Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

A Paixão de Jesus é alimento puríssimo para as almas vacilantes

 

 

A Sagrada Paixão de Nosso Senhor é o caminho mais seguro para a alma chegar ao céu. O católico que entra por esse caminho jamais sofrerá decepção e a sua alma cheia de doçura e felicidade cantará continuamente: Só ele é minha rocha, minha salvação, minha fortaleza, - jamais vacilarei! Em Deus está minha salvação e minha glória, em Deus está o meu forte rochedo (Sl 62,7-8).

A Bendita Paixão de Jesus não faz acepção de pessoas; como mãe carinhosa, está sempre pronta para abraçar santos e pecadores arrependidos... e o católico que d’Ela aproxima se sente seguro e diz de coração: Só em Deus a minha alma repousa, dele vem a minha salvação (Sl 62,2).

A Amável Paixão do Salvador é alimento puríssimo para a alma fiel. Ela convida a alma infiel para aproximar da Sua grande misericórdia, e assim, depois de alimentada diz: Em Deus está o meu abrigo (Sl 62,8).

O católico que vive mergulhado no mundo jamais sentirá a doçura da Paixão de Jesus Cristo, porque o mundo é inimigo d’Ela.

A alma que vive unida à  Sagrada Paixão sente nojo de tudo aquilo que é do mundo e não deseja outra amizade fora d’Ela.  Bebendo nesse oceano de felicidade e paz diz: Contigo, nada mais me agrada na terra... Quanto a mim, estar junto de Deus é o meu bem! Em Deus coloquei o meu abrigo, para contar todas as tuas obras (Sl 73, 25.28).

A alma unida à Santíssima Paixão de Nosso Senhor se sente satisfeita, porque nesse mar de virtudes encontra tudo o que precisa para o seu crescimento espiritual.  Quando tudo se torna difícil sabe onde encontrar o verdadeiro apoio: No dia da angústia eu procuro o Senhor (Sl 77, 3), e: Em minha angústia eu grito a Deus, e ele me responde (Sl 120,1).

A Amável Paixão de Jesus é o nosso consolo, n’Ela a alma se delicia.

Ó Paixão de Nosso Senhor, fora de ti não encontramos paz nem força para viver; por isso, seja nossa proteção e nosso amparo... ajude-nos a abandonar tudo o que é do mundo para vivermos escondidos em ti, ó mar de doçura.

O mundano corre atrás das vaidades do mundo... o garimpeiro procura as pérolas... o avarento busca o dinheiro, etc.; nós, porém, corremos atrás da Santíssima Paixão do  Salvador, e unidos a esse mar de consolação queremos viver e morrer.

Ó Paixão Amável de Jesus, fora de ti nossa alma não sente paz nem alegria, porque tu és o nosso porto seguro. Estamos prontos a sofrer tudo por ti, contanto que nos tornemos santos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis-Go, 25 de fevereiro de 2000