Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Circular 001

 

Aos enfermos do Hospital Nossa Senhora Aparecida – Setor Central – Anápolis – GO

 

Circular n.º 01

 

Anápolis, 03 de novembro de 2011

 

Caríssimos, não fiquem desanimados diante da enfermidade, mas sofram com paciência e com a intenção de agradar a Cristo Jesus que morreu numa cruz: “Quando estiveres doente, oferece com amor os teus sofrimentos, e eles se converterão em incenso que se eleva em honra de Deus e que te santifica” (São Josemaria Escrivá, Forja 791).

 

O enfermo não pode se desesperar nem desanimar diante das doenças que, como “furiosas tempestades”, sacodem o seu corpo tentando aniquilá-lo; mas o mesmo deve sofrer todas as dores com os olhos fixos em Cristo crucificado… deve ser um “mártir” no leito de dor, mergulhado na Paixão do Servo Sofredor: “Muitos são mártires no leito. O cristão jaz no leito, atormentado pelas dores; reza e não é ouvido; ou talvez seja, mas é posto à prova, experimentado, flagelado para que seja recebido como filho. Faz-se mártir no leito e recebe a coroa d’Ele que, por ele, esteve pendente da Cruz” (Santo Agostinho, Sermão, 286).

Disse Jesus Cristo: “Entrai pela porta estreita… Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida Eterna…” (Mt 7, 13-14).

O enfermo que suporta com paciência, alegria e amor as dores da doença, conformando com a santa vontade de Deus, já entrou pela porta estreita e está bem adiantado no caminho apertado… já está quase “tocando” o céu com o coração: “Querido irmão doente! Se alguém ou alguma coisa te faz pensar que chegaste ao fim da estrada, não acredites! Se tens conhecimento do Amor eterno que te criou, sabes também que, dentro de ti, há uma alma imortal. Existem várias estações na vida; se porventura sentires chegar o inverno, quero que saibas que não pode ser a última estação, porque a última será primavera: a primavera da ressurreição. A totalidade da tua vida estende-se infinitamente para além das suas fronteiras terrenas: prevê o Céu” (Bem-aventurado João Paulo II, Saudação aos enfermos, 13 de maio de 2000).

Prezados enfermos, não deixem o desânimo e o pessimismo aninharem em seus corações… vocês são jóias preciosas: “Os enfermos são as meninas dos olhos de Deus” (São Camilo de Lellis).

Rezo por vocês e familiares.

Desejo-lhes rápida melhora.

Eu vos abençôo e vos guardo no Bondoso Coração de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.