Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

12 – Mãe aflita, modelo perfeito para todas as mães

 

 

A Mãe órfã do Filho suportou todo sofrimento com paciência e não se desesperou diante das provações.

A Mãe sofredora e órfã do Filho é modelo perfeito para todas as mães, principalmente para aquelas que não suportam ver os filhos sofrerem.

A Mãe sofredora contemplou seu Filho agonizando na cruz e permaneceu de pé; enquanto que muitas mães, diante do sofrimento dos filhos, caem no desespero e se revoltam contra Deus chegando até a perderem a fé.

O exemplo da Mãe órfã do Filho é um bálsamo que suaviza o coração daquela mãe que perdeu um filho ou que está gravemente enfermo. A Virgem dolorosa nos ensina que a vitória só é possível com a paciência e nunca com o desespero... e que resmungar ao pé da cruz é falta de fé e confiança em Deus.

A Mãe gemente e aflita não perdeu a fé nem desanimou com a morte do seu divino Filho; mas, sendo Virgem forte e paciente, aceitou tudo com paciência e confiança.

Ela nos ensina que só é possível chegar à santidade passando pelo sofrimento... que não existe ressurreição sem a paixão... que o verdadeiro amor só é provado no sofrimento... que para se salvar não basta sofrer, mas sofrer por amor a Deus conformando com a sua santa vontade.

O Coração da Virgem dolorosa é a escola perfeita onde aprendemos a sofrer com paciência... onde aprendemos a lição de conformar com a santa vontade de Deus e não nos desesperar diante dos acontecimentos tristes.

Esse bendito coração é o barco das almas vacilantes... daquelas que precisam aprender a navegar pelo oceano de sofrimentos sem sair do barco; porque, aquele que pula do barco é arrastado pela correnteza do mundo e morre espiritualmente, isto é, se afasta de Deus para sempre.

Ó Mãe dolorosa, queremos ser prisioneiros do vosso boníssimo e amargurado coração! Somos pobres mendigos que buscam abrigo no vosso amável coração e junto dele nos sentimos fortes e protegidos.

Ajude-nos Senhora, porque somos pobres pecadores! Não queremos ofendê-la... por piedade ó Mãe dolorosa, ajude-nos a vencermos todas as tentações e a detestarmos todos os pecados cometidos... queremos pertencer somente ao vosso coração doloroso.

Doce Mãe, queremos ser prisioneiros do vosso coração doloroso! Não queremos outra ocupação senão desagravar o seu coração sofredor e amargurado.

Desprezamos o lixo que o mundo oferece para sermos prisioneiros do vosso coração sofredor e boníssimo.

Ó Mãe dolorosa, no vosso coração encontramos paz e consolo.

Ó Mãe sofredora, o vosso boníssimo coração é um refúgio seguro.

Ó Mãe triste, quando mergulhamos nas vossas dores sentimos nossa alma fortalecida e preparada para enfrentar todos os combates.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-GO, 27 de fevereiro de 1999