Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

04 Coração de Jesus: Oceano de doçura

 

 

O Coração de Jesus é um  oceano de doçura e paciência. Nessa escola de virtudes aprendemos a suportar as fraquezas do próximo.

O homem mergulha no oceano para colher os frutos do mar, e com eles matam a fome de uma multidão de pessoas; enquanto que a alma piedosa mergulha no Coração  Sacratíssimo de Nosso Senhor, e ali, nesse Coração boníssimo, encontra todas as virtudes para a sua santificação.

Infeliz do homem que procura fora do Coração de Jesus consolo para a alma; ele anda sem rumo e sua alma permanece mergulhada num mar de angústias.

O Coração de Jesus é doce e acolhedor. Ele não rejeita um pecador arrependido e cheio de bons propósitos de emenda. Devemos aproximar desse Coração Santíssimo com confiança e amá-lO continuamente como ensina Santa Margarida Maria  Alacoque: “Amai constantemente o Sagrado Coração de Jesus  Cristo... Conformai-vos o mais que  vos seja possível com sua humildade e doçura para com o próximo, sobretudo com aqueles aos quais sintais mais antipatia: sede cordiais com eles e mais condescendentes do que com os demais. Amai os que vos humilham e contrariam, pois são mais úteis à vossa perfeição do que os que vos lisonjeiam”.

A pessoa unida ao Coração de Jesus está sempre pronta para perdoar os inimigos... não os ama somente da boca para fora, mas de coração... de verdade.

O Coração de Jesus Cristo é uma fornalha de amor e de carinho; feliz da pessoa que o encontrou. Nessa doce fornalha aprendemos a lição do verdadeiro amor e do puro perdão.

O Coração de Jesus nos ensina que é no perdão que está a vitória e não no ódio. Ensina-nos também que a santidade consiste em amá-Lo acima de tudo e tratar  o próximo com doçura e amor.

Sem o Coração de Jesus a vida seria um lago sem água... tudo seria morto e triste; porque ele é vida, amor, doçura e carinho.

O doce Coração de Jesus Cristo nos ensina a amar o sofrimento e a carregar a cruz com  paciência e  perseverança... por mais pesada que seja

O doce Amigo Jesus nos ensina a não desanimarmos diante das dificuldades da vida e não tremermos os joelhos diante das  tempestades furiosas que sopram contra a nossa vida espiritual.

O católico que entra na amizade do Coração de Jesus trilha o caminho da salvação; está na amizade mais segura que existe, porque fora desse  doce Coração tudo é falsidade e hipocrisia.

No doce Coração de Nosso Senhor encontramos a felicidade que satisfaz e inunda nossa alma.    Tudo aquilo que o mundo oferece é sombra em comparação com a verdadeira felicidade que recebemos do doce e amável Coração de Nosso Senhor.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Los Andes – Chile

05 de julho de 1999