necessidades. Recorramos também à intercessão do nosso Anjo da Guarda, dos nossos santos padroeiros e, principalmente, da Santíssima Virgem, por cujas mãos Deus nos dá todas as graças” (A Prática do Amor a Jesus Cristo, Resumo das Virtudes).

Hoje, infelizmente, milhões de pessoas zombam da santidade. Não lhes dê ouvidos; pelo contrario, com o coração cheio de fervor corra pelo caminho da perfeição: “Porquanto, é está a vontade de Deus: a vossa santificação” (1 Ts 4, 3).

Caríssimo (a) Associado (a), reze fervorosamente às quintas-feiras à noite, das 23:00 à meia-noite para consolar a Cristo Jesus; essa oração agrada a Nosso Senhor e deixa o demônio furioso: “Jesus deu-me a conhecer como Lhe é agradável a oração reparadora, dizendo-me: a oração da alma humilde e amante desarma a ira de Meu Pai e alcança um mar de bênçãos. Terminada a adoração, na metade do caminho para a cela, fui cercada por uma multidão de cães negros e grandes, que pulavam e uivavam, querendo despedaçar-me. Percebi que não eram cães, mas demônios. Um deles disse com raiva: por nos teres tirado esta noite tantas almas, nós te despedaçaremos. Respondi que, se essa é a vontade de Deus misericordiosíssimo, despedacem-me, pois eu o mereci com justiça, porque sou a mais miserável dos pecadores, e Deus é sempre santo, justo e infinitamente misericordioso. A essas palavras os demônios responderam todos juntos: fujamos, porque não está sozinha, mas com ela está o Todo-poderoso. – E desapareceram do meu caminho como o pó, como o tropel da estrada, e eu tranqüila, terminando o ‘Te Deum’, ia para a cela refletindo sobre a infinita e imensurável Misericórdia Divina” (Santa Faustina  Kowalska, Diário, 320).

Ame a Nosso Senhor sobre todas as coisas e faça o bem ao próximo, e Deus que vê tudo o (a) recompensará.

Seja firme! O Céu é a Pátria dos fortes e valentes!

Envio-lhe, como presente, um CD sobre Sede Santos!

Eu te abençôo e te guardo no Sacratíssimo Coração de Cristo Jesus.

 

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.