Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

15ª Meditação

 

Cristo ressuscitado, companheiro consolador

 

 

Ora, enquanto conversavam e discutiam entre si, o próprio Jesus aproximou-se e pôs-se a caminhar com eles (Lc 24, 15).

Vejam que os discípulos de Emaús caminham em direção ao seu povoado, e durante a viagem eles conversam e discutem: sobre qual assunto? Sobre a vaidade do mundo? Não. Sobre os prazeres passageiros da terra?  Não. Falam sobre o que aconteceu com o Amado Jesus.

Eles confiaram em Jesus e agora estão tristes porque o Senhor morrera crucificado.

Também nós caminhamos, não para um povoado, e sim, para a Pátria Eterna; e durante essa caminhada, que pode durar anos, devemos usar bem o tempo, isto é, nos entreter com as coisas do alto, principalmente quando “nuvens negras” nos ameaçarem.

Eles estavam tristes, mas não revoltados; estavam cercados por uma “nuvem negra”, mas eis que a Luz Eterna se coloca entre os mesmos para dissipar tal nuvem... e eles aceitaram a presença da Luz.

Às vezes, durante essa caminhada rumo à eternidade, sentimo-nos sozinhos, confusos, corremos o risco de perder o verdadeiro sentido e de entrarmos por desvios perigosos. Diante dessas dificuldades, abramos o nosso coração para a Luz Eterna... o nosso caminho será iluminado e não teremos mais dúvida.

Felizes dos discípulos de Emaús que aceitaram a presença de Jesus Cristo; tudo estava “escuro” e logo a “escuridão” desapareceu e surgiu a claridade.

Aceite você também a doce presença de Cristo em sua vida. Como é agradável e seguro caminhar com Ele; caminhamos em plena claridade mesmo quando a escuridão nos ameaça.

Eles discutiam pelo caminho e a discussão cessou quando a Verdade chegou e se pôs a caminhar com eles.

Caminhemos também sempre unidos a Cristo Jesus... abramos o nosso coração somente para Ele e não vacilaremos pelo caminho.

Se aceitarmos a Sua doce presença seremos atacados pelos inimigos, mas Ele nos sustentará e não deixará que a “nuvem negra” das provações nos sufoquem.

Dialoguemos com Cristo Jesus, sejamos dóceis aos seus sábios conselhos, abramos os ouvidos e o coração para Nosso Senhor e caminharemos seguros e sem dúvida.

Vem Senhor, aproxime-se de nós, caminhe conosco, somos pobres cegos e sem a vossa doce presença cairemos em perigosos abismos.

Jesus Querido, amigo fiel, não nos abandone nessa caminhada rumo à Eternidade Feliz. Ó Senhor, como é suave a vossa presença, como é doce a vossa amizade, somente em Ti encontramos a verdadeira segurança.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Anápolis, 21 de abril de 2006

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Cristo ressuscitado, companheiro consolador”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/meditacoes/ressurreicao/meditacao_r_015.htm

 

Escolher outro tema