“O Senhor abriu-me os ouvidos, e eu não me opus, não me retirei. Apresentei as costas àqueles que me flagelavam e o rosto a quem me arrancava a barba. Não desviei o rosto dos ultrajes e dos escarros. Meu Deus está comigo! Por isso não serei confundido”
(Is 50,5-7).
A Bendita e Santa Paixão do Querido Jesus é a escola onde aprendemos a fazer a santa vontade de Deus. Nessa escola aprendemos abraçar a cruz sem fugir, carregá-la sem reclamar e beijá-la com muito amor.
Quem foge da cruz não mergulhou na Amável Paixão de Jesus Cristo nem encontrou a Sua verdadeira face.
O devoto da Sagrada Paixão do Senhor corre ao encontro da cruz, assim como o avarento corre atrás do ouro.
Quanto mais mergulhamos na Paixão do Senhor mais sentimos vontade de explorar esse oceano infinito; porque ali encontramos o consolo verdadeiro que nossa alma necessita.
Aquele que foge da Amável Paixão de Jesus sai do caminho da salvação e percorre o da condenação, abandona o caminho certo e entra pelo errado, abandona a sabedoria e mergulha na ignorância, despreza a alegria verdadeira e abraça a tristeza.
Quem vive unido à Santa Paixão de Jesus suporta todas as dificuldades da vida sem vacilar, não procura outro amor a não ser Cristo Crucificado, não percorre outro caminho senão o do Calvário e não deseja outra coisa a não ser viver sepultado na chaga do Coração do Amado Senhor... longe de todos os aplausos e elogios do mundo.
Na Bendita Paixão de Jesus Cristo aprendemos a silenciar diante das perseguições, a conformar com os ataques dos inimigos e a carregar a cruz sem jogá-la no chão.
Na escola da Paixão de Jesus aprendemos a carregar a cruz que o nosso Querido Senhor coloca sobre os nossos ombros; e não aquela que fabricamos de acordo com o nosso gosto.
Aquele que ama a Santa Paixão de Jesus Cristo não corre do sofrimento nem das perseguições; mas, como um bom florista, colhe o sofrimento e as perseguições como flores perfumadas e ornamenta o jardim da sua alma.
Quem vive mergulhado na misericordiosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo não precisa temer o mar de perseguições, porque Ela é consolo e fortaleza dos perseguidos e ridicularizados.
Na Amável Paixão de Nosso Senhor encontramos o alicerce verdadeiro e seguro da vida espiritual. N’Ela aprendemos a correr pelo caminho apertado que conduz ao céu e a olhar com amor e conformidade para os sofrimentos da vida.
Ó Paixão do Amado Jesus, nós te amamos! Não queremos outro consolo e refúgio senão o que encontramos em ti.
Ó Bendita Paixão de Jesus, és o alívio das nossas dores; sem o seu consolo jamais suportaríamos sofrer com amor... com certeza desfaleceríamos no começo do caminho; mas, mergulhados em ti, tudo podemos e suportamos sem queixarmos.
Ó Amável Paixão do Salvador, em ti está a verdadeira riqueza e felicidade! Louco é aquele que procura consolo e alegria longe de ti.
Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)
Anápolis-Go, 26 de fevereiro de 1999
|