Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

02 – Cruz: Conforto para os fracos

 

 

Infeliz do católico que busca conforto e felicidade fora da cruz, porque viver longe dela é um flagelo: Que faria eu se a cruz se afastasse de mim, pois é ela que me faz esperar na misericórdia de Deus (Santa Margarida Maria Alacoque).

Aquele que foge da cruz de Jesus foge de um precioso tesouro que o enriquecerá espiritualmente. É loucura buscar a salvação longe da cruz de Cristo: Não se pode salvar sem sofrer (Idem.).

Feliz daquele que busca Cristo e sua cruz; porque é mais fácil encontrar a cruz sem Cristo do que encontrar Cristo sem a cruz.

Não existe verdadeiro cristianismo nem devoção sincera longe da cruz de Nosso Senhor: Não recuso a cruz, porque se recuso a cruz recuso Jesus (Santa Gema Galgani).

Os que amam a Deus de verdade percorrem o caminho da cruz; feliz do católico que percorre esse caminho… o seu fim será feliz e cheio de recompensa: Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram (Mt 7, 14).

A cruz não possui muitos amigos porque nem todos aceitam o seu peso. Ela é pesada para aqueles que não amam a Jesus Cristo. Ele, Cordeiro inocente e sem pecado, carregou a cruz para nos ensinar a fazer o mesmo.

É vergonhoso um católico ser inimigo da cruz de Nosso Senhor: Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo (Fl 3, 18).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Brasília-DF, 07 de maio de 1999