Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Clique no número desejado

 

01 02

 

 

Circular 1

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 01 - 25/05/1998

 

Caríssimos Lanceiros Auxiliários: “Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, e sempre em todas as minhas súplicas oro por todos vós com alegria (Fl 1,3-4).

Desejo-lhes muita fortaleza e firmeza na fé, nada de desânimo ou pessimismo, o cristão deve lutar continuamente no meio desse mundo tão voltado para a maldade e para a mentira: “O cristão nasceu para a luta, e quanto mais encarniçada se apresenta, tanto mais segura há de ser a vitória de Deus (Papa Leão XIII). Sabemos que não basta marcar metas, fazer propósitos e outras coisas. É preciso lutar, somente assim venceremos aqueles que querem a nossa destruição: “É forte não aquele que não experimenta fraquezas, mas aquele que luta por superá-las; é corajoso não aquele que não sente medo, mas aquele que luta por ultrapassar a covardia(Dom Rafael Llano Cifuentes).

O Lanceiro Auxiliário deve ser uma rocha firme e não um monte de barro. A rocha firme suporta todos os ventos, tempestades, ondas furiosas etc., enquanto que o monte de barro deixa-se levar pela enxurrada: “O barro, qualquer chuva o dilui, qualquer enxurrada o carrega para as mil valetas dos caminhos, qualquer depressão do terreno o transforma em charco… A rocha mantém-se firme em face das tempestades, levanta-se como um baluarte diante das ondas furiosas, emerge mais brilhante depois da tormenta, como um desafio ao mar e a impetuosidade das ondas (Dom Rafael Llano Cifuentes).

O Lanceiro Auxiliário deve ser legítimo seguidor de Jesus Cristo, deve ter uma convicção profunda, não deve ter uma personalidade camaleônica nem vacilante, e muito menos ser um caniço que balança de um lado para o outro: “…um caniço agitado pelo vento(Mt 11,7), ou uma nuvem vazia levada pelo vento das opiniões: “…são nuvens sem água, levadas pelo vento(Jd 12).

Sabemos muito bem que a maldade no mundo está aumentando, porque os bons estão de braços cruzados, e assim, os bandidos vão formando um exército poderoso, e aos poucos vão sufocando os bons: “…porque nada tanto afoita a audácia dos maus, como a pusilanimidade dos bons(Sapientiæ Christianæ, Papa Leão XIII). Vocês têm o dever de cuidar dos Lanceiros, orientando-os no caminho certo, protegendo-os contra os ataques de verdadeiros lobos com pele de ovelhas: “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes (Mt 7,15), e também de formá-los bem sobre a doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana, porque muitas pessoas no nosso mundo não suportam mais a Palavra de Deus, não querem saber da água cristalina da sã doutrina: “Pois virá um tempo em que alguns não suportarão a sã doutrina (2 Tm 4,3).

Sejam firmes na fé, o céu é dos fortes!

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Escolher outra circular

Circular 2

Escolher outra circular