Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Clique no número desejado

 

 

 

Circular 1

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 01 - 31/01/1995

 

Quero de todo o coração nesta circular, incentivá-los a erguerem o estandarte e a bandeira da perseverança, sem a qual todo o nosso trabalho se torna perdido e inútil aos olhos de Deus.

De nada vale ter sido santo por longo tempo, se no fim da vida se morre pecador. Disse Nosso Senhor e Grande Salvador, Jesus Cristo: "Aquele que perseverar até o fim, esse será salvo" (Mt 10,22).

Sem perseverança não há salvação. Perseverar significa viver com Deus até na hora da morte. Na perseverança no bem até o fim de nossa vida está o princípio da nossa eterna felicidade.

Sem a perseverança final todos os esforços são inúteis; não adianta ser bom uma vez na vida ou durante alguns anos, nós temos que perseverar até o fim. Penitência, orações, sacramentos e boas obras sem a perseverança final é como o fumo que se desvaneceu.

O segredo da nossa salvação está na perseverança no bem. Todas as pessoas começam uma obra, mas somente os santos, os de boa vontade perseveram até o fim.

O caminho para o céu é um caminho estreito e cheio de pedras e espinhos, quem for covarde e frouxo jamais conseguirá percorrê-lo.

Nós não devemos olhar para os sacrifícios da vida, porque não sabemos quanto ela durará. Devemos olhar somente para o dia presente.

É triste olhar para o crucifixo e ver Jesus de braços abertos, e depois olhar para os seus seguidores e ver noventa por cento de braços cruzados, servindo o mundo e o demônio. Peçamos a Deus a graça de trabalhar e sofrer com Ele.

Sejam perseverantes hoje, e considerem cada novo dia como se fosse o último que Deus lhes concede.

Não adianta começar bem, é preciso perseverar até o fim e santamente. Muitos começam bem e com louváveis propósitos, mas uma simples tentação ou desânimo, já é motivo para jogar tudo fora e começar a prestar culto a Satanás e aos ídolos de pano.

Perseverar quando tudo vai bem é muito fácil; quero ver um cristão perseverar quando a cruz pesar em suas costas, quando tudo se tornar trevas e quando a secura espiritual tomar conta da sua alma.

Jesus não prometeu o Paraíso para ninguém aqui na terra, a terra é lugar de provação e sofrimento, aquele que abraçar a cruz com amor e perseverar com alegria, esse será salvo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 01 - 31/01/1995 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 2

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 02 - 25/06/1995

 

Na Encíclica “Redemptoris Missio”, nº3, o Santo Padre, o Papa João Paulo II diz: “Sinto chegado o momento de empenhar todas as forças eclesiais na nova evangelização e na missão ad gentes. Nenhum crente, nenhuma instituição da Igreja se pode esquivar deste dever supremo: anunciar Cristo a todos os povos”.

Nós temos o dever de ouvir e colocar em prática esse pedido do Santo Padre. Sabemos muito bem que em volta de nós existem católicos que estão vivendo piores que os pagãos e se vangloriam disso: “… eles não só as fazem, mas ainda aplaudem os que as praticam(Rm 1,32). Vendo tanta podridão e paganismo perto de nós, não podemos ficar de braços cruzados vendo o barco afundar e milhares de almas se perdendo na lama do pecado.

Chegou o momento, é agora e não amanhã, de arregaçarmos as mangas e trabalharmos pela salvação das almas, lembrando daquele pensamento que já conhecemos: “Uma alma inflamada do amor de Deus não consegue ficar parada (Santa Teresa do Menino Jesus).

Precisamos com urgência, levar todas as pessoas a descruzarem os braços e a trabalharem dentro da Santa Igreja Católica Apostólica Romana, obedecendo a Hierarquia da mesma e  serem o braço direito dos sacerdotes.

Cada membro deve ser um missionário apaixonado por Deus e pelas almas. Quem tem preguiça, desânimo, moleza, possui cabeça de vento… etc, não serve para o nosso apostolado.

Os superiores deverão incentivar os membros a visitarem os hospitais, cadeias, velórios, enfermos nas casas, pregar missões nas cidades, povoados, fazendas, rezar nas casas e nas praças, fazer encontros e retiros… etc.

O Decreto “Ad Gentes”, nº 36 diz: “Como membros de Cristo vivo, a Ele incorporados e configurados pelo Batismo e também pela confirmação e a Eucaristia, obrigados se acham todos os fiéis ao dever de cooperar na expansão e dilatação de seu corpo, para o levarem quanto antes a plenitude”.

A Santa Mãe Igreja convida “todos os fiéis”, dizendo que são “obrigados” a cooperar na expansão e dilatação de seu corpo. Diante dessa insistência e apelo da Mãe Igreja, nós, os seus filhos, devemos estudar a sua Doutrina e depois, cheios de convicção, conquistar todas as pessoas para Deus, ajudando cada católico a ser um missionário de verdade, deixando para trás o comodismo, a preguiça e colocando em prática tudo aquilo que aprendeu, lembrando dessas terríveis palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Aquele a quem muito se deu muito será pedido. E a quem muito se houver confiado, mais será reclamado (Lc 12,48).

Nesse mundo tão frio o congelado espiritualmente, precisamos ser o cobertor para aquecê-los; quantos estão morrendo de frio espiritualmente, por falta de alguém que venha ao encontro para socorrê-los com o calor espiritual.

Concluo essa Circular com as palavras do Papa Pio XII: “A catolicidade é uma nota essencial da verdadeira Igreja: a tal ponto que um cristão não é verdadeiramente afeiçoado e devotado a universalidade dela, desejando que ela lance raízes e floresça em todos os lugares da terra”.

E você? Sente esse desejo? Então trabalhe com coragem e amor.

Desejo a todos um feliz trabalho missionário.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 02 - 25/06/1995 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 3

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 03 - 09/07/1995

 

Sê firme e corajoso… Sê de fato firme e corajoso… sê firme e corajoso… Não temas e não te apavores, porque o senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes(Js 1,6-7.9).

Caríssimos Irmãos e Irmãs e amados Lanceiros de Lanciano, sejamos hoje, no meio desse mundo mergulhado na apostasia e na indiferença religiosa, outros "Josués", isto é, pessoas firmes na fé e corajosas, prontas a enfrentar todas as perseguições e dificuldades por amor a Nosso Senhor Jesus Cristo, que padeceu e morreu numa cruz para nos salvar.

Caríssimos, Josué foi forte e corajoso, um verdadeiro soldado de Deus; também nós precisamos adquirir essa firmeza desse glorioso seguidor do Deus Altíssimo, lembrando de que a perseguição ao invés de desanimar os Santos, dava-lhes mais coragem e ânimo para lutarem contra os inimigos de Deus.

Se formos fortes e perseverantes, venceremos qualquer batalha, porque Deus nunca abandonará aquele que trabalha com perseverança e reta intenção, e feliz de quem suporta as perseguições por amor e com alegria, porque esse já é um forte candidato para o céu.

Josué não se intimidou diante das robustas muralhas de Jericó, ele simplesmente depositou toda a sua confiança no poder de Deus; e aquilo que era impossível para um homem, tornou-se possível com a ajuda de Deus, e tudo se desmoronou.

Também nós, caríssimos, com freqüência nos deparamos diante das muralhas de Jericó, que é tudo aquilo que nos atrapalha a aproximar de Deus: perseguições, desânimo, tentações, etc.

O que devemos fazer? Correr? Desanimar? Fracassar? Nada disso! A pérola só mostra o seu brilho depois de polida; o mesmo acontece com o cristão, esse só mostra as suas virtudes depois de purificado na escola da provação e perseguição. Chegou agora o momento de você, caríssimo, provar se realmente é um soldado de Deus ou se é um fantoche do demônio, isto é, um bonequinho que obedece prontamente as suas ordens, principalmente aquela de não trabalhar para Deus. É horrível, nascer para ser luz e viver nas trevas, e nascer para vencer e viver derrotado; é bom lembrar aos frouxos de que diante do drama do Calvário, ninguém tem desculpa para não perseverar.

Caríssimos, para seguir a Deus é preciso de boa vontade, convicção, firmeza e disponibilidade. Quando a cruz se tornar muito pesada, pensemos na Paixão de Nosso Senhor e tudo ficará mais leve, porque sem a Paixão de Jesus Cristo, os fracos seriam mais fracos, e os fortes se tornariam covardes.

Peçamos a Deus, firmeza e coragem, para vencermos todos os obstáculos que aparecerem na nossa vida, somente com sua graça teremos forças para vencer as muralhas de Jericó, que vão sempre aparecer diante de nós para impedir o nosso crescimento na santidade.

Desejo a todos muita firmeza e coragem no trabalho apostolar.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 02 - 09/07/1995 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 4

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 04 - 19/12/1995

 

Caríssimos irmãos e irmãs, o ano de 95 já está no final e eu, sendo o Fundador e Diretor do Instituto e do Movimento, quero agradecer-lhes e dar os parabéns pelo maravilhoso, frutuoso e corajoso trabalho apostolar que realizaram com tanto carinho, perseverança e dedicação nesse ano.

Que o ano de 96 seja também um ano cheio de valentia; isto é, um ano de maior colheita no campo apostolar; devemos nos transformar em verdadeiros caçadores e conquistadores de almas para Deus, caminhando sempre unidos ao Santo Padre, o Papa: “O doce Cristo na terra (Santa Catarina de Sena) e aos senhores bispos unidos ao Papa, pedindo também a proteção da Santíssima Virgem Maria, dos Santos Anjos e Santos.

O que verdadeiramente importa é procurar as almas uma a uma, para aproximá-las de Deus (A. Del Portilo). Cada membro deverá no ano de 96 trabalhar incansavelmente na sua Fortaleza, juntamente com o Lanceiro Auxiliário, principalmente agora, que cada Fortaleza foi divida em Legiões, para transformar cada Fortaleza num belíssimo jardim de almas para Jesus e Maria.

Deverão usar todos os meios possíveis para conquistar todas as pessoas para o Movimento e também para o Instituto.

Para isso, aproximemo-nos do Senhor, que é Luz e Força, unamos a Ele como o sarmento à videira (Jo 15,5). Sem santidade pessoal, não é possível nenhuma ação apostólica frutuosa, todo trabalho se torna estéril e árido, e os frutos serão podres.

Um cristão que trabalha unido a Deus jamais perderá batalhas. Nada de preguiça nem comodismo, trabalho, oração e mais oração, sacrifício e mais sacrifício, insistência e mais insistência, convites e mais convites; sendo que o exemplo de vida deve ocupar o primeiro lugar, e assim no final de 96, a sua Fortaleza será realmente um jardim de santidade, de almas perfumadas da Graça de Deus.

Nenhum membro deverá ficar ocioso; “O ferro se enferruja quando se não usa. O ar se corrompe e gera doenças quando não é agitado por muito tempo. A água sem correnteza torna-se fétida e nela se desenvolvem os insetos. Assim também o corpo que se corrompe pela preguiça, torna-se uma sede de todas as mas inclinações(São Bernardo de Claraval).

A ociosidade é má conselheira. Por isto, um Padre da Igreja dizia: “Um homem ocupado só tem um demônio para o tentar. O preguiçoso tem cem”. É proibido permanecer no Instituto e no Movimento, pessoas acomodadas, preguiçosas, parasitas, etc.

A preguiça é um grande mal. É mãe de todos os males.

Preguiçoso não entra no céu. O Reino dos céus padece violência. Só quem luta o alcança.

Concluo essa Circular com as palavras do Papa João Paulo II, 09-12-95: “O caminho que Jesus vos indica não é cômodo; parece antes uma vereda que vai até ao cume da montanha. Não percais a coragem!”.

 

Desejo  a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 04 - 19/12/1995 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 5

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 05 - 15/01/1996

 

Caríssimos irmãos e irmãs no serviço apostolar, essa é a  primeira Circular de 96, quero iniciar esse ano dizendo a todos: coragem!

Esse ano deve ser de graça e de grande colheita de almas, por isso, enfrentemos todas as perseguições com serenidade e perseverança, sem jamais esmorecermos: “Os que se haviam dispersado iam por toda a parte, anunciando a palavra de Deus (At 8,4). “Observai como os cristãos, mesmo no meio de infortúnios, continuam a pregação, ao invés de descuidá-la (São João Crisóstomo). Diante das oposições dos homens vazios de Deus, não devemos cessar de pregar a  Santa Palavra, porque já estamos convencidos de que a doutrina de Jesus Cristo, nosso Querido Rei, traz a salvação eterna e é, além disso, a única que pode tornar este mundo mais justo e mais humano.

O melhor meio para conquistar almas para Deus é levarmos uma vida fervorosa, firme e vivermos primeiro aquilo que pregamos.

Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim(Jo 15,18). Se o caminho de Jesus foi de espinhos e pedras, nós não podemos desejar um diferente. Nenhuma dificuldade nos deve surpreender: “Tende por suprema alegria, meus irmãos, ver-vos rodeados de diversas provações(Tg 1,2). Quanto mais formos perseguidos no nosso apostolado, mais ele será frutuoso, e sendo bem aceita a perseguição, amadureceremos rapidamente na fé.

Ao invés  de calar a boca e fugir diante das calúnias, críticas, ameaças e oposições, os Apóstolos: “Todos os dias não cessavam de ensinar e de pregar o Evangelho de Jesus Cristo no templo e pelas casa (At 5,42).

Quando o ambiente se torna mais sectário ou se afasta mais de Deus, devemos sentir como que uma chamada do Senhor para que manifestemos com a nossa palavra e com o exemplo da nossa vida, que Cristo ressuscitado está sempre entre nós, e que sem Ele o mundo e o homem perdem o seu eixo e o seu rumo. Caríssimos irmãos e irmãs: coragem! Quanto maior for a escuridão, maior a urgência da luz. E vocês são chamados por Jesus para iluminarem os que vivem na escuridão: “Vós sois a luz do mundo (Mt 5,14). Se não iluminarmos os que vivem na escuridão, teremos que prestar uma terrível conta para Deus no dia do Juízo (Ez 33,7 ss).

Deveremos lutar então contra a corrente, apoiados numa vida de oração pessoal, amizade íntima com Deus, fortalecidos pela Eucaristia e confissão. Lutar também contra o comodismo, porque é uma contradição monstruosa, servir o Crucificado, vivendo uma vida de safados.

Se por covardia e por falta de fortaleza, deixarmos de trabalhar para Deus, a nossa alma encher-se-á de tristeza e dará provas de uma vida interior superficial e de pouco amor a Deus.

Não podemos esquecer que o bem sobrenatural que temos de alcançar é um bem árduo, difícil, que exige da nossa parte uma correspondência decidida, cheia de fortaleza. Diante das oposições dos que não têm Deus, devemos estar serenos e alegres como os Apóstolos: “Que estavam cheios de alegria por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus(At 5,41).

Diante das dificuldades, devemos perseverar com firmeza e otimismo, porque, com Cristo e Maria venceremos.

 

Desejo a todos uma colheita frutuosa.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 05 - 15/01/1996 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 6

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 06 - 16/02/1996

 

Caríssimos irmãos e irmãs no trabalho missionário e reparador, sejamos todos “Imitadores de Deus(Ef 5,1). Não somente o grande Apóstolo São Paulo nos convida a imitar a Deus, mas também Jesus Cristo diz em Mt 5,48: “Sede pois perfeitos, com também vosso Pai celestial é perfeito”.

Caríssimos missionários: “Vós sois o sal da terra... vós sois a luz do mundo (Mt 5,13-14).

Enquanto estivermos aqui na terra, a nossa missão principal ou única é ser sal da terra e luz do mundo (Mt 5,13-14). O sal serve para temperar e conservar os alimentos, também nós devemos dar sabor à religião e ajudar os fiéis autênticos a conservarem a fé em Deus; por isso, devemos levar uma vida santa e fervorosa, e assim os incrédulos vendo o nosso santo comportamento (1 Pd 1,14-15), glorificarão a Deus e mudarão de vida (Mt 5,16).

O sal quando perde o sabor não serve mais para nada, somente para ser jogado fora (Mt 5,13). O mesmo acontece com o católico quando não tem Deus na alma; o seu comportamento é medíocre, falso, obscuro e serve somente para ocupar lugar na Igreja e servir de escândalo e tropeço para aqueles que ainda querem seguir a Nosso Senhor (Sb 5,3.6-8).

Devemos ser luz. Cristo Nosso Senhor é a Luz verdadeira: “Eu sou a luz do mudo; o que me segue não anda nas trevas, mas terá a luz da vida(Jo 8,12).

Para sermos luz, devemos viver com a Santíssima Trindade na nossa alma, isto é, na graça de Deus. O católico que vive no pecado mortal é uma lâmpada apagada, que ocupa um lugar na Igreja e só serve de obstáculo para o crescimento da mesma.

Só seremos luz se seguirmos Cristo Jesus sem jamais desanimarmos, e quanto maior for a nossa união com Deus, maior será a claridade que sairá de nossa alma, porque unidos a Cristo, podemos realizar grandes obras (Jo 15,5).

Caríssimos irmãos e irmãs, a alma que está no pecado mortal tem horror aos filhos da luz e usa todos os meios para derrotá-los (Sb 2,12), mas nós, como rochas firmes, devemos lutar contra os satélites do demônio, e com Cristo Jesus, jamais devemos nos desanimar: “… brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus (Mt 5,16). No decreto Ad "Gentes", Nº 36 diz: “Todos os filhos da Igreja devem ter viva consciência de suas responsabilidades perante o mundo, cultivar em si mesmos uma espiritualidade verdadeiramente católica, empreguem seus esforços na obra da evangelização. Seu fervor no serviço de Deus, seu amor para com o próximo trarão como um novo sopro de espiritualidade para toda a Igreja, que aparecerá então como a luz do mudo e o sal da terra”.

Hoje em dia, o mundo obscurecido pelo pecado, anda precisando de muita luz; luz verdadeira que brilha através da vivência radical da Sagrada Escritura (Tg 1,22-25), da recepção digna dos sacramentos e de uma vida profunda de oração (1 Ts 5,17).

A ideologia neo-iluminística, o liberalismo, a charlatanice, o radicalismo elegante, prometiam um grande bem-estar universal, um carnaval sem cinzas: no entanto, estamos todos assistindo a um horripilante desfile de cegos guiando outros cegos e assim o nosso mundo cada dia rola para o abismo eterno (Mt 15,14).

Desejo a todos um sincero crescimento espiritual. Quem não é luz, já iniciou a ser trevas.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 06 - 16/02/1996 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 7

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 07 - 21/07/1996

 

Caríssimos irmãos e irmãs no serviço apostolar e reparador: “Na cruz não falta nenhum exemplo de virtude(Santo Tomas de Aquino).

Quero através desta Circular, incentivá-los a abraçarem a cruz de cada dia e levarem uma vida de renúncia que agrada muito a Nosso Senhor Jesus Cristo: “Jamais a cruz sem Jesus, nem Jesus sem a cruz(São Luis Maria Grignion de Montfort).

O nosso Querido Salvador disse: “Ajuntai para vós tesouros no céu…(Mt 6,20), que conselho mais sábio e abençoado Ele nos deu, vamos então levá-lo a sério e obedecê-lo cegamente. Assim como o avarento corre em busca das riquezas materiais, ficando até noites sem dormir ou mesmo sem comer, assim devemos fazer em relação aos bens espirituais; devemos preencher o nosso dia com pequenas e grandes renúncias para agradar a Deus e receber d’Ele muitas graças: “Deveríamos correr atrás da cruz como o avarento corre atrás do dinheiro (São João Maria Vianney).

Vida Jesus, viva sua cruz!(São Luis Maria Grignion de Montfort), esse deve ser o nosso grito de cada dia, principalmente quando a preguiça, esposa de Satanás, vier nos convidar para uma vida fácil e cômoda, vida que na realidade é morte, e nós sabemos muitos bem que a vida cristã só tem sentido quando está mergulhada na renúncia: “Não recuso a cruz: se recuso a cruz recuso Jesus (Santa Gemma Galgani).

Se em algum tempo, meu irmão, alguém, seja ou não prelado, quiser persuadi-lo de doutrina larga e de mais alívio, não acredite, nem a abrace, ainda que lha confirmem com milagres.

Penitência e mais penitência e desprendimento de todas as coisas, e jamais, se quer chegar a possuir a Cristo, O busque sem cruz…(São João da Cruz), eis o nosso hino meus caríssimos irmãos e irmãs, eis o hino que devemos cantar não com a boca, mas com a vida.

Esse mundo voltado para o comodismo, tem nojo de tudo aquilo que causa sofrimento, mas nós não devemos segui-lo, não fomos criados para esse “depósito de lesmas”, mas para seguir a Cristo sem jamais abandonar ou desanimar diante das provações: “A maior parte dos homens voltam as costas às cruzes e fogem delas. Quanto mais eles correm, tanto mais as cruzes os perseguem (São João Maria Vianney).

Devemos aproveitar cada segundo para renunciar algo de que gostamos; não podemos perder tempo com as coisas podres do mundo, com esses prazeres que só trazem angústias para a alma: “Tenha toda a riqueza do mundo e os deleites dele por lodo, vaidade e fadiga, como na verdade o são (São João da Cruz).

Aos olhos dos mundanos, a mortificação e a renúncia não passam de loucura ou insensatez, mas aos olhos dos filhos de Deus, daqueles que vivem mergulhados na espiritualidade, a vida mortificada é realmente a escada certa para o céu: “E mesmo os cristãos, na medida em que perdem o sentido sobrenatural das suas vidas, não conseguem entender que só podemos seguir o Senhor através de uma vida de sacrifício, junto da Cruz (Pe. Francisco Fernández-Carvajal).

O senhor pede a cada cristão que o siga de perto, e para isso é necessário acompanhá-lO até o Calvário. Nunca deveríamos esquecer estas palavras: “Quem não toma a sua cruz e me segue não e digno de mim(Mt 10,28).

Pela mortificação, elevamo-nos até o Senhor; sem ela, ficamos grudados à terra (Pe. Francisco Fernández-Carvajal). A mortificação é meio indispensável de apostolado. O trabalho apostolar sem a renúncia e penitência, é um trabalho sem vitória: “A ação nada vale sem a oração; a oração valoriza-se com o sacrifício(Bem-Aventurado Josemaría Escrivá).

Nós que trabalhamos num mundo totalmente voltado para o comodismo, precisamos nos mortificar continuamente, sem esse espírito, o nosso trabalho será em vão.

Quem não ama uma vida de sacrifício, não pode permanecer conosco, nem no Movimento nem no Instituto; é impossível suportar um parasita num serviço apostolar: “Nosso Senhor deu-nos exemplo de sacrifício, sofrendo na alma e no corpo, quando teria podido levar vida tranqüila (Bem-aventurado José Allamano).

Para conquistar almas para Deus e para salvar a nossa, devemos viver uma vida crucificada com Cristo.

Citarei agora algumas obras de penitências para ajudá-los a crescerem espiritualmente e conquistarem muitas almas para Deus:

Abandonar a televisão para sempre (sabemos que no Tríduo é proibido assistir).

Ficar uma hora com sede, isto é, depois que a sede apertar.

Renunciar por um mês o refrigerante.

Renunciar a carne por alguns dias.

Não adocicar o leite, o café ou suco, pelo menos dois dias na semana.

Tomar banho na água fria no inverno.

Tomar banho na água quente no verão.

Comer algo de que não gosta.

Andar com balinhas no bolso e chupá-las só no final da semana.

Rezar uma dezena do Santo Terço ajoelhado sobre grãos de milho.

Não usar agasalhos durante alguns dias no inverno.

Não temperar a comida, isto é, somente a que você vai comer.

Falar menos, isto é, para quem conversa muito.

Falar mais, isto é, para quem é calado.

Não jogar bola no dia em que estiver com mais vontade.

Não olhar para algo interessante.

Jejuar a pão e água uma vez por semana.

Não usar ventilador no calor.

Usar cilício com a permissão e orientação do Superior.

Sabemos que a penitência que mais agrada a Deus é a interior, sem humildade e obediência, a penitência exterior fica uma coisa ridícula.

A penitência não é para se mostrar ou fazer gracinha, mas é um meio importantíssimo para converter os pecadores; quanto mais escondida for, melhor.

O missionário que ama as almas de verdade não mede sacrifícios para ajudá-las a aproximarem-se de Deus, ele está sempre pronto a sofrer, agir, rezar e passar dificuldades: “Quando se trata da glória de Deus, que se removam mundos e fundos (Santa Teresa d’Ávila).

Esse deverá ser o nosso programa de vida: “Reconduzirei a desgarrada, procurarei a perdida. Quer queiras quer não, assim farei. E se em minha busca, os espinhos dos bosques me rasgarem, eu me obrigarei a ir por todos os atalhos difíceis; baterei todos os cercados; enquanto me der forças o Senhor que me ameaça, percorrerei tudo sem descanso. Reconduzirei a desgarrada, procurarei a perdida. Se não me queres atrás de ti, não te desgarres, não te percas (Santo Agostinho).

 

Desejo a todos muitas cruzes.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 07 - 21/07/1996 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 8

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 08 - 28/11/1996

 

Caríssimos irmãos e irmãs no serviço apostolar e reparador: “Ai de mim se não evangelizar! (1 Cor. 9,16). Estamos concluindo mais um ano de trabalho e oração, agora é tempo de parar para examinar a nossa consciência e saber se colocamos os nossos talentos à disposição dos irmãos; se realmente fomos conquistadores de almas ou servos inúteis e preguiçosos: “Pois ao que tem muito, mais lhe será dado e ele terá em abundância. Mas ao que não tem, até mesmo o pouco lhe será tirado. Quanto a esse servo inútil, jogai lá fora na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes(Mt 25,29-30).

Devemos pedir continuamente a Nosso Senhor que cresça em nós o ardor missionário, deixando de lado toda preguiça e comodismo e seguirmos cegamente as orientações do Papa João Paulo II: “Isso mostra, caríssimos irmãos, que não basta chamar, convocar e esperar que as pessoas venham… Deveis ser uma Igreja que procure as pessoas, que as convide não somente no chamado geral dos meios de comunicação, mas no convite pessoal, de casa em casa, de rua em rua, num trabalho permanente, respeitoso, mas presente em todos os lugares e ambientes (Discurso aos Bispos brasileiros dos Regionais Nordeste 1 e 4). Veja como o nosso Papa é um homem missionário, sejamos os seus seguidores nesse trabalho tão difícil, mas ao mesmo tempo, cheio de consolação e alegria verdadeira.

Jesus convida a todos para  o trabalho missionário, não poderá permanecer no Instituto e no Movimento pessoas indiferentes e preguiçosas: “O mandato imperativo de Cristo “Ide, pois, ensinai todas as gentes (…) ensinando-as a observar todas as coisas que vos mandei” (cf. Mt 28,19) é dirigido a todos os homens e mulheres sem distinção de raça, cultura e condições de vida: ricos ou pobres, anciãos ou crianças(Discurso do Papa João Paulo II aos Bispos brasileiros do Regional Leste 1). Ninguém pode dizer que não foi chamado para ser missionário, só para viver uma vida cômoda e relaxada.

As crianças são chamadas à vida missionária: “De modo especial, no entanto inicie-se no apostolado os jovens…”. (Idem), e : Os jovens não só são evangelizados, mas também são eles mesmos evangelizadores… (Discurso do Papa João Paulo II aos Bispos brasileiros do Regional Nordeste 5), e:Sobretudo vós, jovens, sois chamados a tornar-vos missionários da Nova Evangelização, testemunhando cotidianamente a palavra que salva (Mensagem para o IX e X Dia mundial da Juventude, 21-11-1993,3).

O casal é chamado à vida missionária: “Por isso a família toda e sua vida em comum se transformem como que num estágio para o apostolado (Decreto “Apostolicam Actuositatem", nº 30).

Os religiosos são chamados à vida missionária: “Os institutos religiosos de vida contemplativa e ativa até hoje desempenharam e desempenham importantíssimo papel na evangelização do mundo(Decreto “Ad Gentes”, nº 40).

Diante de tão grande necessidade, nós devemos aumentar as nossas orações, sacrifícios e principalmente a santidade de vida, para conquistar mais almas para Deus: “Sem santidade de vida, todos os talentos e empreendimentos devotados à propagação do reino de Deus serão pouco eficazes (Papa João Paulo II, Discurso, 21-11-1993).

 

Desejo a todos um verdadeiro amor pelas almas.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 08 - 21/11/1996 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 9

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 09 - 25/03/1997

 

Caríssimos irmãos e irmãs no serviço apostolar e reparador: “Tende confiança… não tenhais medo(Mt 14,27).

Agora chegou o momento de cada um valorizar e colocar em prática aquilo que aprendeu durante o aspirantado e depois do mesmo; só ouvir não adianta, o mais importante é a prática: “Tornai-vos praticantes da palavra e não simples ouvintes, enganado-vos a vós mesmos! (Tg 1,22).

Cada membro deve mostrar que a sua vida espiritual está construída sobre a rocha e não sobre a areia: “Assim todo aquele que ouve essas minhas palavras e as põem em prática será comparado a um homem sensato, que construiu a sua casa sobre a rocha(Mt 7,24). Quem está com Cristo não tem medo das perseguições, porque Ele também foi perseguido, e não somos melhores do que Ele: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro, me odiou a mim (Jo 15,18). Jesus Cristo não se vendeu, não foi vira folha ou vira lata, não foi fingido ou de duas caras, porque Ele é a verdade, e a verdade não aceita máscara: “Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta a minha voz(Jo 18,37). Quem é verdadeiro segue Jesus sem medo, porque Ele é a verdade; mas quem é falso e mentiroso, segue o demônio, porque ele é o pai da mentira: “Vós sois do diabo... porque nele não há verdade… porque é mentiroso e pai da mentira(Jo 8,44).

Caríssimos irmãos e irmãs, Jesus Cristo derramou o seu sangue para nos salvar, isto é, “Deus morreu pelos homens(Santo Agostinho). É triste ver pessoas trocarem o Sangue de Jesus Cristo  por uma saliva azeda, por um simples e traiçoeiro elogio, por um sorriso fingido que parece mais uma picada de serpente venenosa e assassina; e quantos bobos caem nesta fossa fedorenta, quantos bobos confundem santidade com “satanidade”, cuidado, o demônio é muito esperto: “Eis que o vosso adversário, o diabo, vos rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, firmes na fé... (1Pd 5,8-9).

Não tenhais medo (Mt 14,27). Não sejamos como Judas Iscariotes que vendeu o seu Mestre, que trocou o céu pelo inferno, que trocou a amizade de Jesus pela amizade dos fariseus e do demônio, a luz pelas trevas, a paz pela destruição. Nada de se vender, nada de máscara, nada de fingimento: “Afasta de mim a falsidade e a mentira (Pr 30,8).

No mundo em que vivemos, principalmente neste século, o que a humanidade mais admira é uma pessoa sincera, porque o falso é hipócrita e fede rabugem, e quantos rabugentos existem no mundo!

Nada de medo. Sejamos como Davi diante de Golias; Sansão diante dos filisteus; Josué diante das muralhas de Jericó e Moisés diante do faraó.

Rezo continuamente pela fidelidade e perseverança de todos.

Agora não é a hora de temer ou tremer, mas sim, é a hora de lutar e pisar todo respeito humano e covardia.

Desejo a todos a santa perseverança.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 09 - 25/03/1997 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 10

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 10 - 10/06/1997

 

Caríssimos irmãos e irmãs no serviço apostolar e reparador: “Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, a alegria causada pela desgraça do próximo e o desprazer causado por sua prosperidade(São Gregório Magno).

A nossa sociedade e até mesmo membros consagrados da Igreja Católica, estão mergulhados nesse pecado terrível da inveja. E sabemos que quem tem o olho mau tem todo o corpo mau e turvo.

O olhar dos invejosos é cheio de maldade como o do demônio quando via Adão, feliz no paraíso terreal. O invejoso não suporta o progresso do próximo, o seu interior começa a devorá-lo como se fosse uma serpente, levando-o a cometer as maiores desgraças.

A mente do invejoso não sabe mais pensar para o bem. Ele diz que a devoção é hipocrisia, que a generosidade é audácia e que a força é violência.

O coração do invejoso não sabe mais ter paz. Se o invejoso escuta elogios do próximo, imediatamente enruga a testa em sinal de protesto, o rosto toma uma aparência azeda e furiosa, até parece que o mundo caiu na sua cabeça. Se o invejoso percebe que a lavoura, loja, apostolado ou outras coisas do próximo estão prosperando, não consegue dormir bem, como se uma força maligna ameaçasse a fortuna dele.

O invejoso é o carrasco de si mesmo, sofre pelas suas dores e também pelas alegrias dos outros. O invejoso não suporta ver o progresso do próximo.

As mãos do invejoso são capazes de tudo: de pegarem um ferro e enfiá-lo no peito de seu próprio irmão, como o fez Caim; de lançarem o inocente numa cisterna, como fizeram os irmãos de José; de roubarem a vinha de um pobre, como fez o rei Acab; de envenenarem a água do poço, como fizeram certos invejosos pelo gosto selvagem de privarem os Judeus de um bem invejado e de tentar matar  alguém como Saul fez com Davi.

É importante saber que, em si, é a inveja pecado mortal, de sua natureza, porque é diretamente oposto a virtude da caridade, que exige que nos regozijemos do bem dos outros. Quanto mais importante é o bem que se inveja, tanto mais grave é o pecado: “Ter inveja dos bens espirituais do próximo, entristecer-se dos seus progressos, ou dos seus triunfos apostólicos é gravíssimo pecado (Santo Tomás de Aquino).

Como já vimos, o invejoso está pronto para matar, caluniar, difamar e destruir qualquer pessoa virtuosa que passar pelo seu caminho; devemos tomar muito cuidado com o invejoso e rezar pela sua conversão.

 Veja o que a Palavra de Deus fala sobre a inveja.

Um coração bondoso é vida para o corpo, mas a inveja é cárie para os ossos (Pr 14,30).

Que o teu coração não inveje os pecadores, mas o dia todo tenha temor a Deus (Pr 23,17).

Não tenhas inveja dos maus, nem queiras a sua companhia(Pr 24,1).

Tomados os saduceus de inveja, lançaram as mãos sobre os apóstolos e os recolheram à prisão pública(At 5,17).

Que a inveja jamais encontre lugar no nosso meio, mas somente a autêntica caridade.

 

Pe Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 10 - 10/06/1997 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 11

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 11 - 04/09/1997

 

Caríssimos irmãos e irmãs no serviço apostolar e reparador: “Reine nos vossos corações a paz de Cristo, a qual fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos(Cl 3,15).

Sim, caríssimos, devemos agradecer continuamente a Deus, por tantas graças que recebemos d’Ele, e devemos também agradecer as pessoas que Ele colocou no nosso caminho para nos ajudar a conhecê-lo melhor.

Sabemos que a ingratidão é um vício horroroso e monstruoso, a delicadeza de sentimentos vai se tornando cada vez mais rara. Vivemos no século da ingratidão. A maior ingratidão é para com Deus. Poucas pessoas exclamam como Davi: “Como retribuirei ao Senhor, todo o bem que me fez? (Sl 116,12 – Bíblia de Jerusalém).

A ingratidão seca a fonte das graças, um coração agradecido ao invés, atrai novas graças e misericórdias do céu. Um meio de alcançar muitas graças é saber agradecer as já recebidas.

A ingratidão é tão monstruosa  e triste que o próprio Jesus chamou a atenção dos ingratos, dos leprosos que foram curados e não souberam agradecer: “Os dez não ficaram purificados? Onde estão  os outros nove? Não houve, acaso, quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro(Lc 17,17-18). Caríssimos, será que o nosso comportamento é o mesmo desse estrangeiro que soube agradecer a Jesus, ou somos ingratos  como os nove que quiseram só receber?

Tome muito cuidado com a ingratidão, valorize aquilo que recebestes de Deus através das pessoas que te evangelizam. É perigoso cuspir no prato que encheu várias vezes a sua barriga, ou jogar barro na fonte de água cristalina que já nos matou a sua  sede várias vezes. Santo Agostinho dizia: “Tenho medo de Cristo que passa”. E você? Quantas graças já jogou fora? Quantas vezes bateu a porta do coração no rosto de Jesus, através do seu comportamento ingrato e mesquinho? O grande Apóstolo São Paulo escreve: “Exortamo-vos ainda a que não recebais a graça de Deus em vão (2 Cor 6,1). Não chute as graças que recebestes de Deus, principalmente a formação, porque no dia do Juízo, terás que prestar contas de cada graça jogada fora: “Àquele a quem muito se deu, muito será pedido, e a quem muito se houver confiado, mais será reclamado (Lc 12,48). Se Cristo  te chamasse hoje para prestar contas das graças que já recebidas; você morreria tranqüilo? Veja o que diz em Eclesiástico 4,31: “Que a tua mão não seja aberta para receber e fechada para retribuir”, e também Santo Ambrósio escreve: “Não há dever mais urgente do que o de agradecer”.

Em São Marcos 10,46s, narra as maravilhas que Jesus fez na vida do cego Bartimeu, só que ele soube agradecer a Cristo: “No mesmo instante ele recuperou a vista e seguia-O no caminho(Mc 10,52). A melhor maneira de agradecer a Deus é segui-lO de perto, seja para o Tabor, seja para o Calvário.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 11 - 04/09/1997 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 12

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 12 - 27/01/1998

 

Caríssimos irmãos e irmãs no serviço apostolar e reparador: “Assume a tua parte de sofrimento como um bom soldado de Cristo Jesus(2 Tm 2,3).

A vida do soldado é dura e arriscada, é uma vida levada por montes e vales, ao frio e a chuva, eles enfrentam todo tipo de perigo para defender a pátria. O soldado, se quer viver, tem de lutar; se quer ser premiado, tem de vencer. Em tempo de guerra, se ele quer descansar, é com a arma na mão e quando vai ao encontro do inimigo, jamais olha para trás, o que lhe interessa é a vitória, a salvação da pátria e a glória do triunfo.

Nós, seguidores de Jesus Cristo, somos também soldados, não para conquistar as glórias do mundo, mas sim, para conquistar o céu: “A vida do cristão é milícia, guerra, uma formosíssima guerra de paz, que em nada se identifica com as empresas bélicas humanas, porque estas se inspiram na divisão e muitas vezes no ódio, e a guerra dos filhos de Deus contra o seu egoísmo  se baseia na unidade e no amor (Bem-aventurado Josemaría Escrivá).

Sabemos que o mundo é um vasto campo onde o homem se vê em frente de inimigos, que o estão provocando a uma luta constante, e esses inimigos às vezes estão dentro da nossa própria casa: “O irmão entregará o irmão à morte, e o pai entregará o filho. Os filhos se levantarão contra os pais e os farão morrer(Mc 13,12). Não importa a distância dos inimigos e perseguidores, ou se são parentes ou estranhos; o importante é lutar como verdadeiro soldado de Cristo sem jamais desanimar, e lembrar com freqüência de que o prêmio não será uma medalha, mas sim, o céu: “Hoje não bastam mulheres ou homens bons. –  Além disso, não é suficientemente bom aquele que só se contenta em ser quase bom: é preciso ser “revolucionário”. Perante o hedonismo, perante a carga pagã e materialista que nos oferecem, Cristo quer anticonformistas!, rebeldes de Amor! (Bem-aventurado Josemaría Escrivá).

Enquanto estivermos aqui na terra, a nossa vida será uma luta continua, principalmente se trabalhamos com entusiasmo e sinceridade para a glória de Deus. São tantos os inimigos que o tempo não dá para descanso prolongado – Uns são visíveis, outros invisíveis; uns vindos de fora, outros nascidos de dentro.

Temos que lutar continuamente contra os inimigos da nossa alma: são os homens com quem tratamos, o mundo com os seus maus conselhos, o demônio e a nossa própria carne.

As armas que devemos usar para vencer esses inimigos são as seguintes: oração, sacramentos, vigilância, fuga das ocasiões, leitura e mortificação. Uma, porém, é a principal: a nossa vontade.

Ela só, com o auxílio da graça divina, basta para nos assegurar a vitória no combate mais encarniçado. Assim como no querer está o pecado, assim no não querer está a vitória.

Sejamos batalhadores, verdadeiros lutadores contra os vícios, somente assim chegaremos um dia no céu.

 

Pe Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 12 - 27/01/1998 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 13

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 13 - 18/03/1998

 

Caríssimos irmãos e irmãs no serviço apostolar  e reparador: “Os pecados veniais são como a lepra: deturpam tanto a nossa beleza, que nos afastam dos amplexos do divino Esposo(Santo Agostinho).

A maior desgraça que existe na face da terra é o pecado mortal, depois dele, a maior desgraça é o pecado venial, porque ele também ofende a Deus.

Vamos aprofundar sobre o pecado venial. Que é o pecado venial? É uma desobediência à lei de Deus em matéria leve; ou ainda; uma desobediência em matéria grave, sem perfeita advertência ou sem pleno consentimento da vontade.

Os santos nutriam um imenso horror ao pecado venial, declarando-lhe guerra de morte e estavam dispostos a sofrer qualquer tormento, antes do que cometê-lo.

Santo Edmundo disse: “Prefiro lançar-me nas chamas de uma fogueira antes do que cometer qualquer pecado contra o meu Deus”. Disse também Santa Catarina de Gênova: “Ó meu Deus, para fugir de um pecado, ainda que leve, eu me jogaria, se fosse preciso, em um abismo todo em chamas, aí permanecendo por toda a eternidade, ainda que, cometendo-o pudesse sair imediatamente”.

Além de Santo Edmundo e de Santa Catarina de Gênova, existem outros santos que declararam guerra ao pecado venial:

Santa Catarina de Sena: “Se a alma, imortal por natureza, pudesse morrer, bastaria para matá-la, a vista de um só pecado venial conspurcando-lhe a beleza!”.

Santo Inácio de Loiola: “Quem é zeloso da pureza de sua consciência deve, na presença de Deus, confundir-se pelos mais pequeninos pecados considerando a infinita perfeição d’Aquele contra quem são cometidos, perfeição essa que lhes agrava infinitamente a malícia”.

Santo Afonso Rodrigues: “Senhor, antes sofrer todas as penas do inferno do que cometer um só pecado venial!

Caríssimos irmãos e irmãs, o pecado venial é a doença da alma. Precisamente o pecado venial não dá morte à alma, não a priva da graça de Deus, mas fere-a, maltrata-a, cobre-a de úlceras, e, como toda a moléstia que não é tratada a tempo, pode levar ao túmulo, assim também a culpa venial pode dispor e conduzir a alma à sua morte, isto é, ao pecado mortal. Hoje, infelizmente, a maioria das pessoas não evita o pecado venial, julgando que ele é coisa de pouca importância.

Vamos ponderar o pecado venial na balança da eternidade. Que é ele? É uma falta que se comete por pensamento, palavra, ação ou omissão contra a lei do Senhor, porém não tão grave que nos faça perder a sua graça. Pela definição já se vê que é um verdadeiro pecado, isto é, Deus que ordena e o homem que recusa obedecer-lhe.

Os santos comparam a culpa venial a uma bofetada que se dá em Deus, ou a um gesto de desprezo, enquanto que do pecado mortal dizem ser um punhal cravado no coração de Deus.

Sejamos imitadores dos santos, eles detestavam o pecado venial, que depois do pecado mortal é a maior desgraça.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 02 - 18/03/1998 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

 

A partir desta Circular nº 14, o nosso Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes FP. decidiu escrever separadamente para os membros do Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano.  Os Religiosos do Instituto receberão uma  Circular com orientação somente para eles.

 

Circular 14

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 14 - 04-06-1998

 

Caríssimos Lanceiros de Lanciano: “… nada tanto afoita a audácia dos maus, como a pusilanimidade dos bons(Papa Leão XIII, Sapientiæ Christianæ).

Quando um membro sente medo de lutar pela verdade e de defender a Santa Doutrina Católica, esta sua atitude covarde encoraja os inimigos da Igreja a lutarem contra ela, vendo a covardia dos bons, os maus ficam cheios de valentia para lutar e destruir aquilo que é piedoso.

O Lanceiro é um soldado de Jesus Cristo, por isso, ele não pode ter medo de enfrentar os inimigos da santidade: “Sê forte e corajoso, age sem medo nem receio… Deus está contigo. Ele não te deixará sem força e sem auxilio (1 Cr 28,20). Ele deve depositar a sua confiança em Deus e não vacilar nas horas das provações, e quanto mais duras forem as provações, mais o Lanceiro deverá lutar, e assim a vitória será bem mais brilhante: “O Cristão nasceu para a luta, e quanto mais encarniçada se apresenta, tanto mais segura há de ser a vitória com o auxilio de Deus (Papa Leão XIII).

O Lanceiro deve seguir fielmente a Jesus Cristo sem jamais abandoná-lO para agradar os inimigos da fé, deve seguir o Evangelho lutando para colocá-lo em prática: “Somente vivei vida digna do evangelho (Fl 1,27). Nada de jogo de cintura, pano quente, caniço, nuvem sem água e outras maneiras covardes de trair o Evangelho; a verdade deve estar sempre na boca e na vida do Lanceiro, porque somente ela é capaz de trazer paz e tranqüilidade para a alma: “Não somos como aqueles muitos que falsificam a palavra de Deus; é, antes, com sinceridade, como enviados de Deus, que falamos, na presença de Deus, em Cristo (2Cor 2,17) e “Nada podemos contra a verdade, mas só temos poder em favor da verdade(2Cor 13,8).

O Lanceiro deve ser fiel ao ensinamento que recebe, servindo a Deus com temor e andando na sua presença com muito respeito, pois a salvação deve ser buscada com muito temor: “ operai a vossa salvação com temor e tremor (Fl 2,12). É importante lembrar com freqüência de que Deus pedirá conta da formação que cada um recebeu e está recebendo, mas principalmente daqueles que não suportaram ficar no Movimento e agora estão cuspindo no prato que os alimentou durante muito tempo, só que este estado agora é bem pior para eles, porque erram sabendo: “Com efeito, se depois de fugir às imundícies do mundo pelo conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, de novo são seduzidos e se deixam vencer por elas, o seu último estado se torna pior do que o primeiro. Assim, melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça do que, após tê-lo conhecido, desviarem-se do santo mandamento que lhes foi confiado (2Pd 2,20-21).

O Lanceiro deve ser santo e não deve conformar com a carniça que o mundo oferece: “… não vos conformeis com este mundo(Rm 12,2), deve ser fermento no caminho da humanidade, deve ser luz por onde passa: “Vós sois a luz do mundo(Mt 5,14), deve ser: “Uma pedra que serve de tropeço e perturba a consciência medíocre dos homens sem ideais e satisfeitos com uma vivencia cristã aprazível e sem a violência do Evangelho(Frei Patrício Sciadini). O mundo está precisando de pessoas corajosas e valentes para levar a Palavra de Deus aos que estão cegos ou acomodados, dormindo o sono da condenação nos braços de Satanás: “Não tenhais medo dos homens; não tenhais medo de Deus; não tenhais medo de amar; não tenhais medo de evangelizar (Papa João Paulo II).

Sejam firmes na fé! “A graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja convosco! (1Ts 5,28).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 14 - 04/06/1998 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 15

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 15 - 26-11-1998

 

Caríssimos Lanceiros, estamos aproximando do Santo Natal, aconselho cada membro a preparar bem o coração, transformando-o numa belíssima manjedoura para o Menino Jesus nascer. Sabemos que Natal é nascimento de Jesus, e passar essa grande Festa com a alma em pecado mortal é muito triste, porque Jesus Cristo não vai nascer numa manjedoura cheia de lama e de espinhos.

O Lanceiro não deve seguir as vaidades do mundo, principalmente agora no tempo do Santo Natal. Fazer do Natal uma festa de alegria mundana; reduzir esta comovente solenidade a um divertimento para as crianças, a um símbolo de inocência e pureza, seria uma profanação. O natal foi para Jesus o princípio de uma vida de dores e de sacrifícios; assumimos, pois, o dever de sofrer, de sacrificar-nos se queremos viver da vida de Jesus. Santo Hilário diz: “É indigno de Cristo, aquele que não quer unir a Ele na cruz. Na cruz é que com ele devemos sofrer o morrer; com ele devemos ser sepultados, para com Ele ressurgir. Quem não segue Nosso Senhor com o ânimo resoluto de vencer com a renovação do espírito neste mistério da fé, não é digno d’Ele”. Indigno de Cristo é todo aquele que, em vez da cruz e da pobreza de Belém, procura riquezas, honras e prazeres.

O natal não é uma Festa do prazer, e sim, da nossa renovação espiritual: “Tiremos, pois, o homem velho com todas as suas obras e, feitos participantes de geração de Cristo, renunciemos as obras da carne (São Leão Magno).

 

O Menino Jesus nos ensina:

 

1- Suportar com amor o desprezo dos homens.

E a luz brilha nas trevas, mas as trevas não a apreenderam(Jo 1,5). Quanta tristeza nesta constatação! É o grande mistério da liberdade humana. Deus coloca, diante de Si, a Sua criatura inteligente e livre: oferece-lhe todos os tesouros de salvação e de santidade que encerram os méritos infinitos de Cristo: o homem é livre para aceitar ou recusar. Nós devemos aceitar com paciência  e humildade o desprezo das pessoas, porque Nosso Senhor também foi desprezado.

 

2- Não se apegar nos bens materiais.

…e ela deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o com faixas e reclinou-o numa manjedoura, porque não havia um lugar para eles na sala (Lc 2,7). O Menino Jesus nos ensina a virtude da pobreza, a não colocar nos bens materiais o nosso coração, a usar dos bens materiais para a glória de Deus e para a Salvação do próximo. Ele nasceu pobre, viveu pobre e morreu pobre, diz Santa Teresa de Jesus: “A pobreza é um bem que encerra em si todos os bens do mundo. É um grande senhorio”.

 

3- Viver uma vida de sacrifício.

Ah! Que terão dito os anjos vendo a divina Mãe entrar naquela gruta para dar a luz! Os filhos dos príncipes nascem em quartos adornados de ouro; preparam-se-lhes berços incrustados com pedras preciosas e mantilhas preciosas; e fazem-lhe cortejo os primeiros senhores do reino. E ao Rei do céu prepara-se uma gruta fria e sem lume para nela nascer; uns pobres paninhos para cobri-lo, um pouco de palha para o leito, e uma vil manjedoura para o colocar(Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Que o Natal seja um tempo de mudança de vida para cada membro.

 

Viva o Menino Jesus!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 15 - 26/11/1998 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 16

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 16 - 02/03/1999

 

Caríssimos Lanceiros: “… a palavra de Deus não está algemada(2Tm 2,9). Ela não pode ficar escondida, mas deve ser pregada com coragem e com muita perseverança, principalmente no meio das perseguições: “Decidimos, contudo, confiados em nosso Deus, anunciar-vos o evangelho de Deus, no meio de grandes lutas(1Ts 2,2). O Lanceiro não pode ter medo de pregar a Palavra de Deus, isto é, não pode ter medo de ser missionário, porque o missionário é aquele que leva a Palavra de Deus sem se preocupar com o relincho ou com o latido dos perseguidores. O Lanceiros não deve se preocupar com as fofocas e calúnias de pessoas invejosas e covardes, mas deve trabalhar sem medo e sem respeito humano: “Não tenhais medo! Abri, ou antes, escancarai as portas a Cristo! (Papa João Paulo II, Exortação Apostólica “Christifideles Laici”, nº 34).

Aquele que recebe uma orientação correta, isto é, que sabe o que é certo e fica de braços cruzados, está correndo um grande risco de se condenar, porque conhece o remédio que cura e deixa o próximo morrer longe de Deus: “Ora, a ti, filho do homem, te pus como atalaia para a casa de Israel. Assim, quando ouvires uma palavra da minha boca, hás de avisá-los de minha parte. Quando eu disser ao ímpio, certamente hás de morrer e tu não o desviares do seu caminho ímpio, o ímpio morrerá por causa da sua iniqüidade, mas o seu sangue o requererei de ti. Por outra parte, se procurares desviar o ímpio do seu caminho, para que se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá por sua iniqüidade, mas tu terás salvo a tua vida (Ez 33,7-9).

O missionário não pode ficar de braços cruzados, o mesmo deve ser um sino que acorda aquele que está dormindo no pecado,  deve passar ao o próximo a pura doutrina para o seu progresso espiritual. O missionário que se contenta só em receber é um parasita e sanguessuga, para esse acomodado está reservada a seguinte sentença: “… mas o seu sangue o requererei de ti (Ez 33,8). O missionário não pode ficar indiferente diante de tanto trabalho e de tanta podridão, ele deve ser luz que ilumina: “Vós sois a luz do mundo(Mt 5,14) e sal que salga: “Vós sois o sal da terra (Mt 5,13). Aquele que não se preocupa com as almas é sinal claro que não ama a Deus. O Lanceiro deve se preocupar com as almas, deve falar de Deus para todos, deve sair do comodismo e sacudir a preguiça, porque: “Nenhum crente, nenhuma instituição da Igreja pode esquivar-se deste dever supremo: anunciar Cristo a todos os povos (Papa João Paulo II, Encíclica “Redemptoris Missio”, nº 03).

O Papa Leão XIII na Encíclica “Sapientiæ Christianæ”, nº18 diz: “Recuar diante do inimigo, ou calar-se, quando de toda parte se ergue tanto alarido contra a verdade, é próprio de homem que vacila no fundamento de sua crença. Qualquer destas coisas é vergonhosa em si; é injuriosa a Deus; é incompatível com a salvação tanto dos indivíduos como da sociedade, e só é vantajosa aos inimigos da fé, porque nada tanto afoita a audácia dos maus, como a pusilanimidade dos bons”, e o mesmo Papa na mesma Encíclica, nº 19 diz: “Acresce que os cristãos nasceram para o combate e quanto mais bravo ele for, mais certa será, com auxilio de Deus, a vitória”.

O Lanceiro não deve recuar diante dos ataques dos inimigos, e sim, enfrentá-los com força e coragem, porque o recuo dos bons aumenta a coragem dos maus, e é vergonhoso e triste ver um católico bem formado correr de medo dos inimigos, e deixar os mesmos apunhalarem a Santa Igreja Católica.

Desejo-lhes muita fortaleza e coragem para lutarem e vencerem todos os inimigos da fé, porque, o covarde não serve para ser missionário.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 16 - 02/03/1999 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 17

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 17 - 06/04/1999

 

Caríssimos Lanceiros, escrevo essa Circular para esclarecer-lhes sobre o Sacramento da Confissão, serei fiel aos Documentos da Igreja Católica, e vocês descobrirão que existem padres brincado com esse Sacramento.

1. O QUE É A CONFISSÃO?

No sacramento da penitencia, os fieis que confessam seus pecados ao ministro legítimo, arrependidos e com o propósito de se emendarem, alcançam de Deus, mediante a absolvição dada pelo ministro, o perdão dos pecados (Código de Direito Canônico, Cânon 959).

Está claro que uma pessoa aproxima do confessionário para receber conforto espiritual, e não para ser seduzida, como está acontecendo em Jaraguá.

2. QUAL É O PAPEL DO SACERDOTE NO CONFESSIONÁRIO?

Lembre-se o sacerdote de que, ao ouvir confissões, desempenha simultaneamente o Papel de JUIZ e de MÉDICO, e que foi constituído por DEUS COMO MINISTRO da justiça divina e, ao mesmo tempo, de sua MISERICÓRDIA, para procurar a HONRA DIVINA e a SALVAÇÃO DAS ALMAS(Código de Direito Canônico, Cânon 978-§ 1).

O padre no confessionário é:

a- JUIZ — por isso, deverá formar-se um juízo prudente de causa, quer dizer conhecer os pecados e as disposições do penitente, assim como pronunciar a sua sentença. O padre deve ser juiz e não JUDAS desviando o penitente do caminho da salvação.

b- MÉDICO — ou seja deverá procurar a cura ou emenda do pecador. O padre deve ser médico, e não ASSASSINO de almas. O padre que usa o confessionário para seduzir as almas é um assassino e merece ser abandonado pelos penitentes para sempre.

c- PAI — representando a misericórdia divina; por isso, deverá acolher sempre o penitente com misericórdia. O padre não pode usar o confessionário para fazer fofocas e para tentar desanimar as pessoas, ou para vomitar a sua inveja contra um Movimento que trabalha para salvar almas.

d- MESTRE — mas não em nome próprio e sim da Igreja. Por isso, deve seguir fielmente a doutrina do Magistério, ao instruir o penitente. Está claro que ele deve INSTRUIR e não DESTRUIR o penitente. A Igreja Católica nunca permitiu que um padre usasse o confessionário para seduzir as almas como está acontecendo em Jaraguá, quem trabalha assim, está desobedecendo a Igreja Católica.

3. O CATÓLICO É OBRIGADO A CONFESSAR COM O SEU VIGÁRIO?

Não. O Código de Direito Canônico explica que o padre deve usar o confessionário para fazer o bem, e o Catecismo da Igreja Católica, nº 1465 diz: “Ao celebrar o sacramento da Penitência, o sacerdote cumpre o ministério de BOM PASTOR; que busca a ovelha perdida, do bom samaritano, que cura as feridas; do Pai que espera o filho pródigo e o acolhe ao voltar…”.

O padre que usa do confessionário para desviar uma alma do caminho certo, está fazendo o papel do DEMÔNIO, e não do BOM PASTOR.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 17 - 06/04/1999 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 18

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 18 - 12-06-1999

 

Caríssimos Lanceiros: “Coragem! E sede fortes. Nada vos atemorize e não os temais, porque o Senhor vosso Deus marcha à vossa frente: ele não vos deixará nem vos abandonará(Dt  31,6).

O Lanceiro deve ser um soldado forte e corajoso, não pode tremer de medo diante dos ataques dos homens, mas deve caminhar com a cabeça erguida e sair vencedor na guerra: “Não tenhais medo deles… Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma (Mt 26,28). Está claro que Jesus Cristo deseja soldados valentes e corajosos.

Cuidado Lanceiro! O medo aparece quando a fé se debilita: “Porque tendes medo, homens fracos na fé?(Mt 8,26). O medo nos domina quando desaparece nossa fé; quando a fé está presente, firme e madura, então NÃO PODEMOS TEMER, porque, em Deus que nos amou, vencemos tudo: “Apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como sabeis, OUSAMOS, confiados em nosso Deus, pregar-vos o Evangelho de Deus em meio de muitas lutas (1Ts 2,2). Será que existe Lanceiro incrédulo e medroso no Movimento? Será que existe Lanceiro que treme de medo diante das dificuldades?

O missionário não pode ser medroso e covarde, ele deve enfrentar as perseguições sem vacilar na fé, deve ser forte e corajoso na pregação da Palavra de Deus: “Não temais, nem tremais. Tende coragem e sede fortes… (Js 10,25).

O Lanceiro não pode tremer diante das críticas dos covardes e incrédulos, mas deve seguir os passos do grande Apóstolo São Paulo, que pregava sem medo: “Paulo entrou na sinagoga e falou com OUSADIA por três meses… (At 19,8). Será que o Lanceiro tem essa OUSADIA e CORAGEM?

O Lanceiro não pode receber formação e cruzar os braços diante de tanta incredulidade. Ele precisa trabalhar com fervor e amor, lembrando de que a vida é breve e que Deus pedirá conta de tudo: “Aquele a quem muito se deu, muito será pedido, e a quem muito se houver confiado, mais será reclamando(Lc 12,48). Será que o Lanceiro está tranqüilo para comparecer diante do tribunal de Jesus Cristo?

Caríssimo Lanceiro, Jesus Cristo fala para você: “NÃO TENHAS MEDO!(Mt 14,27).

Deus Pai falou e continua falando para os seus servidores: NÃO TEMAS!

 

Não temas, Abraão (Gn 15,1).

Não temas, Josué (Js 1,9).

Não temas, Jacó (Is 43,1).

Não tenhas medo, José (Mt 1,20; 2,22).

Não tenhas medo, Maria!(Lc 1,30).

 

O Lanceiro deve meditar essas passagens Bíblicas e vivê-las dia a dia, principalmente nas horas difíceis.

Caríssimo Lanceiro: “Nada te perturbe, nada te espante! Tudo passa, Deus não muda! A paciência tudo alcança, quem tem Deus em sua vida, nada então lhe falta, só Deus lhe basta! (Santa Teresa de Jesus).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 18 - 12/06/1999 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 19

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 19 - 10/12/1999

 

Caríssimos Lanceiros, estamos aproximando do Santo Natal do Senhor Jesus Cristo, vamos aproveitar para fazer um seríssimo exame de consciência diante da pobre gruta de Belém, para saber se estamos servindo a esse Senhor verdadeiramente ou se estamos levando a vida a trancos e barrancos a exemplo dos incrédulos.

O Lanceiro não deve seguir a tradição caduca que diz que o Natal é tempo de bebedeira, bailes, presentes e outras coisas perigosas, e sim, seguir aquilo que Santa Igreja Católica Apostólica Romana ensina.

Contemplemos a pobre gruta de Belém e bebamos dessa água cristalina, porque somente ela é capaz de matar a nossa sede espiritual.

Na gruta, contemplamos a um Menino sobre palhinhas – uma virgem perfeitíssima e um varão  justo de joelhos, em adoração – anjos cantando: Glória a Deus  nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade!

Aprendamos do Menino Jesus a virtude da humildade. Um Deus que quer começar a sua infância num estábulo. Ele nos ensina a pregar com exemplo para depois pregar com as palavras: “Já prega com exemplo o que mais tarde havia de pregar com as palavras (São Bernardo de Claraval).

O Menino Jesus nasce pobre porque deseja que nós O recebamos em nossa casa, que o vistamos, que o abriguemos do frio, que lhe preparemos um berço.

O Lanceiro deve preparar bem o coração para receber o Menino Deus, isto é, num berço puro e perfumado pelas orações fervorosas. O Lanceiro deve viver fervorosamente, e assim, aquecerá o Menino Jesus com a sua vida piedosa e fervorosa.

Ele nasceu pobre para nos ensinar a desapegar de tudo aquilo que é vaidade. Ele ensina também que o certo é viver no sacrifício e não no comodismo.

O Lanceiro deve aprender do Menino Jesus a sentir nojo das coisas do mundo, a amar somente aquilo que lhe agrada e praticar a virtude da penitência. É vergonhoso uma pessoa receber tanta formação e permanecer de braços cruzados, como se a morte não existisse, ou como se não fosse um dia comparecer diante do tribunal de Jesus Cristo.

Rezo para que a escola de Belém ajude o Lanceiro a viver com mais fervor e entusiasmo aquilo que recebe. Rezo para que o ano de 2000 seja um ano de santificação para cada membro.

Desejo a todos um Feliz Natal e Feliz Ano Novo!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 19 - 10/12/1999 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

Circular 20

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 20 - 22/06/2000

 

Caríssimos Lanceiros de Lanciano, que a graça de Deus esteja em vossos corações, e que somente Jesus Cristo seja o único Senhor das vossas almas: “Não apascente o espírito senão em Deus. Despreze as advertências das coisas e traga no coração a paz e o recolhimento(São João da Cruz, Ditos de Luz e Amor, 79).

Jesus Cristo é tudo para nós, Ele é o nosso Salvador e verdadeiro Amigo, somente Ele é digno do nosso pensamento, se desviarmos d’Ele o  pensamento, estamos cometendo roubo: “Um só pensamento do homem vale mais que o mundo todo; portanto, só Deus é digno d’Ele (São João da Cruz, Ditos de Luz e Amor,33).

O Lanceiro precisa confiar mais em Deus, contar com a força que vem do Senhor do universo, mergulhar no seu amor, porque fora d’Ele tudo é falsidade e ilusão, e infeliz do Lanceiro que deixa de confiar em Deus para confiar nas criaturas, esse viverá sempre frustrado e o seu coração estará sempre inquieto: “Maldito o homem que se fia no homem, que faz da carne a sua força…(Jr 17,5).

O Lanceiro precisa saber que somente Deus é digno de toda confiança: “Bendito o homem que se fia em Deus, cuja confiança é Deus(Jr 17,7); aquele que confia totalmente em Deus “… é como uma árvore plantada junto da água, que lança suas raízes para a corrente: ele não teme quando chega o calor, sua folhagem permanece verde; em um ano de seca ela não se preocupa e não pára de produzir frutos(Jr 17,8).

O Lanceiro que deixa de contar com a ajuda do Senhor para se apoiar nos homens, viverá na escuridão e inseguro, porque: “O coração é falso como ninguém, ele é incorrigível; quem poderá conhecê-lo? (Jr 17,9).

O Lanceiro precisa ser firme; nenhuma onda furiosa, nenhum vento contrário, nenhuma calúnia ou perseguição deve afastá-lo do caminho de Deus, porque o céu é dos fortes: “O Reino dos céus sofre violência, e violentos se apoderam d’Ele(Mt 11,12), e nada, nada deve afastá-lo do caminho de Deus: “Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo, a espada?… Pois estou convencido de que nem a morte nem a vida, nem os anjos nem os principados, nem o presente nem o futuro, nem os poderes, nem a altura, nem a profundeza, nem qualquer outra criatura poderá nos separar do amor de Deus manifestado em Cristo Jesus, nosso Senhor(Rm 8,35. 38-39).

Eu os abençôo e os guardo no Sacratíssimo Coração de Jesus Cristo, nosso único Senhor.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 20 - 22/06/2000 ”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares_02.htm

Escolher outra circular

 

 

   
s