Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

24 – A cruz é a joia preciosa dos pobres

 

 

Ninguém fugirá da cruz... seja santo ou pecador, cada um deve carregar a sua cruz. Uns a carregam com amor e se salvam; outros a carregam com revolta e ódio e se condenam.

Aquele que despreza a cruz jamais fará progresso na vida espiritual: “Nós, cristãos, sabemos que a nossa salvação e o caminho do céu estão na aceitação amorosa da dor e do sacrifício. Existe por acaso uma vida cristã plenamente fecunda sem sofrimento?” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

A cruz é um precioso tesouro, e aquele que a despreza vive pobre espiritualmente.

O caminho do céu é “carpetado” de cruzes... cruzes pequenas e grandes... o Senhor não mente nem engana os seus amigos. Aquele que quiser se salvar deve percorrer esse caminho com fidelidade, amor e paciência... muita paciência: “É necessário que em toda parte tenhas paciência, se queres gozar de paz interior e merecer a eterna coroa” (Tomás de Kempis).

É grande sabedoria abraçar a cruz com amor... carregá-la com paciência e ser “crucificado” nela com alegria. Aquele que “briga” com a cruz vive na amargura e trilha o caminho da condenação eterna.

Essa vida é uma longa Via-Sacra... quem quiser ressuscitar com Jesus Cristo deve carregar a cruz até o Calvário. Aquele que desistir na metade do caminho não entrará na glória eterna, porque o céu é a pátria dos batalhadores, e não dos covardes, desanimados e preguiçosos.

Aquele que carrega a cruz com o coração cheio de paz e com o rosto sereno, não importa com o seu tamanho... nem com o seu peso... o amor tudo suporta... o amor não se revolta.

Um coração apaixonado por Jesus Cristo não “geme” sob o peso da cruz.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 09 de fevereiro de 2018