Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

66 – Mãe das dores, mergulhada nos sofrimentos

 

 

A Mãe das Dores, mergulhada num mar de sofrimentos, não abandona o seu Amado Jesus no caminho do Calvário, mas segue-o com fé, devoção e amor.

Ela contempla o Salvador caindo por terra, pela segunda vez, com a pesada cruz às costas.

O sofrimento do Filho não assusta o Coração da Mãe, mas enche-o de coragem e firmeza.

A Virgem Sofredora viu o Filho cair por terra e se levantar imediatamente. Ela quer que os amigos e seguidores do Salvador não fiquem prostrados por terra nas horas difíceis.

Quem quiser seguir a Jesus Cristo deve possuir um coração forte e generoso… o Senhor não aceita corações medíocres no seu serviço.

A Rainha dos Mártires sabe que o Coração do Rei dos Mártires está pronto a sofrer e a morrer para salvar as almas imortais; mas a sua santíssima humanidade desfalece… ela olha para o Filho que está muito fraco.

A Virgem das Dores contempla o sofrimento do Filho… sofre por causa dos pecados dos homens. As repetidas quedas dos homens causaram essa nova queda do Salvador… grande ingratidão!

A violência da segunda queda de Jesus reabre todas as feridas do seu corpo… os espinhos rasgam ainda mais aquela delicada cabeça… a Mãe Sofredora contempla o Filho sem poder ajudá-lo; o seu Imaculado Coração está mergulhado num mar de amargura.

Ela não recua… não fica desanimada… não ameaça os carrascos… sofre em silêncio… a dor é um mar, mas o amor pelo Senhor é um profundo oceano. Aquele que ama verdadeiramente o Salvador não se afasta d’Ele nas provações e nas horas difíceis.

É fácil amar e seguir o Senhor quando tudo vai bem; difícil é segui-lo nas dificuldades… somente os corações generosos e apaixonados fazem isso. A Mãe, Fonte das Lágrimas, não desistiu!

Ela não desistiu, mas perseverou no caminho do Calvário… o seu amor pelo Filho era imenso. O Senhor caiu pela segunda vez por causa das nossas repetidas quedas no pecado… lutemos continuamente contra o pecado, colocando em prática os meios eficazes para não cairmos. O nosso amor pelo Salvador deve ser sincero… verdadeiro.

Para não recair no pecado, o melhor remédio é a fuga das ocasiões… todos os outros remédios tornam-se inúteis, se ignorarmos esse.

A Santíssima Virgem, Refúgio dos Oprimidos, sabe que somos criaturas graças e pecadoras; ela quer que aprendamos dessa segunda queda do seu Amado Jesus… quer que tiremos lições para a nossa vida… o sofrimento do Salvador não pode ficar em vão.

Nossa Senhora quer que não nos assustemos diante das nossas fraquezas… como ensina São Francisco de Sales: “Porquanto, cair e levantar-se, recair e outra vez erguer-se, eis toda a vida humana. Não somos, como os anjos, de uma natureza fixa no bem, como no mal. Temos a natureza humana, a saber, essencialmente fraca, inconstante e sujeita a desvarios: não nos assustem, pois, nossas faltas, por inúmeras e consideráveis que sejam”. E também: utilizar as próprias faltas em proveito da humildade, duma mais fervorosa oração e mais cautelosa vigilância; bem como do hábito de nos apoiar somente em Jesus Cristo, nossa única força.

A Virgem Amarguradíssima acompanha com passos firmes o Amado Filho no caminho do Calvário… ela não desvia o rosto, mas contempla todo o sofrimento do Inocente Cordeiro.

Nessa segunda queda, os joelhos e as mãos do Salvador ficam dilacerados… muitas pedras pelo caminho… os seus pés sangram muito, e a Virgem, Fortaleza dos Mártires, acompanha de perto tanto sofrimento. Os carrascos ficam furiosos e aumentam os maus-tratos contra o Senhor.

Diante dos obstáculos, sofrimentos, dificuldades e provações… busquemos apoio e proteção em Nossa Senhora, mulher Forte e Zelosa; ela nos ajudará com o seu carinho de Mãe a permanecermos firmes e perseverantes diante dos ventos contrários.

A Virgem, Estandarte dos Mártires, sabe que o seu Filho caiu pelo peso da cruz. Ela sabe também que muitos dos seus filhos caem por causa do apego às coisas passageiras e caducas desse mundo.

Abramos o coração e peçamos com sinceridade à Virgem Maria, que tire dele tudo aquilo que desagrada a Jesus Cristo… basta de quedas por causa do lixo do mundo… basta de dividirmos o coração com as coisas caducas dessa terra.

Nossa Senhora, Refúgio dos Abandonados, quer que sejamos firmes na nossa caminhada para o céu… quer que nos levantemos imediatamente após as pequenas e grandes quedas… ela está sempre pronta para nos ajudar; mas devemos confiar na sua proteção.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 14 de outubro de 2017