Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

27 – Mãe sofredora, exemplo magnífico de zelo

 

 

Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe, durante a noite, e partiu para o Egito... (Mt 2,14).

A Virgem dolorosa nos ensina a fugirmos de tudo aquilo que ofende a Deus e que atrapalha a nossa união com Ele.

Ela fugiu para o Egito, terra distante, para nos ensinar que quando se trata de defender a presença de Deus em nós não devemos medir esforços; porque Nosso Senhor vale mais do que todos os tesouros e pérolas desse mundo.

A Mãe gemente e aflita estreitou o Menino Jesus nos seus braços e fugiu para o Egito para defendê-Lo dos inimigos. Ela nos ensina que esse mundo é um deserto e que estamos aqui como peregrinos... que essa vida é uma peregrinação... então, é preciso caminhar com Jesus Cristo no coração.

Ela fugiu durante a noite para nos ensinar que não devemos escolher horário para fugir dos inimigos que lutam para destruir a presença de Deus em nós.

Ó Mãe querida das dores, o seu materno coração é o refúgio seguro da nossa pobre alma. No seu coração forte e convicto nos sentimos fortalecidos e com coragem de enfrentar todas as tempestades da vida e, se necessário, caminhar sobre brasas e espinhos.

O seu coração, ó Mãe das dores, é uma fonte onde bebemos dos seus exemplos. Dessa fonte saem muitas virtudes que fortalecem a nossa alma.

No coração da Mãe das dores encontramos a verdadeira paz... nada nesse mundo deve afastar o nosso coração do coração dessa boa Mãe sofredora.

Ó coração doloroso de Maria Santíssima, tu és o berço onde a nossa pobre e angustiada alma repousa; fora de ti só encontramos falsidade e traição.

Ó Mãe sofredora e fonte das lágrimas, nós vos damos o nosso coração... por piedade, Senhora do Calvário, protegei-nos e fazei que sejamos todos vossos; nada nos interessa senão mergulharmos nas vossas dores para aprendermos de ti a suportarmos tudo com paciência e amor.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis-GO, 13 de fevereiro de 1999