Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

15 – Cruz: Terror dos malvados

 

 

Sofrer de nada vale se não for por amor a Cristo (Santo Tomás de Aquino).

O Cordeiro imaculado e inocente… o doce e amado Jesus carrega a cruz para o Calvário em silêncio total… nenhuma reclamação saiu dos seus lábios, nenhuma palavra dura contra os carrascos… sofreu calado por amor às almas.

Sofrer resmungando, reclamando, chorando e com o semblante carregado não agrada a Deus; pois Ele ama quem sofre com paciência e alegria.

Ó Senhor, mestre divino, ensina-nos a sofrer… queremos permanecer com a mente, boca e coração “calados” diante de pequenos e grandes sofrimentos.

Nosso coração não desejará mal a ninguém, nossa boca não falará mal dos perseguidores e nossa mente não pensará contra os mesmos.

Devemos beber do exemplo de Nosso Salvador que carregou a cruz com paciência; assim o nosso coração se encherá de bons propósitos.

É loucura sofrer reclamando! O amado Jesus nunca cometera um só pecado e sofreu terrivelmente; enquanto que nós, pobres pecadores, reclamamos ou perdemos a paciência nas provações.

Os que sofrem com paciência recebem de Deus, já neste mundo, uma grande recompensa e depois da morte a vida eterna: “… que não receba cem vezes mais desde agora, neste tempo, casas, irmãos e irmãs, mãe e filhos e terras, com perseguições; e, no mundo futuro, a vida eterna” (Mc 10, 30).

É preciso sofrer por amor a Nosso Senhor possuindo um coração grande e generoso… acreditando na recompensa eterna.

Diante dos sofrimentos da vida é preciso agir com fé, paciência e silêncio… assim amadureceremos espiritualmente.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis, 13 de fevereiro de 2004