Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

05 – Mãe da soledade, exemplo de fidelidade

 

 

A Virgem dolorosa permaneceu ao pé da cruz no calvário... não fugiu. Aprendamos com ela a sermos fiéis a Nosso Senhor principalmente nas horas difíceis.

No Stabat Mater rezamos: De pé a Mãe dolorosa, junto da cruz, lacrimosa, via Jesus que pendia. A Mãe dolorosa permaneceu de pé junto da cruz; não se afastou nem fugiu do sofrimento.

Muitos católicos seguem a Jesus Cristo enquanto tudo está bem, mas O abandonam na primeira provação que surge no caminho... são infiéis seguidores de Cristo.

Quem segue verdadeiramente o Senhor não foge quando a cruz pesa... mas segue o exemplo da Mãe lacrimosa imitando-a na fidelidade.

Nossa Senhora das dores nos convida a abraçar Jesus principalmente nas horas difíceis, porque é nessas horas que mostramos o nosso verdadeiro amor e sincera fidelidade a Ele.

A Mãe sofredora mostra com o exemplo que devemos seguir Jesus para o Tabor e também para o Calvário. Muitos católicos covardes só querem subir o Tabor, mas quando se aproximam do Calvário, fogem de Jesus Cristo: Muitos acompanham a Jesus até o partir o pão, raros até o beber do cálice de sua paixão... Muitos amam a Jesus enquanto não lhes sobrevêm adversidades (Tomás de Kempis).

Os discípulos abandonaram a Jesus no Monte das Oliveiras: Então todos os discípulos, abandonando-O, fugiram (Mt 26,56). No Calvário não compareceram... apenas São João Evangelista; mas a Mãe amarguradíssima permanecia fiel ao pé da cruz.

O apóstolo Pedro negou-O: Não conheço o homem (Mt 26,74), e o mesmo não compareceu no Calvário; mas a Mãe desolada permanecia fiel ao lado a Jesus... sem temor lá permanecia a Rainha dos Mártires não retrocedendo nem um passo.

A Virgem sofredora nos ensina que o caminho de Jesus Cristo é o da cruz e que não há outro fora desse... nos ensina também que devemos dizer com as palavras e com a vida: Fui crucificado junto com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim (Gl 2,19-20).

A Virgem Maria, rocha da constância, através do seu exemplo convida os fracos a recobrarem as forças e a permanecerem como rochedos firmes, principalmente quando são açoitados pelas tempestades. A nossa fidelidade a Cristo deve ser radical e sem nenhum vacilo a exemplo da Mãe das angústias: Em todos, durante estes três dias da semana da Paixão, se via escurecida a luz da fé, menos no coração da Virgem, que a guardou com toda a fidelidade (Santo Antonino).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-Go, 19 de dezembro de 1998