Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

14 Coração de Jesus: Fonte da verdadeira liberdade

 

 

No Coração Santíssimo de Nosso Senhor encontramos consolo e repouso para a alma. Nele não sentimos sede porque esse Coração nos sacia plenamente. Junto dessa fonte de amor encontramos a felicidade de que a alma necessita: Junto à torrente, em sua margem, de um lado e do outro, encontrar-se-á toda sorte de árvores de frutos comestíveis, cujas folhas não murcharão e cujos frutos não se esgotarão: produzirão novos de mês em mês, porque a sua água provém do santuário, pelo que os seus frutos servirão de alimento e as suas folhas de remédio (Ez 47,12).

Quando mergulhamos no Coração de Nosso Senhor não sentimos solidão nem tristeza, porque nele encontramos aquilo de que a alma necessita.

O pássaro voa alto e com rapidez quando está em liberdade. O mesmo acontece com a alma: voa alto na espiritualidade quando está unida ao Sagrado Coração de Jesus, porque unir-se a ele é possuir a verdadeira liberdade.

Queremos ser escravos do Coração de Jesus... não desejamos outro senhor para o nosso coração.

Ó Coração de Jesus, queremos trabalhar, sofrer, ser perseguidos... tudo para agradá-lo e servi-lo. Queremos ser seus escravos... porque servi-lo é a nossa maior felicidade.

O Coração bondoso de Nosso Senhor é nosso verdadeiro esconderijo. Quando somos atacados pelos inimigos visíveis e invisíveis: ridicularizados, xingados, caluniados, tentados... nos escondemos em ti e nesse santo lugar nada nos atinge.

Em ti, ó Coração do meu Senhor, encontramos tudo aquilo que nossa alma precisa... tu és o amor verdadeiro que a sacia.

Ó Coração de Jesus, tu és poderoso e cheio de suavidade... não queremos outro amor fora de ti.

O mundo é pequeno para saciar a nossa sede de amor... é um grão de areia para matar a nossa fome de paz... é escuro demais para indicar-nos a luz que devemos seguir... é falso para ensinar-nos o caminho da verdade... é frio para aquecer o nosso coração desejoso de fervor.

Somente o Coração de Jesus é capaz de saciar por inteiro nosso coração; porque é um oceano infinito de amor, paz, luz e verdade.

Ó Coração de Jesus, quando mergulhamos em ti não sentimos medo porque tu fortaleces nosso coração para o combate... “O Senhor é minha luz e minha salvação: de quem terei medo? (Sl 27,1).

A alma unida ao Coração de Jesus enfrenta todas as dificuldades com a cabeça erguida... não recua, avança com coragem... vence os inimigos e traz outras almas para serem prisioneiras desse bendito Coração.

Quem caminha unido ao Coração de Jesus é forte e perseverante. Quando o perigo se aproxima diz: o Coração de Jesus: ... é a fortaleza de minha vida: frente a quem tremerei? (Sl 27,1).

O católico que vive unido ao Coração de Nosso Senhor é forte e ousado, não treme diante das ameaças nem dos ataques porque o Sagrado Coração de Jesus é sua força... e apoiado nele enfrenta tudo com valentia e fortaleza dizendo: Ainda que um exército acampe contra mim, meu coração não temerá... (Sl 27,3).

A alma devota do Coração de Nosso Senhor não confia nos homens: Guardai-vos dos homens... (Mt 10,17); mas sim, confia somente em seu protetor que é o Sagrado Coração de Jesus. Mergulhada nesse bendito Coração enfrenta tudo e todos dizendo com firmeza: ... ainda que uma guerra estoure contra mim, mesmo assim estarei confiante (Sl 27,3).

A alma unida ao bendito Coração de Jesus só confia nele, e com medo de perder sua santa amizade diz: Não me deixes, não me abandones, meu Deus salvador!” (Sl 27,9).

Ó Coração de Jesus, não queremos outra amizade fora de ti... somente em ti, ó bendito esconderijo, encontramos a verdadeira felicidade e amor.

  • Salve Coração santíssimo!

  • Salve Coração humílimo!

  • Salve Coração boníssimo!

  • Salve Coração misericordiosíssimo!

  • Salve Coração puríssimo!

  • Salve Coração fidelíssimo!

  • Unido a ti queremos viver e morrer.

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Anápolis-Go, 17 de março de 2000