Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

23 – Mãe dolorosa, rainha dos corações fervorosos

 

 

Ó Mãe das dores, doce Mãe e Rainha dos nossos pobres corações; esperávamos com ânsia por este dia: sábado santo... principalmente pelo horário das 6:00 às 9:00 horas.

Hoje, sábado santo, queremos consolar o vosso coração transpassado por sete espadas... queremos dizer, ó Santíssima Virgem, que meditando as vossas dores aprendemos a sofrer com paciência e a enfrentarmos todos os obstáculos com tranquilidade.

Ó Mãe dolorosa, tu és o consolo das nossas almas nas horas angustiantes. Quando parece que tudo vai desabar sobre nós pensamos em ti e conseguimos forças para vencer as barreiras.

Sem a vossa preciosa ajuda, ó Santíssima Mãe, jamais nos animaríamos a enfrentar os obstáculos que surgem diariamente.

Ó Mãe sofredora, tu és a luz que ilumina o nosso caminho... infeliz daquele que não te possui como luz; esse cairá no “buraco” das vaidades oferecidas pelo mundo.

Caminhamos contigo, ó Mãe sofredora! Caminhamos com segurança sem vacilar, porque a Senhora nos mostra por onde devemos passar... mostra os buracos e abismos que estão diante de nós; e assim, com a sua ajuda materna saímos ilesos nessa caminhada.

Ó Mãe da Soledade, Tu és a nossa melhor amiga principalmente nas horas de solidão. A Senhora sabe muito bem o quanto somos desprezados pelo clero e leigos: somos xingados, caluniados, zombados, etc., e até o bem que fazemos é motivo para muitos falarem mal de nós. Diante do desprezo, ó minha querida Mãe, olhamos para a Senhora ao pé da cruz e nos sentimos confortados... percebemos que não estamos sozinhos porque temos uma boa Mãe que nos acompanha principalmente nas horas difíceis.

Santa Mãe, gostamos de ser abandonados e desprezados pelos homens; porque assim poderemos ficar mais próximos da Senhora reservando os nossos corações somente para ti.

Olhando para o seu exemplo, ó Mãe querida, aprendemos o valor de sermos desprezados e nos sentimos felizes e tranquilos; porque, se estamos contigo, ó Santíssima Virgem, nada mais nos interessa na terra.

Ó Mãe crucificada, tu és a paz que inunda o nosso coração.

Ó Maria, o teu silêncio ao pé da cruz nos enche de paz e tranquilidade, principalmente quando somos caluniados e provocados. Diante desses insultos, ó Mãe dolorosa e crucificada, lembramos do seu silêncio ao pé da cruz e conseguimos controlar o nosso coração e a suportar tudo com paciência. Ó Mãe crucificada, sem o seu exemplo de silêncio seria muito difícil permanecermos calados. Aprendemos contigo o que é preciso para mantermos calmos e silenciosos.

O teu silêncio, ó Mãe do Belo Amor, enche o nosso coração de paz.

Ó Maria Santíssima, Mãe ao pé da cruz, a Senhora nos ensina a perseverarmos diante das dificuldades.

Aprendemos da Senhora, ó Santa Mãe, a enfrentarmos tudo com firmeza e perseverança, a não recuarmos diante das dificuldades; mas sim, enfrentarmos com fortaleza todos os obstáculos para agradarmos a Deus.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-GO, 22 de abril de 2000