Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

A Paixão de Jesus é força para nossa alma

 

 

Quem repousa na Santíssima Paixão de Jesus não precisa do consolo dos homens, porque n’Ela encontra toda segurança e descanso para a alma.

A Serena Paixão de Nosso Senhor não decepciona os que n’Ela confiam, mas os atraem para sempre.

O Coração do homem é falso e fraco: O coração é falso como ninguém... (Jr 17, 9), enquanto que o Coração de Jesus é verdadeiro e consolador: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para vossas almas (Mt 11, 29). Quando estamos unidos à Paixão de Jesus não precisamos sentir medo. Ela nos ensina a confiarmos somente na Sua força e nunca na dos homens.

Em Mt 26, 56 diz: Então todos os discípulos, abandonando-O, fugiram. A Bendita e Santa  Paixão de Jesus nos ensina a vivermos o desapego total das criaturas, e pôr a nossa confiança somente n’Ela.

Os homens fracos e sem espiritualidade são: Nuvens sem água, levadas pelo vento, árvores que no fim do outono não dão o seu fruto, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz, ondas bravias do mar a espumarem a sua própria imprudência, astros errantes (Jd 12, 13); enquanto que os homens sustentados pela Santíssima Paixão de Jesus constroem: ... a sua casa sobre a rocha (Mt 7, 24), e ocupam o tempo: ...com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso... (Fl 4, 8).

Os discípulos fugiram e deixaram Nosso Senhor sozinho. A alma que vive mergulhada na Santa Paixão de Jesus não necessita do apoio dos homens, porque tem a Sua amizade e o Seu apoio. Ela não necessita do carinho e consolo dos homens, porque possui o verdadeiro carinho e consolo que vêm de Nosso Senhor.

Se o esposo está em casa, a esposa não precisa buscar amizade fora; se a alma está submersa na Amabilíssima Paixão de Nosso Senhor, não necessita das palavras dos homens; basta a sincera amizade com o Esposo Celeste.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis-Go, 11 de dezembro de 1998