Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

62 - A Paixão de Jesus nos ensina a sofrer em silêncio

 

 

“Jesus foi ao… Getsêmani” (Mt 26, 36).

 

Jesus Cristo, o Manso Cordeiro, não foi para o centro barulhento e movimentado de Jerusalém, cidade ingrata. O Senhor, Deus Forte, não se escondeu no meio da multidão; mas sim, foi para um lugar calmo e silencioso… onde os pássaros dormiam e as árvores farfalhavam calmamente. O Senhor foi para o Getsêmani para esperar os perseguidores.

É no silêncio que tomamos o caminho certo… que escolhemos corretamente a via da vitória. Quem vive no barulho e na agitação, dificilmente encontra o caminho seguro.

Diante das iminentes provações da vida, é preciso buscar com frequência o silêncio para fortalecer a alma e saber tomar a decisão correta.

O agitado e o barulhento estão sempre desprevenidos e são pegos de surpresa: “O silêncio nos é necessário para que planejemos a ação” (Pe. Gaston Gourtois).

Aquele que vive no barulho e na agitação nunca está preparado… está sempre desprevenido: “Não há progresso, nem mesmo coragem, sem reflexão e silêncio” (René Bazin), e: “O barulho dispersa, espalha e esbanja. O silêncio recolhe, recupera e condensa. Aquele que não sabe colocar na vida momentos de silêncio, não tarda em viver na superfície da alma”  (Pe. Gaston Gourtois).

Nosso Senhor quis ser preso num lugar silencioso, longe de tudo e de todos… não quis oferecer um “espetáculo” para os curiosos.

Aprendamos de Nosso Senhor a sofrer em silêncio… a vivermos escondidos no seu Santíssimo Coração, oceano de silêncio.

Quem quiser seguir a Cristo Jesus deve imitá-lo no silêncio… sofrer em silêncio… se preparar no silêncio para suportar as dificuldades.

O silêncio fortalece a nossa alma para o combate. Quem busca o barulho é derrotado antes de iniciar a batalha.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

Anápolis, 17 de agosto de 2017