Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Nº 13

 

REMÉDIOS GERAIS PARA LIVRAR-SE DE CAIR NAS PENAS ETERNAS DO INFERNO

 

Primeiro remédio. Reze de manhã e de noite três Ave-Marias a Nossa Senhora, um Pai-Nosso e uma Ave-Maria ao Santo Anjo da Guarda e ao Santo patrono (santo de teu nome).

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “A oração é a mais poderosa arma para nos defendermos dos nossos inimigos. Quem não se serve dela, está perdido”, e: “A oração é o princípio, o progresso e o complemento de todas as virtudes” (São Carlos Borromeu), e também: “Bem sabe viver, o que sabe rezar bem” (Santo Agostinho), e ainda: “Sem a oração, nunca pode uma alma produzir bons frutos” (São Francisco de Sales), e: “Quem reza, certamente se salva; e quem não reza, certamente será condenado” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Segundo remédio. Pense com frequência que Deus te vê e te escuta, e que você está em sua mão. Se pecares e morreres em pecado mortal, serás lançado no inferno: “Deus, tu me sondas e conheces: conheces meu sentar e meu levantar, de longe penetras o meu pensamento; examinas meu andar e meu deitar, meus caminhos todos são familiares a ti” (Sl 139, 1-3), e: “Deus me vê! Ou só ou acompanhado, ou na rua ou em casa, ou na terra ou no mar, tenho sempre a Deus presente. Deus está em toda a parte. Ele vê tudo, sabe tudo, enche tudo. nada passa despercebido a seus olhos” (Pe. Alexandrino Monteiro).

 

Terceiro remédio. Não te deixes enganar pelo demônio que te dirá: Peca... depois te confessarás. Infeliz daquele que peca na confiança de que se confessará! Porque não verá realizada esta sua confiança má, ou se chegar a confessar, se confessará mal: “Judas se condenou, porque se atreveu a pecar confiando na clemência de Jesus Cristo” (São João Crisóstomo), e: “Escreve um sábio autor que mais almas envia ao inferno a misericórdia do que a justiça de Deus, porque os pecadores, confiando temerariamente naquela, não deixam de pecar, e se perdem. O Senhor é Deus de misericórdia: quem o nega? Contudo, quantas almas manda Deus todos os dias às penas eternas!” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Quarto remédio. Mortifique os sentidos externos e internos. Aquele que não sabe mortificar-se no lícito, menos saberá fazê-lo no ilícito, e cairá em pecado: “OLHOS: Há olhares gravemente culpados que ofendem não somente o pudor, mas até a castidade em si mesma. OUVIDO e LÍNGUA: Esta mortificação exige que não se diga nem ouça nada contrário à caridade, à pureza, à humildade e às demais virtudes cristãs. O que foi falado dos olhos, do ouvido e da língua, aplica-se aos outros sentidos: OLFATO e TATO. Dois sentidos internos que é preciso mortificar são: IMAGINAÇÃO e a MEMÓRIA” (Adolfo Tanquerei).

 

Quinto remédio. Jejue por devoção algum dia na semana, ou pelo menos renuncie alguma coisa de que mais gostas: “Se podes aguentar o jejum, fazes muito bem em jejuar um pouco mais do que a Igreja obriga, porque o jejum, além de elevar o espírito a Deus, reprime a sensualidade, facilita as virtudes e aumenta os merecimentos” (São Francisco de Sales), e: “A oração e o jejum são como duas asas que erguem a alma por sobre as tempestades, tornando-a mais ardente que o fogo e terrível aos inimigos” (São João Crisóstomo).

 

Sexto remédio. Procure fazer todos os dias pelo menos meia hora de oração mental: “Por não experimentarmos sempre essa ternura, é preciso que na oração mental nos preparemos para sofrer as contrariedades que nos possam sobrevir. Assim fizeram os santos e ficaram prontos para receber com paciência e mansidão as ofensas, os insultos e as mágoas” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Sétimo remédio. Professe especial devoção à Santíssima Virgem Maria: “Quem respeita Maria, seja santo ou pecador, não será levado pelo demônio infernal” (Santa Catarina de Sena), e: “Nossa Rainha é sumamente compassiva e benigna; quando alguém pecador se encomenda à sua misericórdia, ela não põe a examinar-lhe os méritos, para ver se é digno de ser ouvido ou não, mas a todos atende e socorre” (São Bernardo de Claraval), e também: “Assim como a lua ilumina e beneficia os objetos mais inferiores sobre a terra, também ilumina Maria e socorre os pecadores mais indignos” (Hildeberto).

 

Oitavo remédio. Confesse e Comungue com frequência: “... é preciso frequentemente se confessar com extrema sinceridade, comungar sempre” (São João Bosco).

 

Nono remédio. Leia bons livros e nunca os maus; se tiveres em teu poder algum livro mau, queime-o. Fuja das más companhias e dos lugares ou coisas que podem servir-te de ocasião de pecar: “Ler um mau livro é aconselhar-se com um inimigo. Ler um bom livro é ouvir um bom conselheiro. Um livro mau é um falsário; um livro bom é um pregador que fala ao coração, convence o entendimento e move a vontade. O mau livro entenebrece o espírito com os erros que encera. O bom livro é um farol que mostra o caminho da virtude através do espesso nevoeiro  das aberrações de que o mundo anda envolto. É o bom livro um espelho, onde cada um vê a sua própria imagem, ou ataviada com virtudes, ou afeada com vícios. É o bom livro um velho experimentado, que tem muito que narrar ao jovem que entra no caminho da vida, no consórcio dos homens e na luta com as paixões. Ler um bom livro é entrar num arsenal que fornece ao cristão as armas de que precisa para se defender dos ataques contra a verdade católica” (Pe. Alexandrino Monteiro), e: “Se é de toda prudência fugirmos dos homens sem fé, mais cuidado nos é aconselhado, que o tenhamos daqueles que aproximam de nós com vestes de ovelhas, aparentando virtude e honestidade. Uma vez perdida a probidade dos costumes, ainda há possibilidade de reavê-la, se é que ainda permaneceu a fé” (Pe. João Batista Lehmann), e também: “Dedica-te à oração; frequenta os sacramentos, evita as ocasiões perigosas e, se tanto for preciso, abandone o mundo para assegurar tua salvação, persuadido de que, quando desta se trata, não há confiança que baste” (Santo Afonso Maria de Ligório).

 

Décimo remédio. Procure em todo tempo cumprir os preceitos da Lei de Deus, da Igreja e as obrigações de teu estado. Assim você será feliz por toda a eternidade: “Felizes os íntegros em seu caminho, os que andam conforme a lei de Deus!” (Sl 118, 1), e: “Eu te busco de todo o coração, não me deixes afastar dos teus mandamentos” (Sl 118, 9), e também: “Temos que amar o trabalho e convertê-lo ao mesmo tempo em tema e campo de oração, porque, acima de tudo, é caminho de santidade” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 01 de fevereiro de 2018

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

Santo Antônio Maria Claret, O caminho reto

Bordoni, Escritos

Santo Afonso Maria de Ligório, A oração; Preparação para a morte; A prática do amor a Jesus Cristo

São Carlos Borromeu, Carta pastoral

Santo Agostinho, Escritos

São Francisco de Assis, Escritos

Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de luz

São João Crisóstomo, Escritos

Adolfo Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística

São Francisco de Sales, Filotéia

Santa Catarina de Sena, O Diálogo

São Bernardo de Claraval, Escritos

Hildeberto, Escritos

São João Bosco, O cristão bem formado

Pe. João Batista Lehmann, Escritos

Pe. Francisco Fernández Carvajal, Falar com Deus