Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Clique no número desejado

 

01 02

 

 

Circular 1

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO - ANÁPOLIS - GO.

 

Circular nº 01 - 01/07/2000

 

Caríssimos pais e responsáveis: "Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós, e sempre em todas as minhas súplicas oro por todos vós com alegria" (Fl l, 3-4).

Vocês sabem muito bem, que os filhos são preciosíssimos frutos do matrimonio, e por isso, devem ser bem cuidados e tratados com o máximo de atenção.

Eis alguns pontos que um casal precisa colocar em prática para educar bem os seus filhos:

1. Evangelizá-los: o casal que não fala de Deus para os seus filhos, que os deixam viver na ignorância religiosa, são verdadeiros assassinos; plantaram preciosas plantinhas, mas as deixaram morrer de sede, isto é, sem regá-las com a santa doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana.

Os pais não podem se acovardarem, eles precisam assumir o seu papel, isto é, dar Deus para os seus filhos; caso isso não aconteça, eles prestarão terríveis contas a Deus no dia do juízo: "Porque deram vida aos filhos, contraem os pais o dever gravíssimo de educar a prole. Por isso, hão de considerar-se como seus primeiros e principais educadores" (Gravissimum Educationis, n° 3), e se o casal falhar na educação dos filhos, deixando-os crescerem no caminho da maldade e longe de Deus, dificilmente conseguirão reparar esse ato de irresponsabilidade, e sofrerão terríveis conseqüências: "Essa tarefa educacional se revela de tanta importância, que onde quer que falhe dificilmente poderá ser suprida" (idem).

2. Torná-los apóstolos: o casal deve ensinar os filhos a amarem o próximo por amor a Deus, ensinando-os a fazer sempre o bem, a possuírem um coração rico em caridade e cheio de compaixão pelas pessoas; somente assim, esse casal se sentirá realizado: "É dever dos pais na família dispor os filhos, desde a meninice, a conhecerem o amor de Deus para com os homens todos; ensinarem-lhes pouco a pouco, sobretudo pelo exemplo, a solicitude pelas necessidades materiais e espirituais do próximo. Por isso, a família toda e sua vida em comum se transformem como que um estágio para o apostolado" (Apostolicam actuositatem, 30).

Caríssimos pais e responsáveis, a vida é breve, rezo para que vocês cuidem com zelo dos seus filhos, para que mais tarde, possam sorrir ao lado deles: "Corrige o teu filho, e ele te dará descanso, trará delícias para ti" (Pr 29, 17).

 

Eu vos abençôo e vos guardo no Sacratíssimo Coração de Jesus, nosso único Senhor.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Escolher outra circular

Circular 2

Escolher outra circular